Resultados
Oficina

Sabe o que significam as luzes de painel do seu Honda? Descubra aqui.   

dashboard Hoda

As luzes do painel de instrumentos de um carro, se não as conhecermos bem, podem ser um verdadeiro enigma. Têm a função de nos alertar para possíveis avarias ou anomalias, e ajudam-nos a manter em segurança. Neste artigo vai descobrir o significado, as cores e os símbolos das principais luzes de painel, tudo para a sua proteção e do seu Honda.  

 

Luzes de painel do seu Honda. Saiba tudo o que deve ter em conta.  

dashboard Honda

 

Luzes verdes, amarelas e vermelhas   

As cores das luzes de painel do seu veículo indicam o nível de atenção que deverá dar ao aviso. As luzes verdes, azuis ou brancas são meramente informativas, como é o caso dos piscas ou das luzes mínimas. As luzes amarelas ou laranjas indicam alertas, e significam que pode continuar a sua marcha sem qualquer problema. E finalmente, quando um dos símbolos que acender no painel for de cor vermelha, deve imobilizar imediatamente o seu automóvel já que estes alertam os condutores sobre uma falha no veículo, que requer uma investigação mais profunda. 

Conheça algumas das luzes vermelhas do painel.  

Sistema de travagem/luz ABS  

Esta luz do painel indica que o travão de mão está puxado ou acionado. Se estiver ligada quando o travão de mão estiver desativado, pode ser algum problema no sistema de travagem. Podem ser as pastilhas e/ou discos de travão, um problema no sistema de antibloqueio (ABS) ou no controlo de estabilidade (ESP). Nestes casos, é importante que o seu Honda seja inspecionado por um técnico oficial.  

Sistema de travagem luz ABS

Óleo do motor  

Esta luz está relacionada com algum problema na pressão do óleo, lubrificação do motor ou interruptor do óleo. O ideal é parar o carro imediatamente. Posteriormente, com o motor a frio, deve verificar o nível do óleo do motor. Caso o problema persista e se a luz acender durante a condução leve o seu automóvel a um concessionário Honda para ser inspecionado por um técnico oficial.  Óleo do motor

Temperatura do motor demasiado elevada 

A temperatura ideal constante do motor é essencial para o seu funcionamento. Caso a luz avisadora de temperatura do motor acenda, deve estacionar imediatamente o veículo de forma segura, desligar todos os acessórios e ligar os piscas de emergência. Aguarde cerca de 10 minutos (tempo variável mediante o modelo) e em seguida, ligue novamente o seu veículo e verifique se a ventoinha de arrefecimento se encontra em funcionamento. Posteriormente, desligue novamente o veículo e inspecione o nível de líquido de arrefecimento e verifique a existência de fugas nos componentes do sistema do líquido de arrefecimento. Caso o aviso persista, contacte um concessionário Honda no sentido de proceder a uma avaliação. 

Sistema de arrefecimento do motorAirbag e cintos de segurança  

Esta luz do painel acende quando houver sinais de falha no sistema do airbag e pré-tensores de cintos, que poderão não funcionar em caso de acidente. Neste caso, é recomendável serem verificados por um técnico oficial de imediato.  

Airbags e Cintos de Segurança 

Luzes de painel amarelas ou laranja. Descubra as mais utilizadas. 

Sistema avisador de serviço 

Esta luz, ao piscar no painel, significa que o seu veículo requer manutenção de rotina como uma troca de óleo, filtro ou outro serviço de manutenção, conforme o programa de revisões previsto no manual do seu Honda.   

Sistema avisador de servico

Luz de aviso do motor 

Caso esta luz acenda, significa que há algum problema no sistema do controlo das emissões ou pode indicar uma falha de ignição. Deve levar o seu Honda a uma oficina especializada, para ser inspecionado por profissionais.  

Luz de aviso do motor

Sistema de controlo da pressão dos pneus 

Se esta luz permanecer acesa durante a condução, um ou mais pneus devem estar com pressão significativamente diferente da recomendada. Deve parar de imediato o seu veículo e verificar a pressão dos pneus. O manual detalha a pressão correta para o seu Honda. 

Monitorizacao da pressão dos pneus jante pneu Honda

Assistência à estabilidade do veículo  

Todos os novos Honda estão equipados com um sistema sofisticado – Vehicle Stability Assist (VSA) – que ajuda a estabilizar o veículo ao efetuar curvas, caso este vire mais ou menos do que o pretendido. Se esta luz acender no painel do seu Honda, pode indicar que a funcionalidade foi desligada ou que é necessária a realização de uma inspeção.   

Assistência à estabilidade do veículoAviso de colisão frontal  

Esta luz no painel do seu Honda acende se for detetado um perigo iminente de colisão. Se o condutor não responder a um alerta visual ou sonoro este irá ainda ativar os travões.    

Aviso de colisão frontal

As principais luzes do painel verdes.  

Cruise Control  

Este símbolo verde aparece no painel do seu Honda, se ativou o interruptor principal do sistema de Cruise Control. Este sinal pode ser acompanhado por outro símbolo verde com a velocidade de cruzeiro que deverá manter.  

Cruise ControlModo ECON  

O Modo ECON ajuda o seu Honda a ser o mais eficiente possível. Se ativar este botão no painel do seu carro, acenderá uma luz verde com este símbolo e as características da entrega de energia do motor do seu automóvel e funcionamento do ar são alteradas, para usar o mínimo de energia possível.  

Modo ECON

Agora que já conhece grande parte dos símbolos e luzes do painel do seu automóvel, pode conduzir com mais segurança. Se tiver dúvidas sobre o que quer dizer um determinado símbolo no painel de instrumentos da viatura, entre em contacto com um reparador oficial Honda ou consulte o manual de instruções do seu automóvel.  

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt