Na procura de um carro novo, há certas características que não podemos deixar de ter em atenção. A que ocupa o primeiro lugar é a segurança. E este fator, não é apenas a prioridade dos compradores, como também das próprias marcas. Afinal, um carro novo significa também um carro mais seguro.
Para que a segurança esteja sempre em primeiro foi criado o European New Car Assessment Programme, mais conhecido por Euro NCAP. Desde 1997, que, no que diz respeito à segurança dos automóveis presentes no mercado europeu, este é o programa mais viável. Abrange um total de 7 testes, onde são estudados os seguintes elementos:
- o impacto, em caso de acidente, de vários ângulos e contra diferentes objetos;
- o chicote cervical (o impacto que o acidente pode vir a ter na coluna de um passageiro);
- como funciona a travagem autónoma de emergência;
- a segurança das crianças a bordo;
- a proteção dos peões envolvidos;
Características de um carro mais seguro
Os sistemas de assistência à condução têm, cada vez mais, um papel crucial na segurança rodoviária. No entanto, a boa manutenção e qualidade dos seguintes elementos é também extremamente importante:
- Cintos de segurança;
- Barra de proteção lateral;
- Airbags;
- Sistemas de travões;
- Amortecedores;
- Suspensão;
Com vista a contrapor o erro humano e a tornar os carros mais seguros, a União Europeia definiu que até ao corrente ano, alguns sistemas de assistência à condução que os fabricantes devem incorporar nos seus novos automóveis:
- Assistentes de velocidade inteligente: limitam a velocidade dos automóveis de acordo com os limites de cada via.
- Sistemas de travagem de emergência autónoma: quando um obstáculo é detetado, o carro imobiliza-se.
- Sistemas de deteção de fadiga do condutor: sensores que emitem alertas quando o condutor deve efetuar uma pausa na condução.
- Registo de informação de acidentes: assemelha-se a uma caixa negra, que registará a possível causa de um acidente.
Não se esqueça, se comprar um carro novo tenha em consideração pelo menos três critérios essenciais: a quantidade de airbags, sistemas de assistência à condução e classificação nos testes Euro NCAP. O novo Honda Civic e:HEV recebeu a classificação máxima de cinco estrelas nos últimos testes de segurança Euro NCAP. A 11ª geração Civic apresenta um conjunto de tecnologias melhoradas e atualizadas em linha com o compromisso de zero acidentes rodoviários com carros Honda até 2050.
3 tecnologias que tornam os carros mais seguros
Sistema de airbag dianteiro central
A Honda integrou o sistema de airbag dianteiro central pela primeira vez no Honda Jazz Hybrid. Com este airbag, um dos dez presentes no Jazz, o carro torna-se mais seguro, pois existe uma redução do impacto numa possível colisão e é evitado o contacto direto entre passageiros.
Na zona traseira está também incluído um sistema de airbag lateral, para garantir a máxima proteção dos passageiros traseiros em caso de impacto contra as portas.
Segurança integrada na estrutura do automóvel
A tecnologia estrutural da Honda Advanced Compatibility Engineering™ (ACE™) está também incorporada no Honda Jazz. Este sistema traduz-se num carro mais seguro através rede elementos estruturais interligados que distribuem, de forma igual, a energia do impacto pela dianteira do carro. O ACE™ protege não só os passageiros ao dispersar a energia como também reduz a energia de colisão contra outro veículo.
Funcionalidade Honda SENSING
Um conjunto de tecnologias de segurança inteligentes e de assistência à condução compõem o Honda SENSING. Concebido para alertar o condutor em diversas situações que podem ocorrer durante a condução, esta tecnologia auxilia na prevenção de acidentes tornando o carro mais seguro.
A câmara com maior definição e um ângulo mais amplo permite que quem vá no volante do Honda Jazz identifique uma quantidade mais alargada de características da superfície da estrada e situações no trânsito, como:
- deteção caso o veículo se aproxime da borda do pavimento;
- deteção da aproximação de outro veículo;
- deteção da passagem para outra faixa de rodagem sem indicação;
- sinais de trânsito;
As tecnologias de segurança do Honda SENSING sofreram também melhorias. Agora, a operação noturna do sistema de travagem atenuante de colisões deteta mais facilmente os peões quando não existe iluminação pública nas ruas. Além disto, alerta também o condutor quando deteta um ciclista na estrada.
Um futuro cada vez mais seguro está à nossa espera. Cidades inteligentes e integração de tecnologias de condução autónoma, fazem parte de como a Honda imagina a mobilidade do futuro, tornando os seus carros cada vez mais seguros.
Partilhar