A forma como os motores elétricos funcionam pode ainda ser um mistério para muitos condutores. No entanto, o seu funcionamento é mais simples do que aquilo que possa pensar! Descubra as principais diferenças entre o funcionamento dos motores elétricos e dos motores a combustão e decida qual a melhor opção para si!
Motores elétricos vs Motores a combustão: como funcionam?
A conversão de energia nos motores elétricos e nos motores a combustão é totalmente diferente. No motor a combustão encontramos um mecanismo de manivela, composto por cilindros, pistões, válvulas, cambota, entre outros elementos, que através de um processo termodinâmico (exotérmico) queima combustível convertendo a energia química em energia cinética para movimentar o carro.
No caso dos carros elétricos, encontramos uma bateria elétrica e um motor elétrico com a interação de indução eletromagnética entre um estator e um rotor para impulsionar o veículo. Este motor elétrico atua também como um gerador, sendo que quando o carro trava ou desacelera, a energia é direcionada de volta para a bateria, recarregando-a.
Existem diferenças na performance?
Relativamente à performance, os carros elétricos são capazes de atingir uma performance elevada de forma instantânea. Isto deve-se ao facto de, no motor elétrico, o binário máximo estar disponível quase a partir das zero rotações, diminuindo à medida que atinge um maior número de rotações por minuto (RPM). Nos motores a combustão, a potência e o binário do motor aumentam à medida que as rotações também aumentam, sendo que a potência máxima vai sendo atingida de forma mais gradual.
Como é medido o consumo dos motores elétricos?
Como sabemos, o consumo de um motor a combustão é medido em litros de combustível gastos em 100 quilómetros. Já nos motores elétricos, o consumo é medido kWh por 100 quilómetros de viagem.
Qual a motorização que custa mais a manter?
Atualmente, carregar um carro 100% elétrico custa menos que abastecer um veículo a combustão. Também, no que toca à manutenção, a manutenção dos motores elétricos é menos dispendiosa e não tão frequente quanto a dos motores a combustão, devido à quantidade de elementos mecânicos que estes últimos possuem. Assim, podemos concluir que os motores a combustão acabam por ser mais dispendiosos que os motores elétricos durante a sua utilização.
Elétrico, híbrido ou a combustão… a Honda tem a solução para si!
Quer opte por um carro elétrico, híbrido ou a combustão, a Honda tem opções para qualquer condutor. Conheça a nossa gama de automóveis e descubra a emoção de conduzir um Honda.
Partilhar