Resultados
Oficina

Conhece todas as luzes de aviso do seu Honda? Descubra-as aqui!

Condutor Honda

O painel de instrumentos do seu automóvel pode, por vezes, ser confuso, mas os símbolos iluminados foram criados para manter o seu Honda em bom estado de funcionamento. Descubra o significado por trás de cada uma das luzes de aviso.

Luzes para a segurança de todos

Os nossos automóveis mais modernos estão repletos de tecnologia de última geração que, no entanto, a maioria dos seus condutores desconhece. A partir do momento em que liga a ignição do seu Honda, são vários os componentes mecânicos e eletrónicos que ficam ocultos.
Alguns destes recursos ajudam-no, de forma ativa, a conduzir o seu automóvel. É o exemplo dos sistemas modernos de Cruise Control. Para saber quando esse sistema está em utilização, é exibida uma luz de aviso no painel de instrumentos do seu Honda.

São várias as luzes de aviso que ajudam a manter o condutor em segurança, durante a condução. Um exemplo bastante prático é o do nível do líquido do limpa para-brisas: quando estiver a chegar ao mínimo, acenderá uma luz de aviso para o informar. Outro caso, é o das luzes de travagem: se não estiverem a funcionar, terá o alerta de uma das luzes de aviso. Para a segurança de todos, é importante que os condutores se familiarizem com as luzes de aviso do seu automóvel.

No painel de instrumentos encontrará:

Luzes de aviso verdes:

Que informam o condutor da utilização em curso de um determinado sistema;

Luzes de aviso laranjas:

De caráter informativo e de aconselhamento;

Luzes de aviso vermelhas:

Para alertar os condutores sobre uma falha no veículo, que requer uma investigação mais profunda e, em algumas situações, a imobilização do veículo.

Painel-de-instrumentos_CR-V.

Pode informar-se sobre as luzes de aviso do seu automóvel através do manual do veículo. Conheça algumas das luzes de aviso mais utilizadas:

Luzes de Aviso Vermelhas

Sistema de travagem/luz ABS:

Esta luz acenderá quando o travão de mão estiver acionado. No caso de ligar quando o travão de mão estiver desativado, o problema pode remeter para os travões do seu automóvel. Uma das causas poderá estar ligada à necessidade de substituição das pastilhas e/ou discos de travão, já que se vão desgastando ao longo do tempo. Esta luz de aviso também pode significar um problema no nível do óleo dos travões ou numa funcionalidade de auxílio à condução, como é do sistema de anti bloqueio (ABS) e o controlo de estabilidade (ESP). Nestes casos, é importante que o seu Honda seja inspecionado por um técnico oficial.

Sistema de travagem_luz ABS

Sistema de arrefecimento do motor:

O sistema de arrefecimento do motor é essencial já que garante o funcionamento do motor à temperatura ideal. Se a luz de aviso acender, significa que existe uma quantidade insuficiente de líquido de refrigeração no radiador ou algum tipo de bloqueio. Isto pode provocar um sobreaquecimento do motor. Deve parar o veículo de forma segura e utilizar o manual do mesmo para localizar o reservatório do líquido de arrefecimento, situado no compartimento do motor. De seguida, verifique se o nível desceu abaixo do mínimo marcado. Caso tenha acontecido, pode ser necessário entrar em contacto com a sua assistência em viagem ou levar o carro para um concessionário Honda, para que seja inspecionado.

Sistema de arrefecimento do motor

Óleo do motor:

Se aparecer este sinal, desligue imediatamente o veículo. Posteriormente, com o motor a frio, verifique o nível do óleo do motor. Se o nível do óleo estiver abaixo do indicado, será necessário acrescentar o óleo recomendado. O manual do seu Honda detalha todos os seus requisitos, onde encontrará esta informação. Caso o problema persista, leve o seu automóvel a um concessionário Honda Se esta luz acender durante a condução, o problema poderá envolver o sensor de nível de óleo do motor e o seu carro necessita de ser inspecionado por um técnico oficial.

airbags-e-cintos-de-seguranca

Sistema de direção assistida:

Se a direção assistida revelar um problema, deverá ser verificada por um técnico oficial. Poderá existir uma fuga ou um problema na bomba. No caso do sistema falhar, poderá haver um aumento significativo de resistência por parte do volante.

Airbag e cintos de segurança:

Os mais recentes automóveis têm airbags e sistemas de segurança ativa, que devem ser verificados por um técnico oficial caso este sinal acenda. É importante fazê-lo o mais rápido possível, porque existe o risco de estas funcionalidades de segurança não atuarem em caso de colisão.

airbags-e-cintos-de-seguranca

Bateria do veículo e sistema de carregamento:

Devido à quantidade de aparelhos eletrónicos que os integram. No caso de a bateria estar a chegar ao fim do seu tempo de vida ou se houver algum problema com o respetivo sistema de carregamento, será necessária uma análise mais aprofundada, já que o seu Honda não funcionará sem uma bateria a 100%.

Bateria do veículo e sistema de carregamento

Luzes de Aviso Laranjas

Luz de aviso do motor:

No sistema de motor e de escape dos automóveis, existem vários sensores que transmitem diferentes mensagens para diversos “computadores”. Este feedback chega ao “cérebro” principal do carro que, por sua vez, passa os alertas para o condutor. Caso a luz mencionada acenda, leve o seu carro a uma oficina, para ser inspecionado por profissionais.

Luz de aviso do motor

Filtro de partículas diesel:

Os carros a diesel utilizam filtros desenhados, especialmente, para capturar partículas emitidas na condução. Assim como o sistema de escape, estes filtros têm uma vida útil limitada. Caso o primeiro símbolo apareça, aconselhamos que circule a velocidades a rondar os 60km/h para que possa regenerar conteúdo do filtro de partículas, até o mesmo desaparecer. Se acender o segundo símbolo, procure ajuda profissional para verificar este sistema.

Vela de incandescência:

É uma peça de desgaste em todos os carros a diesel, que ajuda a iniciar o motor quando está frio. Se este símbolo permanecer aceso durante a condução, indica que existem outros problemas com o veículo. Felizmente, não é um problema grande, mas pode obrigar à substituição das velas.

ela de incandescência

Monitorização da pressão dos pneus:

Se o seu carro estiver a monitorizar a pressão dos pneus, notificá-lo-á se a pressão de um dos pneus descer significativamente. Portanto, caso apareça este símbolo, verifique a pressão do ar de todos os pneus. O manual detalha a pressão correta para o seu carro.

Monitorizacao da pressão dos pneus

Aviso de ângulo morto:

Funciona como um par extra de olhos na parte de trás da sua cabeça. Este sistema utiliza sensores para detetar quando outro automóvel está numa das laterais “cegas” do seu Honda. O símbolo laranja acenderá no respetivo espelho retrovisor e poderá existir um alerta sonoro, se decidir mudar de faixa.

Aviso de angulo morto

Sistema avisador de serviço:

Se este ícone aparecer, significa que o seu veículo requer manutenção de rotina, embora possa também significar a necessidade de uma troca de óleo, filtro ou outro serviço de manutenção. O símbolo será, provavelmente, acompanhado pelo total de quilómetros ou o número de dias que faltam até à altura exata em que o serviço de manutenção deverá ser executado.

Sistema avisador de servico

Assistência à estabilidade do veículo:

Todos os novos Honda estão equipados com um sistema sofisticado – Vehicle Stability Assist (VSA) – que ajuda a impedir que o seu carro entre em derrapagem. Se este símbolo aparecer, pode indicar que a funcionalidade foi desligada pelo condutor ou a necessidade de realização de uma inspeção.

Assistência à estabilidade do veículo

Sistema de aviso de saída de faixa de rodagem:

Atuando como uma ajuda extra, o sistema de aviso de saída de faixa de rodagem informa o condutor quando este se desvia da faixa de rodagem. Este símbolo aparecerá enquanto o carro estiver em andamento.

Sistema de aviso de saída de faixa de rodagem

Aviso de colisão frontal:

Funciona em conjunto com o sistema de aviso de saída de faixa de rodagem. O aviso de colisão frontal pode ativar os travões, se for detetado um perigo iminente e o condutor não responder a um alerta visual ou sonoro.

Aviso de colisão frontal_

Luzes de aviso verdes

Cruise Control:

Se ativou o interruptor principal do sistema de Cruise Control, será exibido um símbolo verde no painel. Será acompanhado por outro símbolo verde assim que o condutor definir uma velocidade de cruzeiro que o sistema deverá manter.

Cruise Control

Modo ECON:

Para ajudar a tornar o seu Honda o mais eficiente possível, foi instalado o modo ECON – económico. Ao pressionar este botão no painel, as informações exibidas podem alterar-se, enquanto as características da entrega de energia do motor e funcionamento do ar são ajustadas, para usar o mínimo de energia possível.

Modo ECON

Em caso de dúvidas em relação a uma das luzes de aviso, entre em contacto com um reparador oficial Honda ou consulte o manual do seu automóvel.

Honda Portugal Automóveis
Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt