Resultados
Oficina

6 dicas que tornam os carros mais duradouros

Homem conduz honda

Os automóveis fazem parte do nosso dia a dia e, por isso, não é de estranhar que na hora de trocar de carro uma das nossas preocupações seja a durabilidade e a fiabilidade, tanto do automóvel como da sua marca. Mas sabia que parte da vida útil de um automóvel depende muito de si? Descubra algumas das dicas que ajudam a tornar os carros mais duradouros.

O que ajuda a tornar os carros mais duradouros?

De uma forma natural, a utilização diária de um automóvel gera desgaste nos seus componentes, que se vai agravando caso o condutor não tome as devidas precauções. Alguns dos primeiros sinais de que algo se passa com o nosso carro e que podemos identificar facilmente são a perda de potência, ruídos diferentes do habitual, assim como trepidações durante a condução.

No entanto, podemos evitar parte dos constrangimentos associados ao desgaste natural de um veículo, através de uma manutenção preventiva e bons hábitos de condução.

Para tornar os seus carros duradouros, faça o seguinte:

  • Realize as revisões do carro de acordo com o preconizado pelo fabricante
  • Verifique, periodicamente, o nível do óleo e de água do radiador;
  • Alinhe e calibre as rodas;
  • Mantenha o carro limpo;
  • Utilize combustível de qualidade;
  • Fique atento a barulhos e ruídos do carro não habituais.

Alguns dos fatores que não ajudam a tornar os carros mais duradouros são:

  • Utilização e condução agressiva ou mais errática;
  • Utilização constante em piso degradado
  • Utilização agressiva do motor sem este se encontrar na temperatura ideal;
  • Utilização de peças não recomendadas pela marca
  • Encher o radiador com água da torneira.

Honda HR-V hYBRID branco

Como aumentar a vida útil do automóvel?

Tornar os carros mais duradouros é o sonho de praticamente todos os automobilistas e se pudermos ter um automóvel com uma longa vida útil e que não revele grandes problemas mecânicos, então podemos dizer que encontrámos o paraíso. A verdade é que parte da listagem que lhe deixámos anteriormente é parte fulcral para que isto realmente se concretize.

1. Realizar a revisão de acordo com o preconizado pela marca

Os lubricantes do veículo tem validades decorrentes dos km’s percorridos e/ou do tempo. Um dos mais relevantes é o óleo do motor,  fundamental para a conservação do nosso carro. Tem a função de lubrificante, que permite diminuir o atrito entre as peças móveis do motor e ainda apoia o arrefecimento do sistema, assim como ajuda a remover certas impurezas causadas pelo desgaste natural das peças. Por isso, lembre-se de colocar na agenda a marcação da revisão de acordo com o plano de manutenção  da marca ou quando o computador de bordo o solicitar se aplicável.

2. Verificar o nível de oléo e de água do radiador regularmente

Se a verificação do  nível de óleo é uma prática mais comum destacamos que o radiador é um componente indispensável para o sistema de arrefecimento do motor, permitindo que este consiga manter a temperatura ideal durante a sua utilização. Desta forma, para garantir o funcionamento adequado do carro, verifique o nível de água do reservatório com alguma frequência, deixando-a sempre ao nível da marca que pode encontrar no reservatório. Por cada 10 mil quilómetros, é aconselhado que coloque um aditivo na água.

3. Alinhar e calibrar as rodas

Faça um alinhamento e uma calibragem das rodas e dos pneus a cada 10 mil quilómetros. Caso seja frequente a sua passagem por estradas danificadas e onde sente mais trepidação, então deve aumentar a frequência desta verificação.

4. Manter o carro  limpo

Uma limpeza frequente do seu automóvel, tanto o interior como o exterior, permitem evitar o desgaste dos acabamentos e manter o veículo sempre conservado. Para além da lavagem do exterior com água e sabão, pode finalizar o procedimento com uma cera especial, que dará ao seu automóvel sempre um ar de novo e permitirá evitar problemas na pintura do mesmo. Já no interior, a limpeza frequente permite evitar possíveis bactérias e fungos.

5. Utilizar um combustível de qualidade

Tal como acontece com a alimentação das pessoas, também um bom combustível se reflete na “saúde” do seu automóvel. Abastecer com combustíveis adulterados ou deslocar-se, frequentemente, com o depósito na reserva, prejudicam o seu carro. A baixa qualidade dos produtos utilizados pode refletir-se no acumular de resíduos prejudiciais para o seu motor, que levará à necessidade de uma limpeza profunda do mesmo e, no pior dos casos, à troca de todo o sistema.

6. Barulhos e ruídos estranhos do carro

Se utiliza o carro todos os dias, fique atento a ruídos diferentes do normal. Mesmo com a manutenção preventiva em dia, os automóveis podem sempre acusar algum tipo de problema. O ideal será levar o seu carro a uma oficina para localizarem e corrigirem logo o problema.

Família a sair de Honda HR-V Hybrid

Torne os seus carros mais duradouros com a ajuda da Honda

Tornar os seus carros mais duradouros requer um conjunto de cuidados não só mecânicos. É indispensável também a existência de boas práticas do próprio automobilista.

Cuidar da vida útil de um carro é importante, pois permite-lhe evitar gastos elevados com a manutenção do mesmo. Para garantir uma maior durabilidade e valorização na hora de trocar de carro, siga as recomendações mencionadas e opte por uma das marcas de carros mais fiáveis do mercado, como é o caso da Honda.

Conheça toda a nossa gama de veículos e descubra alguns dos carros mais duradouros do mercado.

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt