Resultados
Marca

20 anos de ASIMO: como o robô da Honda revolucionou a inteligência artificial

ASIMO em nova iorque

20 anos. 7907 quilómetros. 33263219 passos. Estes números traduzem a distância total que o robô ASIMO, o humanoide da Honda, percorreu ao longo dos últimos 20 anos. O amigo tecnológico ASIMO completa o seu vigésimo aniversário.

ASIMO: o robô do século

O robô ASIMO nasceu com o século XXI. A origem da sua criação remonta ao ano de 1986, quando os primeiros robôs Honda eram umas pernas mecânicas que simulavam o andar do ser humano. O objetivo era o desenvolvimento de um sistema de assistência, que pudesse substituir humanos em trabalhos potencialmente mais perigosos.

A mudança de século (e de milénio) revelou a grande surpresa que a Honda preparou para a humanidade: um robô que representou uma revolução tecnológica. Pela primeira vez, estávamos perante um robô bípede, de dimensões humanas, capaz de manter o equilíbrio ao caminhar, conseguindo até subir e descer escadas.

Um avanço tecnológico extraordinário, que simulava perfeita e artificialmente a capacidade motora de uma pessoa. O ASIMO tornou-se no primeiro robô humanoide do mundo capaz de interagir de forma autónoma, num ambiente humano.

Mobilidade e inteligência

A última versão do simpático robô ASIMO, fruto dos avanços da Honda em tecnologia robótica desde 1986, foi apresentado na Europa em 2014. O ASIMO mede cerca de 1, 30 metros e pesa 50 quilogramas. Corre a uma velocidade de 9 km/h e é capaz de caminhar por superfícies irregulares e subir escadas, sem dificuldades.

ASIMO em zurique

Graças aos avanços e descobertas alcançadas em termos de mobilidade, velocidade e estabilidade e, sobretudo, no que diz respeito à evolução da inteligência artificial, o mais recente ASIMO reconhece melhor o seu ambiente e utiliza melhor a sua capacidade de reação.

Não se limita só a andar e a correr, como também consegue saltar, chutar uma bola, servir cafés e dançar. Nem todas as suas capacidades se desenvolvem somente a nível físico. Graças à inteligência artificial, o ASIMO pode reconhecer sons e vozes, rostos, gestos e consegue acatar ordens simples.

Um robô conhecido em todo o Mundo

O ASIMO tornou-se um grande embaixador da Honda, graças às suas viagens, participação em eventos e encontros com personalidades de todas as áreas.

O seu trabalho como embaixador de tecnologia levou-o a visitar museus de ciência e tecnologia, instituições e escolas em todo o mundo. Incentivou alunos a dedicar-se à ciência e imaginar um futuro na robótica.

Em 2002 tornou-se no primeiro robô a tocar o famoso sino de abertura da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 2003 visitou a Europa pela primeira vez e em 2008 dirigiu a Orquestra Sinfónica de Detroit.

O ASIMO não deixou de fazer amigos: jogou futebol com o antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dançou para a chanceler alemã Angela Merkel e os reis de Espanha, Felipe e Letizia, visitaram-no em Tóquio, em 2017.

Desde a sua fundação, a Honda tem como principal objetivo desenvolver ferramentas e tecnologias que tornem a vida das pessoas mais simples e feliz. Neste sentido, todos os anos de investigação que ajudaram o ASIMO a crescer já resultaram em diferentes avanços na marca Honda Robotics.

Celebre connosco o 20.º aniversário do ASIMO!

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt