Resultados
Oficina

Motor elétrico: tudo o que precisa de saber

motor elétrico

A massificação dos veículos elétricos é cada vez mais evidente, e são cada vez mais os condutores que se tornam adeptos desta motorização ecológica. No entanto, nem todos percebem como funciona o motor elétrico destes veículos e como são capazes de produzir energia sem necessitar de combustível.

Neste artigo, tiramos todas as dúvidas e explicamos-lhe como funciona o dos veículos 100% elétricos!

Como funciona um motor elétrico?

Um motor elétrico utiliza forças eletromagnéticas, geradas quando uma corrente elétrica atravessa um campo magnético, para fornecer energia ao carro. Esta conversão é feita através da interação mútua entre um estator e um rotor, que em conjunto impulsionam o veículo.

Um motor elétrico, para além de produzir energia elétrica impulsionadora para o carro, funciona como um gerador, utilizando as travagens para recarregar a bateria (aquilo que é chamado de travagem regenerativa).

Potência de um motor elétrico

Neste motor, o binário máximo está disponível logo no arranque do carro. Isto significa que a potência máxima é atingida muito mais rapidamente quando comparado com um motor a combustão.

Manutenção de um motor elétrico

A única peça móvel de um motor elétrico é o rotor. Assim, os requisitos de manutenção são mais baixos, pois não existe a necessidade de fazer trocas de óleo ou de substituir os filtros do ar e combustível.

Os motores elétricos são todos iguais?

Assim como os veículos a combustão têm um funcionamento diferente entre eles, também os motores elétricos apresentam variações. O Honda e, por exemplo, vem equipado com um motor síncrono de corrente alternada, que apresenta diversas vantagens:

  • É preciso e rápido;
  • Possui um binário de arranque elevado;
  • O arranque, travagem, as acelerações e a marcha-atrás realizam-se rapidamente;
  • Funciona como motor e como gerador de corrente elétrica.

Entre na (H)onda da ecomobilidade!

Conheça o Honda e, o carro 100% elétrico da Honda, e junte-se ao movimento por uma mobilidade mais verde. Marque já o seu test-drive e venha conhecer este motor mais de perto.

 

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt