Gama

18 de Novembro 2014

Honda FCV CONCEPT

Apresentação Mundial do Novíssimo Veículo a Células de Combustível

FCV Concept

Na procura de uma Sociedade sem Emissões de CO2, a Honda combinou o FCV com um dispositivo externo de fornecimento de corrente eléctrica e desenvolveu uma Estação Inteligente de Produção de Hidrogénio.

A Honda revelou hoje ao mundo pela primeira vez o Honda FCV CONCEPT, um protótipo do novíssimo veículo a células de combustível (FCV = Fuel-Cell Vehicle), juntamente com o Honda Power Exporter CONCEPT, um modelo conceptual de dispositivo externo de fornecimento de corrente eléctrica que permite usar a corrente alterna (CA) directamente a partir do FCV, com um máximo de 9 kW*1.

O novíssimo FCV, que terá por base este protótipo, está previsto para ser colocado à venda no Japão no final de Março de 2016 e, depois disso, nos Estados Unidos e na Europa. Adicionalmente ao FCV e ao dispositivo externo de fornecimento de corrente eléctrica, a Honda vai continuar a promover a sua Estação Inteligente de Produção de Hidrogénio (SHS = Smart Hydrogen Station), uma unidade compacta semelhante à unidade original da Honda mas com um electrolisador de elevado diferencial de pressão.

Desta forma, a Honda continua a sua caminhada em direcção a uma sociedade futura isenta de emissões CO2 e baseada na utilização do hidrogénio, que se baseia em três princípios-base: “gerar,” “usar” e “ligar”.

Para a Honda, o hidrogénio detém um enorme potencial e é a energia da próxima geração porque é possível produzi-lo a partir de diversas outras fontes de energia, para além de ser fácil de transportar e armazenar. Com base nestas premissas, a Honda tem vindo a posicionar o FCV - cujo motor usa como energia a electricidade gerada por uma reacção química entre o hidrogénio e o oxigénio - como sendo o veículo com a derradeira "consciência ambiental", com uma abordagem proactiva em termos de investigação e desenvolvimento de diversos FCVs, desde o final dos anos 80 do século passado.

Em 2002, o Honda FCX tornou-se o primeiro*2 veículo a células de combustível do mundo a obter certificação da Agência de Protecção Ambiental dos EUA (EPA = Environmental Protection Agency) e da Comissão dos Recursos Atmosféricos da Califórnia (CARB = California Air Resources Board). Com estas certificações, a Honda deu início a um plano de aluguer do Honda FCX, no Japão e nos EUA.

Em 2003, a Honda desenvolveu a Honda FC STACK, a primeira*2 pilha de células de combustível do mundo a permitir o arranque em temperaturas negativas. Depois, em 2005, a Honda tornou-se a primeira*2 marca do mundo a iniciar as vendas de FCVs a clientes individuais nos EUA.

Em 2008, a Honda iniciou as vendas em regime de leasing do FCX Clarity, um fantástico veículo a células de combustível que oferece, não só o derradeiro funcionamento isento de emissões nocivas, como também novos valores em termos atracção automóvel, num inovador conjunto de 4 portas com uma experiência de condução que está muito à frente da dos veículos convencionais.

Tal como este registo bem demonstra, a Honda tem sido, até à data, uma empresa líder no domínio do desenvolvimento dos FCVs, adquirindo experiência e recolhendo dados reais de utilização, graças ao seu plano de leasing no Japão e nos EUA, incluindo feedback real recebido dos clientes e utilizadores individuais, para além de extrair dados dos próprios veículos.

O Honda FCV CONCEPT é um protótipo do FCV da nova geração, o modelo sucessor do FCX Clarity, com o qual a Honda procura alcançar mais melhorias em termos de performance, com menores custos.

A nova pilha de células de combustível instalada neste protótipo é 33% mais pequena do que a anterior pilha de células de combustível e oferece mais de 100 kW de potência com uma densidade elevada de 3,1 kW/litro; isto permite melhorar as performances gerais em cerca de 60%, em relação à anterior pilha de células de combustível.

A próxima geração do FCV da Honda será o primeiro*2 FCV de 4 portas do mundo com a motorização completa, incluindo a pilha de células de combustível de dimensões reduzidas, alojada debaixo do capot, tal como acontece com a motorização de um veículo convencional de 4 portas. Esta colocação da motorização permite obter um veículo com um habitáculo completo, com capacidade para transportar cinco pessoas adultas com todo o conforto, para além de possibilitar a evolução futura do veículo em diversos modelos derivados, quando os FCVs já estiverem mais disseminados e a sua utilização por parte dos clientes exigir outras variantes.

...

O Honda FCV CONCEPT também está equipado com um depósito de elevada pressão, 70 MPa, oferecendo uma autonomia, em velocidade de cruzeiro, superior a 700 km*3. O tempo de reabastecimento deste depósito é cerca de três minutos*4, tão rápido e fácil como os actuais veículos a gasolina.

Além disso, o Honda FCV CONCEPT possui uma funcionalidade para fornecimento externo de energia eléctrica*5, que esteve sujeita a uma série de testes exaustivos no FCX Clarity. Quando combinado com o dispositivo externo de fornecimento de energia, este FCV pode funcionar como "central eléctrica móvel em miniatura", com capacidade para gerar e fornecer electricidade a uma pequena comunidade em casos de urgência ou outros eventos.

Contribuindo para a obtenção de uma "sociedade futura baseada no hidrogénio", a Honda vai continuar a aceitar novos desafios na área das tecnologias de hidrogénio, incluindo a estação de abastecimento de hidrogénio Smart Hydrogen Station, os FCVs e os dispositivos externos de fornecimento de energia eléctrica.

Envolvimento da Honda nos Programas Europeus de Hidrogénio

A nível europeu, a Honda participa numa série de programas relacionados com o hidrogénio, em países individuais ou em todo o continente.

Parceria de Energia Limpa (Alemanha)

Em 2011, a Honda juntou-se ao Projecto de Demonstração Alemão, “Clean Energy Partnership” (CEP), que, na altura, era o maior projecto de demonstração na Europa em termos de mobilidade sustentada pelo hidrogénio. Adicionalmente aos cerca de 100 veículos a células de combustível actualmente em circulação nas estradas do velho continente como parte deste projecto, a CEP têm também em testes de funcionamento autocarros a hidrogénio nas redes de transportes públicos. O objectivo é testar a aptidão do hidrogénio como alternativa do dia-a-dia aos combustíveis tradicionais e ajudar a preparar o mercado para a introdução dos veículos a células de combustível. Isto inclui a produção sustentável de hidrogénio e o desenvolvimento das infra-estruturas necessárias à utilização deste tipo de combustível. No final de 2015, haverá 50 postos de abastecimento de hidrogénio na Alemanha, tornando-se o primeiro país do mundo a deter uma rede básica de abastecimento deste importante combustível alternativo. A mobilidade a hidrogénio é uma excelente oportunidade para o governo alemão expandir a sua posição de liderança internacional no domínio dos combustíveis e conceitos de motorização pioneiros.

Mobilidade H2 (Alemanha)

Em 2011, também na Alemanha, a Honda juntou-se a empresas líderes da indústria, numa iniciativa de parceria e colaboração denominada Mobilidade H2 (H2 Mobility), como Parceiro Associado e com o objectivo primário de desenvolver a rede alemã de reabastecimento de hidrogénio. No final de 2023, a actual rede de 15 postos de abastecimento da infra-estrutura pública alemã deverá alargar-se a cerca de 400 postos de abastecimento de H2.

A intenção dos parceiros, a Air Liquide, a Daimler, a Linde, a OMV, a Shell e a Total, em conjunto com a Organização Nacional para o Hidrogénio e Tecnologias de Células de Combustível (NOW GmBH) é colocar as fundações para a introdução comercial dos veículos eléctricos com motorizações a células de combustível.

As novas estações de reabastecimento de hidrogénio serão localizadas nas actuais regiões já com hidrogénio, nas quais as diferentes companhias petrolíferas já têm instalações: Berlim, Hamburgo e Estugarda, para além de ao longo dos novos corredores integrados Norte-Sul e Este-Oeste.

O objectivo é estabelecer uma rede nacional de estações de abastecimento de hidrogénio na Alemanha.

Mobilidade H2 (Reino Unido)

No Reino Unido, a Honda juntou-se ao projecto UK H2 Mobility, que foi estabelecido para determinar quais as necessidades para a aplicação comercial dos veículos eléctricos a células de combustível (FCEVs) no Reino Unido, a partir de 2015.

Este é um projecto de colaboração para avaliar o potencial dos FCEVs a hidrogénio, de forma a oferecer benefícios ambientais e económicos para o Reino Unido. Este projecto avalia o potencial do hidrogénio em contribuir para o abandono dos transportes terrestres com base em combustíveis que originam emissões de carbono, para além de representar oportunidades que podem e devem ser aproveitadas por uma empresa que já é líder global no desenvolvimento, demonstração, fabrico e utilização de novas tecnologias.

O projecto junta participantes industriais de sectores e áreas tecnológicas das células de combustível, utilização energética, indústria de gases, revenda de combustíveis e fabricantes globais de automóveis, bem como parcerias público-privadas europeias, três Departamentos Governamentais do Reino Unido, as Administrações Descentralizadas e a Assembleia da Área da Grande Londres, com vista ao desenvolvimento de uma base de negócio e um plano estratégico para a introdução comercial desta tecnologia, a partir de 2015.

A participação da Honda permite-lhe trabalhar com o Governo do Reino Unido, com outros fabricantes do ramo automóvel e com fornecedores de combustíveis no sentido de se apoiar uma estratégia de introdução para a criação no Reino Unido de uma rede de transportes com base no hidrogénio, para além de poder obter uma visão mais abrangente e nítida das oportunidades de negócio para o Reino Unido.

HyFIVE (a nível da Europa)

A nível europeu, a Honda e outros fabricantes pioneiros da indústria automóvel fornecedores de hidrogénio, e agências de consultadoria de todo o mundo assinaram um acordo no valor de 38,4 milhões de Euros com a parceria público-privada European Fuel Cell and Hydrogen Joint Undertaking (FCH JU). Este projecto é coordenado pelo Gabinete do Presidente da Câmara de Londres e tem como objectivo desenvolver e demonstrar as tecnologias e as infra-estruturas que irão permitir que os veículos eléctricos a células de combustível se tornem numa alternativa viável e amiga do ambiente para o futuro dos transportes terrestres na Europa.

O projecto, denominado HyFIVE (Hydrogen For Innovative Vehicles = Hidrogénio para Veículos Inovadores), é o maior deste tipo na Europa. A Honda é um dos cinco fabricantes que acordaram em desenvolver um total de 110 veículos a células de combustível de hidrogénio em diversos locais na Europa e desenvolver novos pólos de estações de reabastecimento de hidrogénio. As estações de reabastecimento configuradas em redes viáveis serão desenvolvidas em três pólos distintos, com 6 novas estações em ligação a 12 estações já existentes e abastecidas pela Air Products, Linde, OMV, ITM Power e Copenhagen Hydrogen Network.

Para a Honda, o projecto HyFIVE é uma oportunidade única de demonstrar os avanços que a empresa já conquistou no desenvolvimento das tecnologias de células de combustível e de veículos eléctricos de células de combustível.

​A Honda assume um papel proactivo no projecto HyFIVE, com responsabilidades tais como fornecimento de veículos, identificação de potenciais utilizadores finais, desenvolvimento de protótipos e conceitos e comunicação das actividades relacionadas com os FCEVs ao público em geral, tanto a nível nacional, como a nível local.



*1 Medição interna da Honda

*2 Investigação interna da Honda

*3 Medição interna da Honda em modo JC08 e utilização da estação de hidrogénio com 70 MPa de pressão de carga. Autonomia em velocidade de cruzeiro poderá ser menor, consoante as condições de utilização (temperatura ambiente, tráfego, etc.) e o modo de condução do veículo (arranques repentinos, utilização do ar condicionado, etc.)

*4 O tempo de reabastecimento pode variar consoante as condições.

*5 Versão japonesa

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