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Reciclagem de baterias: conheça o sistema inovador da Honda

Mulher a sair de carro Honda

O que têm em comum um telemóvel, um parque eólico e o novo Honda Jazz Híbrido? A resposta é a bateria de iões de lítio, uma tecnologia fundamental nos tempos que correm. A transição para um modelo energético mais sustentável depende de uma indústria de baterias competitiva e sustentável. E aqui entra a reciclagem de baterias.

A Honda dá um importante contributo neste sentido, graças à sua associação com a SNAM (Société Nouvelle d’Affinage des Métaux). Esta entidade garante uma segunda vida ou a reciclagem de baterias dos seus modelos.

Perante a expectativa de um crescimento exponencial do parque móvel elétrico, a reutilização das baterias está no topo da agenda política.

Reciclagem de baterias: um projeto pan-europeu

Graças a este acordo pan-europeu, a SNAM recupera as baterias e prepará-las para que possam ser reutilizadas, tendo assim uma segunda vida como sistema de armazenamento de energias renováveis.

Nos casos em que isto não seja possível, são extraídos os materiais valiosos que estão nas baterias para serem reciclados e usados para fabricar baterias novas.

No entanto, a expansão do acordo permitirá que a SNAM recolha baterias de íon-lítio e níquel-hidreto metálico (NiMH) de toda a rede de Concessionários Oficiais Honda.

O mesmo poderá vir a acontecer em instalações de tratamento autorizadas (ATF) em 22 países, para posteriormente determinar quais podem ser reutilizadas e quais podem ser recicladas.

Reutilização ou reciclagem de baterias?

Para realizar esta operação, a SNAM usa transporte seguro e de baixas emissões de carbono.

Se as células da bateria forem danificadas, não é possível dar-lhe uma segunda vida e os materiais valiosos são extraídos. Uma vez extraídos, esses materiais reciclados podem ser usados, por exemplo, na produção de novas baterias.

Outros materiais nelas utilizados, como cobre, metal ou plástico, são reciclados e colocados no mercado para outros usos.

A necessidade de desenvolver processos de reciclagem para baterias de veículos elétricos está-se a tornar num projeto de várias empresas em todo o mundo.

Rumo a um futuro circular

Em 2021, serão comercializadas na indústria automotiva 20 vezes mais baterias de íon-lítio do que em 2010, segundo dados da União Europeia.

O crescimento da frota elétrica previsto para os próximos anos, impulsionado pelos benefícios fiscais atribuídos pelos governos de vários países europeus, aumentará ainda mais a taxa de produção.

Para avançar em direção à mobilidade sustentável, é urgente desenvolver processos de reutilização e reciclagem que evitem a acumulação de resíduos tecnológicos precocemente. Ou seja, é importante aprender com os erros do passado e pôr em prática os conhecimentos que foram sendo adquiridos no tratamento de outros resíduos.

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