Resultados
Comunidade

Consumos em circuitos urbanos vs autoestrada. Elétrico, Híbrido, Plug-in ou combustão.

Honda CR-V Plug-In Hybrid

Ao pensar em comprar um novo automóvel, uma das principais preocupações é o custo para a deslocação do veículo — consumo de combustível e/ou energia elétrica. Quer se trate de um elétrico, de um híbrido ou de um plug-in, os consumos diferem muito dos automóveis exclusivamente com motor a combustão. Vamos explicar-lhe todas as diferenças de consumos em circuitos citadinos, mistos e autoestrada, e ajudá-lo a descobrir qual é o tipo de carro certo para o seu estilo de vida. 

Os veículos elétricos, híbridos e plug-in são cada vez mais populares, e por boas razões. Além de serem mais ecológicos, também apresentam consumos mais baixos do que os veículos a combustão, o que pode traduzir-se em poupanças significativas no orçamento familiar. 

Carros elétricos 

Os carros elétricos apresentam os melhores consumos em circuitos urbanos, onde as desacelerações e travagens são aproveitadas para carregar a bateria. Ao contrário do que acontece na autoestrada, dada a necessidade constante de energia para manter a velocidade, estes tornam-se menos eficientes. Assim, a condução em autoestradas é mais eficiente para os veículos a combustão, híbridos e plug-in. Outro aspeto importante nos veículos elétricos, em qualquer tipo de trajeto, é o impacto de utilizar o sistema de aquecimento e/ou o ar condicionado, que impacta fortemente a autonomia e eficiência em comparação com os híbridos, plug-in e combustão, onde esse impacto é mínimo. 

honda e:ny1 a carregar

Carros hibrídos

Os carros híbridos são uma excelente opção para quem quer economizar combustível, mas não quer ficar totalmente dependente da energia elétrica e dos seus carregamentos. Tal como o elétrico, o híbrido tem um consumo menor nos circuitos citadinos, onde aproveitam as desacelerações e travagens para carregar a bateria. Os veículos convencionais a combustão têm os seus valores mais altos de consumo no ambiente citadino. 

Na cidade, os carros híbridos podem gastar apenas 3,5 litros de combustível por cada 100 quilómetros, como é o caso do Honda Jazz Hybrid. Já em autoestrada, o consumo aumenta, mas mesmo assim é muito inferior ao de carros a exclusivamente a combustível ou mild-hybrid. Em média, um carro híbrido pode atingir consumos mistos de 5 a 8 litros por 100 quilómetros. 

Carros Plug-in 

Os carros plug-in são uma combinação de elétrico e híbrido, com a vantagem de poderem circular em modo elétrico até uma determinada autonomia. Depois passam a híbrido com consumos muito baixos. 

Em circuitos urbanos, os carros plug-in podem circular exclusivamente em modo elétrico até ao limite da capacidade da bateria em função da utilização, sendo que após finda a mesma passam a modo híbrido. No caso do novo Honda Cr-V PHEV, permite circular até 82 quilómetros em modo elétrico. Em condução híbrida, os consumos são semelhantes aos de carros híbridos. Permitem assim a união do melhor dos EV com os híbridos, permitindo uma pegada ecológica mínima. 

Honda CR-V na estrada

Afinal, qual é a escolha certa?

Em suma, as três variantes de mobilidade — híbrido, híbrido plug-in e elétrico — demonstram consumos reduzidos. Os consumos baixos em circuito urbano são especialmente motivados pela regeneração da energia durante as travagens e desacelerações, típicas de ambiente urbano. As várias tipologias de veículos eletrificados apresentam sempre consumos mais eficientes em circuitos urbanos. Já em autoestrada, a vantagem dos veículos elétricos diminui face aos veículos híbridos e plug-in.  

Os carros híbridos e plug-in são uma boa escolha para uma mobilidade flexível entre o elétrico, na cidade, e o modo híbrido, na autoestrada, com consumos significativamente mais baixos que um veículo a combustão, usufruindo da tranquilidade de enfrentar viagens maiores sem preocupações sobre onde e quanto tempo necessita planear para os respetivos carregamentos. Na Honda, a oferta é totalmente eletrificada, desde os híbridos, Jazz, Crosstar, HR-V, Civic e CR-V, a que se junta o plug-in CR-V. A escolha vai depender do modelo que mais se adequa às suas necessidades. 

Por seu lado, o elétrico tem emissões zero, sendo o mais ecológico do ponto de vista de utilização. Se maioritariamente realiza circuitos citadinos, tem uma condução suave e, no caso de viagens maiores, gosta de as realizar com calma e planeadas, então um carro elétrico como o SUV Honda e:Ny1 é a melhor opção. 

Aproveite e conheça todas as opções Honda. Escolha um Honda, com a garantia de mais segurança, maior autonomia e menor consumo em todas as situações. 

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt