Institucional 10 de Setembro 2019

Honda anuncia próximos passos em direção à eletrificação na Europa

  • Honda revela a póxima fase da sua estratégia "Electric Vision" para os mercados da Europa 
  • Honda e apresenta-se preparado para o início da sua produção
  • Confirma-se que a próxima geração do Jazz para o mercado europeu será 100% híbrida
  • Mais informações sobre o desenvolvimento das tecnologias de gestão energética da Honda
  • Primeiros serviços de gestão energética estarão disponíveis em 2020


A Honda fez vários anúncios hoje no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2019, com mais pormenores do que nunca sobre sua estratégia "Electric Vision" para a Europa.

Com esta estratégia "Electric Vision", a Honda compromete-se a eletrificar o total das suas vendas de automóveis na Europa até 2025. O primeiro passo neste plano foi o lançamento do CR-V Hybrid, seguido pelo lançamento do protótipo Honda e no Salão do Automóvel de Genebra, anteriormente neste ano. Após um verão pleno de aparições em toda a região, a Honda apresentou pela primeira vez a versão de produção em série do Honda em Frankfurt.

Katsushi Inoue, Diretor Executivo e Presidente da Honda Motor Europe, disse: "Hoje, damos o próximo passo na concretização da nossa estratégia Electric Vision com a estreia mundial do Honda e… um veículo elétrico único que só a Honda poderia desenvolver – um veículo com performances dinâmicas extraordinárias e novos níveis de conectividade.".

Durante a primeira aparição pública do Honda e, o Vice-Presidente sénior da Honda Motor Europe, Tom Gardner aproveitou a oportunidade para confirmar os detalhes do próximo e importante lançamento da marca: "Em 2020, a Honda lançará a próxima geração do Jazz e hoje, podemos confirmar que esse modelo será introduzido na Europa com tecnologia híbrida como a única opção de motorização.".

Mas a história não acaba nos automóveis. No Salão Automóvel de Genebra, a Honda confirmou a sua intenção de entrar no negócio de energia com uma variedade de soluções de gestão de carga e de energia. Aqui em Frankfurt, a marca mostrou como a sua tecnologia pode ser utilizada para suportar o carregamento de veículos, não apenas em termos dos utilizadores que têm estacionamento em garagem, mas também para aqueles que vivem em áreas urbanas e que só podem estacionar o seu veículo na rua.

 

Carregador Honda Power Charger

Para os utilizadores que podem carregar o seu veículo elétrico numa garagem, a Honda vai lançar o carregador Power Charger que oferece uma forma ideal de carregamento de CA. Este carregador consiste num sistema de carga que pode ser montado na parede ou num pedestal, com uma potência máxima de 7,4 kW (alimentação monofásica) ou 22 kW (alimentação trifásica). Estes níveis de potência permitem aos proprietários do Honda carregar até 100% da bateria em apenas 4,1 horas*, assumindo uma alimentação de 32 A, significativamente mais rápido do que através de uma tomada comum de parede.


Solução de carregamento urbano em parceria com a ubitricity

Um dos problemas dos condutores de veículos elétricos na cidade é a falta de infraestruturas de carga para os seus veículos. Para solucionar esse problema, a Honda, em parceria com os especialistas em carregamentos da ubitricity, desenvolveu uma solução que permite aos utilizadores de veículos elétricos carregá-los na rua. Esta tecnologia permite a instalação de pontos de carga dentro de postes de luz, enquanto um cabo exclusivo com um dispositivo de medição móvel permite que o custo da carga fique vinculado à tarifa contratada pelo cliente, eliminando a necessidade de ter uma assinatura de vários fornecedores.


Protótipo de Honda Power Manager

O protótipo Honda Power Manager permite pré-visualizar um sistema bidirecional que liga veículos elétricos a uma rede elétrica inteligente. Esta tecnologia de "veículo-à-rede-elétrica" permite que a recolha e a distribuição de eletricidade entre os veículos elétricos e a rede equilibrem de forma inteligente a procura e o fornecimento de energia e façam o melhor uso das fontes renováveis.

O desenvolvimento destas funções de carga vai oferecer uma integração ainda maior dos veículos elétricos com as redes energéticas existentes, permitindo que a energia armazenada na bateria do veículo forneça eletricidade para a casa ou seja devolvida à rede elétrica durante os períodos de maior procura. A bateria do veículo pode ser reabastecida no momento em que a procura é menor, sujeita aos limites definidos pelo utilizador.

A Honda desenvolveu esta tecnologia com os especialistas em carregamentos bidirecionais da EVTEC. As atividades de teste desta tecnologia vão continuar à sua futura comercialização no início 2020.

Uma demonstração do sistema de rede inteligente no stand da Honda vai demonstrar como é possível armazenar com eficiência a energia gerada através de fontes renováveis e recolocá-la em casa ou vendê-la novamente à rede, apresentando oportunidades de obter receitas para os proprietários de veículos elétricos no futuro.

Um projeto de demonstração em Londres tem vindo a usar as unidades de teste EVTEC em conjunto com uma autoridade local. A energia pode ser usada para carregar veículos elétricos, fornecer energia a edifícios e devolver eletricidade à rede, quando necessário.


Planos de comercialização

A Honda confirma em Frankfurt que lançará no mercado os seus primeiros serviços comerciais de energia em 2020, para se alinhar com o lançamento do Honda e. O Reino Unido e a Alemanha serão os primeiros mercados a lançar comercialmente estes serviços, seguidos dos restantes mercados europeus.

* Duração calculada a partir de que a luz de pedido de carga se acende no painel de instrumentos.