Resultados
Oficina

Aquaplanagem: como evitar este fenómeno na condução

Carro Honda vermelho a conduzir com chuva

Com a chegada do Inverno chegam as condições meteorológicas mais adversas na estrada, especialmente nas zonas mais frias do país. Um dos fenómenos que tende a acontecer nesta altura do ano, principalmente quando chove, é a aquaplanagem.

O que é a aquaplanagem?

Este é um fenómeno físico no qual um veículo, ao passar sobre uma camada de água, perde o atrito com o asfalto. Quando isto acontece, o carro adquire a sensação de estar a flutuar, fazendo com que o condutor perca o controlo da viatura.

Para que conduza sempre em segurança no Inverno, deixamos-lhe alguns conselhos para que consiga evitar a aquaplanagem.

Aquaplanagem: conselhos para uma condução segura

1. Verifique se a manutenção dos seus pneus está em dia

Com a chegada do inverno, é importante ter a manutenção em dia. Uma revisão exaustiva é fundamental para que o seu veículo esteja em perfeito estado e pronto para conduzir até nas condições mais adversas. Travões, amortecedores e limpa para-brisas são elementos essenciais que devem estar a funcionar na perfeição. No entanto, os pneus são o elemento principal para que consiga evitar o fenómeno da aquaplanagem quando conduz com chuva.

Pneu e roda Honda

2. Informe-se antes de sair de casa

Consultar regularmente o estado das estradas e as condições meteorológicas é essencial para circular de forma segura e sem surpresas. Siga as recomendações das entidades competentes e garanta uma condução segura, para si e para os outros.

3. Mantenha uma velocidade moderada ao conduzir com chuva

A melhor opção para enfrentar condições adversas é reduzir a velocidade do veículo e evitar reações bruscas, principalmente ao conduzir com chuva.

Aumente também a distância de segurança: desta forma irá ganhar um tempo extra de reação no caso de derrapar e se encontrar numa situação de perigo na estrada.

4. Use os travões com cuidado

Em condições adversas, devemos utilizar os travões com muito cuidado. Ir reduzindo a velocidade lentamente até ao momento da travagem é a melhor ação a tomar nestas condições. Quando a estrada está molhada, uma travagem mais brusca pode causar a aquaplanagem.

5. Faça mais descansos e paragens na viagem

Conduzir com chuva tende a ser mais cansativo, pelo que, em viagens longas, é recomendado que faça mais paragens que o habitual para que possa descansar, beber água e repor as energias.

Conduza sempre em segurança

Quando conduzir com chuva, tenha sempre precauções extra e siga as nossas dicas para que a viagem corra como planeado.

Para além da aquaplanagem, existem inúmeras situações que podem acontecer quando conduz sob condições adversas. Mantenha-se sempre atento à estrada e tenha mais atenção em relação às luzes do seu carro. A maioria dos carros Honda possui um sensor automático, que vai detetar a falta de luminosidade e garantir que as luzes do carro se encontram ligadas, para que consiga ver melhor a estrada e para que os outros condutores consigam também ter uma melhor perceção da sua presença.

 

 

 

Honda Portugal Automóveis
Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt