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Honda Integra Type R: conheça o icónico desportivo da Honda

Nasceu em 1995, mas só três anos depois é que o Honda Integra Type R chegou à Europa. Talvez tenha conhecido este carro através do Gran Turismo (como muitos de nós), talvez já o tenha visto na rua ou até sido um dos sortudos que já o pôde conduzir. O mais provável é que o conheça também como um dos tração dianteira mais eficazes de sempre.

Descubra a história do “rei dos tração dianteira”.

Honda Integra Type R branco

O desportivo (quase) artesanal Honda Integra Type R

Essa fama surgiu apenas em 1995, quando a Honda decidiu associar o nome Integra (que estava no mercado desde 1985 e ia já na terceira geração) à mítica designação Type R, sinónimo dos Honda mais especiais. Criado com o intuito de servir de base à versão de competição destinada ao Grupo N, inicialmente o Integra Type R estava apenas disponível no mercado nipónico, tendo chegado à Europa em 1998.

Quando decidiram criar o Honda Integra Type R, os engenheiros da Honda partiram da certeza de que o motor 1.8 VTEC (o B18C1) usado na versão GS-R era capaz de dar mais do que os cerca de 173 cv que oferecia. Assim, deitaram mãos à obra e depois de adotarem pistões em alumínio, bielas de alta resistência, válvulas de admissão remodeladas, um escape de maior diâmetro (entre outras alterações), o motor passou a debitar uns bem mais interessantes 200 cv.

Polida e montada manualmente, esta versão especial do motor era limitada à produção de apenas 25 unidades por dia. A distingui-lo estava a tampa das válvulas e o facto de conseguir alcançar as 9000 rpm.

Motor Honda Integra Type R  Interior Integra Type R

A completar o tratamento Type R dado ao Integra, os engenheiros da Honda reforçaram o chassis, rebaixaram a suspensão (cerca de 15mm), trocaram a barra traseira anti-aproximação e ofereceram ao Integra um diferencial autoblocante. Não contentes com tudo isto, decidiram ainda aplicar-lhe uma cura de emagrecimento. Esta levou à perda de equipamento e de material isolante, à adoção de vidros menos espessos. Uma dieta estendida até às paredes internas do depósito de combustível responsáveis por evitar as flutuações da gasolina, que foram reduzidas ao mínimo.

O Honda Integra Type R chega à Europa

Disponível no Japão desde 1995, apenas em 1998 é que o Honda Integra Type R chegou à Europa. Quando o fez não só trouxe consigo um facelift (que lhe deu a característica frente com quatro faróis que todos lhe conhecemos) como mudanças a nível mecânico. Recebeu ainda jantes de 16” (antes eram de 15”), travões maiores e modificações nas relações da caixa manual de cinco velocidades.

Honda Integra Type R branco

Se no mercado japonês o Integra Type R contava com 200 cv extraídos da versão B18C1 do 1.8 VTEC, quando chegou à Europa o desportivo nipónico viu a potência cair 8 cv, passando para os 192 cv extraídos da versão B18C6 do 1.8 VTEC. Ainda assim, apresentava números de respeito (principalmente se tivermos em conta que surgiu na Europa em 1998): 107 cv/litro, mais de 230 km/h de velocidade máxima e um tempo dos 0 aos 100 km/h de apenas 6,7s.

Honda Integra Type R Amarelo

Um automóvel que nunca deu lucro

Entre 1995 e 2001 (ano do canto do cisne do Honda Integra Type R), a Honda perdeu dinheiro com cada uma das unidades vendidas. A manufatura das versões iniciais e o recurso a componentes provenientes de várias pequenas empresas, provocaram um aumento dos custos de produção, com o preço do automóvel a revelar-se insuficiente para cobrir o investimento.

Se é verdade que não conseguiu dar lucro à Honda, não é menos verdade que ajudou a aumentar a imagem da marca nipónica. Hoje, o Honda Integra Type R é de forma inequívoca, um autêntico ícone dos anos 90, da tração dianteira e do mundo automóvel.

Honda Integra Type R Honda Integra Type R

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