Resultados
Marca

A Honda e a eletrificação: porque é que a marca está em vantagem rumo à mobilidade sustentável

automóvel híbrido ou elétrico

Fazer a transição do fabrico de veículos a gasolina para o fabrico de carros elétricos, não é tarefa fácil. É imperativo que exista experiência sólida e conhecimentos no que diz respeito à inovação, eletrificação e ao estudo da eletrónica, assim como uma equipa de trabalho que não tenha medo do futuro.

Revelamos três grandes razões pelas quais a Honda está na liderança no que diz respeito ao desenvolvimento de soluções de tecnologia de mobilidade sustentável.

A Honda rumo à eletrificação: três décadas de inovação

O compromisso da Honda com uma mobilidade mais sustentável já vem de longe. Basta viajar 20 anos no tempo, para chegar ao momento-chave: o lançamento em 1999 do Honda Insight original, o primeiro carro híbrido a ser comercializado na Europa e nos Estados Unidos.

O Honda Insight não nasceu do nada. Foram quase dez anos dedicados ao desenvolvimento de um modelo puramente elétrico conhecido como EV Plus. Numa época em que a energia elétrica tinha pouca saída no mercado, a Honda optou por marcar o caminho para uma mobilidade mais sustentável.

Desde então, a Honda nunca mais parou de inovar nesta área.

A inovação está no ADN Honda

Que a Honda tem inovação no seu ADN já sabíamos. A marca manteve vivo espírito do seu fundador, o engenheiro japonês Soichiro Honda, cuja vontade incansável de lutar pelas suas ideias, muitas vezes o levaram a remar contra a maré.

Atualmente, muitos engenheiros da Honda dão asas à imaginação para encontrar soluções e contribuir com suas invenções de mobilidade para o progresso da sociedade.

Nas últimas décadas, a Honda acompanhou e impulsionou a revolução na indústria de várias maneiras: com o lendário motor VTEC (1989), hoje conhecido em todo o mundo, o Honda Insight – o primeiro carro híbrido de produção na Europa, o FCX Clarity (2008), o primeiro carro com célula a combustível de hidrogénio a ser comercializado, a tecnologia Traffic Jam Pilot

Uma lista que tão cedo não terá fim. Rumo ao futuro, a eletrificação da gama e produtos Honda continua.

Soichiro Honda e RA270

Criatividade e diversidade

Robôs humanóides, aviões, aparelhos de mobilidade pessoal… Por ser uma empresa do século XXI, a Honda está ciente da importância da inovação e mantém abertas linhas de pesquisa e desenvolvimento que podem parecer menos comuns para uma empresa do mundo automóvel.

É missão da Honda não só construir motores ou veículos, mas também melhorar a mobilidade humana.

O catálogo está repleto de tecnologias e inovações pioneiras que inspiraram e revolucionaram a indústria. O HondaJet, por exemplo, não é apenas considerado uma referência no mercado global de jatos executivos, mas também fez da Honda a única construtora com uma aeronave ao seu alcance.

Avião Honda Jet

O contributo da competição

Para que serve a Fórmula 1? No desporto motorizado, as derrotas são vividas como dramas desportivos, mas na realidade são vitórias: permitem avançar no desenvolvimento de soluções tecnológicas, que depois se aplicam aos automóveis que conduzimos.

Num fim de semana de Grande Prémio, as equipas de F1 recolhem biliões de dados, através das centenas de sensores instalados em cada carro. Esta análise é crucial para o desporto, e para o trabalho da Honda.

Por trás de todas as vitórias da Honda nas pistas e nos mercados estão os 60 anos de experiência da Honda na elite do automobilismo.

Para desenvolver a tecnologia e: HEV que equipa os novos híbridos Honda Jazz e Honda Jazz Crosstar, os engenheiros da Honda adaptaram toda a experiência adquirida na pista. O sistema e: HEV é baseado diretamente no motor híbrido da marca desenvolvido para a Fórmula 1, o RA620H.

O desenvolvimento da mobilidade elétrica

Desde seu lançamento, o Honda e, primeiro veículo elétrico a bateria da Honda na Europa, só conquistou prémios.

Não é por acaso. A indústria automóvel não é apenas a chave para a transição para uma economia descarbonizada, limpa e sustentável, mas também para superar a crise causada pela pandemia de Covid-19.

Considerando que a crise da Covid-19 está intimamente relacionada ao impacto ambiental dos seres humanos, muitas vozes pedem que se aproveite a crise para acelerar a transição para uma economia mais sustentável.

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt