2015 foi o ano do renascimento e de novas fundações para o crescimento da Honda no futuro
O regresso dos modelos famosos do passado e a revitalização dos principais produtos fez de 2015 um ano de renascimento para a Honda na Europa. O novo Jazz e as versões renovadas do Civic e do CR-V foram acompanhadas pelo lançamento na Europa do HR-V e do Civic Type-R.
O ano arrancou com o lançamento da actualização do CR-V, equipado com uma nova versão mais potente do motor diesel Honda i-DTEC de 1.6 litros. Esta unidade pode ser acoplada a uma caixa automática de nove velocidades, a primeira aplicação desta transmissão num veículo da gama Honda para o continente europeu. No interior, o CR-V está equipado com o novo sistema infotainment (informação e entretenimento) da marca, o sistema Honda Connect; este sistema oferece as mais recentes capacidades de ligação e é compatível com os smartphones mais modernos.
O lançamento do CR-V foi logo seguido pela introdução de outro SUV, desta vez, o novíssimo HR-V. Esta apresentação assinalou o regresso da Honda a um segmento que a marca ajudou a criar com o HR-V original. Este novo modelo tem um estilo desportivo e retém a disposição inteligente e eficiente dos componentes do grupo motor/transmissão. Desde o seu lançamento, o HR-V é um modelo que regista forte nível de vendas e foi recentemente incluído na restrita lista de veículos para o galardão AUTOBEST de 2016.
Do mesmo modo, este Verão assinalou-se o regresso de um nome muito querido à gama da Honda na Europa: o Civic Type-R. Fabricado exclusivamente nas instalações da Honda (HUM) em Swindon, Reino Unido, este modelo é exportado para venda no mercado japonês. Já com a maior parte da produção deste primeiro ano vendida na altura do lançamento, o Type-R conquistou a aprovação geral dos críticos da especialidade, incluindo o troféu anual Hot Hatch do ranking Scottish Car of the Year e o galardão Sporty Car of the Year da revista francesa Echappement. O Type R concluiu o ano reclamando os seus primeiros títulos no desporto motorizado, arrecadando os troféus de pilotos e de construtores no campeonato BTCC.
As inovações na gama de produtos ficaram concluídas com o lançamento do novo Jazz. Aproveitando os pontos fortes de um dos carros mais queridos da Honda, o novo Jazz apresenta uma nova motorização VTEC de 1.3 litros, estilo exterior novo e mais agressivo e gama completa de dispositivos de segurança activa da marca. O Jazz não teve dificuldades em receber a classificação de cinco estrelas nos testes EURO NCAP, sendo a Honda o segundo construtor a conseguir esta distinção nas novas condições de teste, bem mais exigentes e restritas.
Para o futuro, o ano de 2016 vai continuar a ver o renascimento da marca, com a Honda a preparar o lançamento na Europa de mais dois modelos novos, o NSX e o Clarity Fuel Cell. Entretanto, a HUM vai continuar a desenvolver as suas capacidades na preparação para receber a produção global da 10ª geração do Civic 5P, já a partir de 2017.
Comentando este ano sem precedentes para a Honda, o Vice-presidente Sénior da empresa, o Sr. Phillip Ross, disse:" Para a Honda, 2015 foi apenas o início do que está para vir e 2016 configura-se como um ano de muito trabalho e muito entusiasmo. O renascer da nossa marca na Europa ainda agora começou e é certo que vai continuar."