Institucional 12 de Setembro 2017

Honda apresenta o novo Power Manager

Honda apresenta em frankfurt o power manager, um sistema inteligente de gestão de energia elétrica

Honda apresenta em frankfurt o power manager, um sistema inteligente de gestão de energia elétrica

  • Sistema de transferência de energia totalmente integrado gere a energia entre a rede elétrica, casas e veículos elétricos.

  • O primeiro passo da Honda para ajudar a que os veículos elétricos contribuam para a criação de redes elétricas inteligentes.

  • Projeto piloto arranca em França, com algumas unidades do Power Manager, a fim de se desenvolverem redes inteligentes regionais.


Honda apresenta, a 12 de setembro, no Salão Automóvel de Frankfurt de 2017, o seu novo Power Manager, um sistema de transferência de energia totalmente integrado.

O sistema foi criado para incorporar veículos elétricos numa rede elétrica inteligente. Ele permite a recolha e distribuição de eletricidade entre a rede elétrica, casas, empresas e veículos elétricos, para equilibrar de forma inteligente o consumo e o armazenamento eficiente de energia. A Honda aplicará a tecnologia do seu Power Manager num projeto piloto de rede elétrica inteligente na zona oeste de França.

Philip Ross, vice-presidente da Honda Motor Europe, disse: "Vamos incorporar linhas de transmissão eletrizadas em dois terços dos carros vendidos na região até 2025. A introdução do nosso sistema Power Manager apoia e reforça o nosso compromisso. O sistema usa tecnologia avançada para integrar inteligentemente o veículo elétrico numa rede de energia mais ampla, fazendo com que não seja apenas um consumidor de energia, mas também um fornecedor de energia para a rede. Isto sublinha a nossa promessa em desenvolver um modelo de mobilidade mais sustentável ".

Equilibrar o fornecimento, armazenamento e consumo de energia elétrica

O Power Manager trabalha agregando e distribuindo energia para a rede e, através dela, para casas ou locais de trabalho equipados com painéis solares e veículos elétricos.

A eletricidade é recebida no sistema a partir da rede elétrica ou é gerada pelos painéis solares e pode ser usada para fornecer energia e aquecer o edifício, bem como para carregar um veículo elétrico. Enquanto o veículo elétrico estiver ligado, a energia pode ser armazenada e usada em casa ou vendida de volta à rede, potencialmente gerando valor para os proprietários de veículos elétricos.

O sistema Power Manager pode ajudar a estabilizar a rede em momentos de fornecimento curto ou excedentário, além de representar uma oportunidade de receita para os proprietários de veículos elétricos.

Projeto piloto de rede elétrica inteligente em França

A Honda Motor Europe fornecerá três unidades do Power Manager para o projeto SMILE (Smart Ideas to Link Energies) através de um projeto piloto de rede inteligente.

O projeto piloto terá painéis solares e unidades do Honda Power Manager instalados para criar uma rede elétrica inteligente, onde a energia pode ser usada para carregar veículos elétricos, alimentar os parques de estacionamento da estação e devolver energia elétrica para a rede quando necessário.

O projeto SMILE, apoiado pelos Ministérios da Indústria e Energia de França, opera 17 projetos interligados com o objetivo de criar uma grande rede de energia inteligente na zona oeste de França até 2019.

O desenvolvimento do Power Manager da Honda sublinha o seu compromisso e ambição na área da eletrificação.