O percurso da Honda tem sido feito nas estradas de todo o mundo, mas também nas pistas de corrida. E as influências desportivas foram, e continuam a ser, visíveis em alguns dos modelos da marca.
Ao longo dos anos, a Honda lançou carros desportivos icónicos, que alimentaram os sonhos dos seus fãs em todo o mundo, mas também incentivaram o desenvolvimento tecnológico e de design da própria marca.
Chegou o momento de recordar esses modelos que traçaram o caminho para os carros desportivos mais atuais da Honda. Junte-se a nós e conheça os melhores carros desportivos da Honda.
Melhores carros desportivos Honda: os que marcaram a história da marca
Honda S2000
A versão de produção do Honda S2000 foi apresentada em 1999, durante as celebrações dos 50 anos da Honda. Linhas simples, a indicarem o que viria a ser um carro desportivo. O carro foi oficialmente apresentado em 2000 e o seu motor chamou logo a atenção.
Com um motor inovador, de quatro cilindros, dois litros e 240cv, assim nasceu o Honda S2000. Ao longo dos seus dez anos de comercialização, foram vendidas mais de 110 mil unidades, com mais de metade a ficar nos Estados Unidos da América.
Honda Integra Type R
Muitas vezes apelidado como o “rei dos tração dianteira”, o Honda Integra Type R chegou à Europa em 1998, mas começou a ser comercializado no Japão em 1995. Este automóvel está entre os mais icónicos e melhores carros desportivos produzidos pela Honda. Chegou à Europa com uma potência de 192 cv, extraídos da versão B18C6 do 1.8 VTEC. Apresentava número de deixar os aficionados maravilhados: 107cv/litro, mais de 230 km/h de velocidade e um arranque dos 0 aos 100 de apenas 6,7 segundos.
Apesar destes números impressionantes, o Integra Type R durou 6 anos, tendo saído de circulação em 2001. E isto porquê?
Com cada unidade vendida do Integra Type R, a Honda perdeu dinheiro. A produção das versões iniciais e o recurso a componentes originários de várias pequenas empresas provocaram o aumento dos custos de produção, com o preço do automóvel a ser insuficiente para cobrir o investimento. No entanto, e apesar do seu curto período de via, o Integra Type R permanece na história da marca nipónica como um dos automóveis mais icónicos da marca, tendo contribuído para elevar o estatuto da marca no mercado Europeu.
Melhores carros desportivos Honda: os que continuam a traçar o caminho da marca
Honda NSX
Um modelo com mais de 30 anos na história da Honda, e que recebeu recentemente um upgrade considerável, o NSX é também um ícone da história da Honda. No entanto, o seu sucesso apenas foi possível graças ao feedback negativo de Ayrton Senna, que foi convidado pela marca para experimentar o automóvel e apontou a fragilidade e instabilidade do modelo.
Com este feedback, a Honda aumentou a rigidez do Honda NSX em 50%, em apenas dois meses, garantindo o sucesso do modelo. E assim nasceu um carro desportivo que podia ser utilizado no dia-a-dia.
Mais de 25 anos depois, e com muita história para contar, chega o modelo de última geração do NSX numa versão híbrida que combina o conhecido motor V6 de 3.5 litros, bi-turbo, com 507 cv e três motores elétricos, conhecido por Sport Hybrid Super Handling All-Wheel Drive.
Honda Civic Type R
O Honda Civic é, certamente, um carro reconhecido por todos os fãs da Honda, e não só. As linhas características deste modelo tornaram-nos reconhecível até para aqueles que não são amantes do mundo automóvel. Com toda a certeza, uma das estrelas da marca.
Agora em versão desportiva, o Honda Civic Type R entra para a lista dos melhores carros desportivos da Honda, tendo já recebido distinções como Carro Desportivo do Ano, em 2018, e Melhor Automóvel Desportivo Compacto, pela revista Sport Auto.
O Civic Type R apresenta-se com um motor 2.0 VTEC Turbo, que oferece 320cv de potência e atinge 272km/h. Como uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 5,7 segundos, uma suspensão multilink e uma aerodinâmica otimizada, este é, certamente, um automóvel para os amantes de velocidade.
Partilhar