Institucional 15 de Setembro 2015

HONDA NO SALÃO DE FRANKFURT 2015

Num ano muito importante para a Honda, a marca apresenta no Salão Automóvel de Frankfurt de 2015 uma gama de automóveis completamente novos e de modelos renovados. Adicionalmente, e como demonstração da força criativa única da empresa na resolução dos desafios de mobilidade pessoal, actuais e do futuro, a Honda vai apresentar novos conceitos de design e tecnologias avançadas.

CONTEÚDO

  1. INTRODUÇÃO

    A Honda apresenta a sua gama de modelos novos e renovados, ao lado de alguns protótipos e estudos de design, naquele que foi um ano muito importante para a marca. 

  2. ESTREIA GLOBAL DO PROGRAMA "PROJECT 2&4", EQUIPADO COM MOTOR DA RC213V

    O vencedor do programa "Global Design Project" (Projecto Global de Design) combina a liberdade de uma moto e a capacidade de manobra de um carro 

  3. GAMA DE MODELOS NOVOS E RENOVADOS DA HONDA

    A gama de 2015 comprova as diversas aplicações da engenharia criativa da Honda

  4. PROTÓTIPO CIVIC TOURER ACTIVE LIFE E O CIVIC TOURER DETENTOR DE RECORDE DO GUINNESS WORLD RECORDS™

    O novo protótipo destaca o espaço e a versatilidade topo-de-gama da bagageira do Civic Tourer

  5. ESTREIA NA ALEMANHA DO UNI-CUB Β

    Dispositivo de mobilidade pessoal disponível pela primeira vez para testes na Alemanha

  6. VERSÃO PARA A ESTRADA DA MOTO VENCEDORA DO CAMPEONATO DE MOTO GP

    A RC213V-S, a versão para a estrada da Honda RC213V, várias vezes vencedora do campeonato de MotoGP, vai estar em exposição ao lado da CBR1000RR Fireblade e da VFR800X Crossrunner

1. INTRODUÇÃO

O Salão Automóvel de Frankfurt de 2015 será o palco de estreia do programa "Honda Project 2&4 powered by RC213V". Sendo o projecto vencedor do concurso de design global organizado pela Honda e os seus estúdios de design a nível global, o programa Project 2&4 representa a vontade da empresa em inspirar e recompensar o pensamento criativo.


Personificando o conceito da Honda de "capacidades técnicas criativas", o Project 2&4 da Honda foi concebido através de uma colaboração entre o centro de design de motos da Honda, localizado em Asaka e o centro de design de automóveis de Wako, ambos no Japão. O programa "Honda Project 2&4 é o resultado dos esforços continuados da empresa em conseguir criar uma experiência mais recompensadora dos seus produtos.


Como parte de uma gama de modelos novos e renovados, os novos modelos de produção do HR-V e do Jazz vão estar em exibição, ambos demonstrando a mistura familiar da Honda de design sofisticado, equipamentos avançados de segurança e espaço e versatilidade interiores líderes-da-classe.


Um dos SUVs campeões de vendas em todo o mundo, o Honda CR-V surge agora renovado no mercado europeu neste ano de 2015, com uma nova motorização diesel e caixa automática de nove velocidades, bem como uma série de tecnologias inovadoras que melhoram a protecção dos ocupantes.


Para 2015, o Honda Civic e o Honda Civic Tourer apresentam novas actualizações desportivas no estilo interior e exterior e há uma nova versão, o Civic Sport. Estes modelos estão equipados com o sistema Honda Connect, uma solução avançada de informação e entretenimento de bordo (infotainment), com base no sistema operativo Android e oferece funcionalidades tais como Wi-Fi, Bluetooth, USB, HDMI e Mirror Link.


O novo Civic Type R é o modelo de competição da Honda para a estrada e encarna o espírito e o gosto da marca pelo mundo da competição, bem como o seu empenho na produção de um modelo com performances líderes-da-classe, graças à utilização de engenharia criativa. Este modelo produzido na fábrica de Inglaterra e que foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra deste ano possui uma nova motorização de 2.0 litros VTEC TURBO e é o modelo mais radical a exibir o lendário emblema vermelho Type R.


protótipo Civic Tourer Active Life sublinha e a destaca o fantástico espaço de carga e a versatilidade deste modelo no segmento C. Este estudo demonstra que o estilo e o espaço podem trabalhar e funcionar em conjunto: a pintura personalizada destaca de forma ainda mais evidente o exterior esguio e desportivo e o habitáculo equipado com diversos tipos de acessórios comprova a capacidade deste protótipo em oferecer uma vida activa e em conformidade com as necessidades dos seus utilizadores.


Durante o Salão Automóvel de Frankfurt de 2015, a Honda vai demonstrar o seu dispositivo de mobilidade pessoal, o UNI-CUB β. Este dispositivo está equipado com a tecnologia de controlo do equilíbrio e um sistema de rodas motrizes omnidireccionais (Honda Omni Traction Drive System – Sistema Motriz de Tracção Omnidireccional da Honda) originários da pesquisa e investigação realizadas pela empresa no domínio dos robots humanóides, que culminou no desenvolvimento e investigação continuados do robot humanóide mais evoluído o mundo, o Honda ASIMO.


A Honda vai ter em exibição a RC213V-S, uma moto de estrada criada a partir da RC213V de MotoGP que já conquistou vários títulos mundiais. A RC213V-S não é simplesmente o resultado do feedback das tecnologias criadas pela participação da Honda na competição e aplicando-as a um modelo de produção comercial já existente; em vez disso, esta nova moto representa um esforço totalmente novo para possibilitar a utilização nas estradas públicas de um modelo desenvolvido para a competição do MotoGP.

2. Estreia global do programa "Project 2&4", equipada com motor da RC213V

O vencedor do programa "Global Design Project" (Projecto Global de Design) combina a liberdade de uma moto e a capacidade de manobra de um carro


O programa "Honda Project 2&4 powered by RC213V", da autoria do "Global Design Project" (Projecto Global de Design), faz a sua estreia global no 66º Salão Automóvel de Frankfurt.


Personificando o conceito da Honda de "capacidades técnicas criativas", o programa Honda Project 2&4 celebra a posição da Honda de líder mundial no fabrico de motores, fornecendo soluções a mais de 28 milhões de pessoas todos os anos e abrangendo soluções de mobilidade em duas e em quatro rodas, produtos de força, equipamentos marítimos e aplicações para a indústria aeroespacial.


Como exemplo do esforço continuado da marca em criar uma experiência de condução cada vez mais envolvente, o Honda Project 2&4 junta as capacidades únicas da marca nas duas e nas quatro rodas. Equipado com o motor da moto de competição RC213V, modificado para poder ser usado nas estradas públicas, o Honda Project 2&4 oferece a liberdade de uma moto e as capacidades de manobra de um automóvel.


É um motor excepcional, um bloco V4 de 999 cc a quatro tempos, desenvolvido originalmente para o protótipo de MotoGP e que foi adaptado para utilização nas estradas públicas. Este motor partilha da filosofia de base da Honda "The Power of Dreams" que procura inspirar a criação de ideias inovadoras e originais. Com o redline às 14.000 rpm, este motor está acoplado a uma caixa de velocidades DCT de seis velocidades e debita um pico de potência de 215 CV às 13.000 e 118 N·m de pico de binário às 10.500 rpm.


Tirando partido de toda a herança da Honda na competição, o design da carroçaria e a posição do motor foram inspirados pelo lendário Honda RA272 de 1965. A estrutura revela uma base central e os componentes funcionais do carro, tal como seria mais habitual numa moto e com uma disposição compacta semelhante. O comprimento total é de 3.040 mm, com 1.820 mm de largura e 995 mm de altura. Os reduzidos 405 kg de peso maximizam a entrega de potência do motor montado em posição central que, em conjunto com o baixo centro de gravidade, assegura fantásticas capacidades de resposta.


A fantástica sensação criada pelo cockpit aberto é melhorada de forma significativa pelo banco do condutor, suspenso de forma única por cima da estrada. Este design de "banco flutuante" coloca o condutor o mais perto possível da acção evocando a liberdade oferecida pela condução de uma moto e completando a envolvência das performances extremas e da engenharia exclusiva do Honda Project 2&4.

3. Gama de modelos novos e renovados da Honda

A gama de 2015 comprova as diversas aplicações da engenharia criativa da Honda 

  • HONDA HR-V: NOVA GERAÇÃO DO COMPACTO SUV

    O novo Honda HR-V representa uma proposta única para o segmento de crossovers sub-compactos: uma aparência cheia carácter de um coupé, a postura robusta de um SUV e o espaço e a versatilidade de um monovolume, num conjunto sofisticado, eficiente e de condução dinâmica. Desde o primeiro olhar, o HR-V apresenta uma postura cheia de carácter jovem, com as linhas esculpidas, distintas e arrojadas de um coupé, fundidas com a presença forte de um SUV.


    O HR-V está disponível com motorizações de alta eficiência de 1.6 litros i-DTEC diesel e 120 CV e ou de 1.5 litros i-VTEC a gasolina de 130 CV, ambas da série de tecnologias Earth Dreams da Honda. O motor diesel está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades e o motor a gasolina pode ser equipado com esta caixa manual de seis velocidades ou com uma opção CVT, também de seis velocidades.

  • HONDA JAZZ: A TERCEIRA GERAÇÃO DEFINE O HATCHBACK PARA O SEGMENTO B

    Na sua terceira geração, este hatchback utilitário, sub-compacto, versátil e super-popular da Honda, o Jazz de 2015, oferece ainda mais espaço, maior versatilidade, mais requinte e mais tecnologia.


    O novo Jazz foi criado segundo o conceito de design da Honda "máximo de homem, mínimo de máquina. Esta filosofia pretende criar um conjunto compacto e de elevada eficácia, através do aproveitamento máximo do espaço para os ocupantes e minimizando o espaço ocupado pelo próprio carro. A capacidade interior líder-da-classe e as soluções inovadoras da Honda em termos de disposição dos equipamentos são potenciadas pelo sistema de Bancos Mágicos, que oferecem uma série de configurações para o transporte de carga e de passageiros.

  • HONDA CIVIC TYPE R: UM CARRO DE CORRIDA PARA A ESTRADA

    O novo Civic Type R é o modelo de competição da Honda para a estrada e encarna o espírito e o gosto da marca pelo mundo da competição, bem como o seu empenho na produção de um modelo com performances líderes-da-classe, graças à utilização de engenharia criativa. Por outro lado, o novo Civic Type R é uma expressão da abordagem pioneira da marca à inovação tecnológica. Sendo a primeira aplicação mundial do novo motor 2.0 VTEC TURBO da Honda, a sonoridade desportiva, o estilo agressivo e funcional do veículo e as tecnologias inovadoras que equipam o seu chassis combinam-se para oferecer um veículo capaz de proporcionar uma das experiências de condução mais recompensadoras e envolventes.


    O novo Civic Type R marca a estreia do botão que activa o novo modo de condução " +R", um modo que aumenta as respostas de diversos sistemas do chassis e da motorização, oferecendo uma experiência de condução ainda mais intensa, ideal para as pistas.


    No coração do Civic Type R está uma nova unidade VTEC TURBO a gasolina, com injecção directa, turbocompressor e 2.0 litros de cilindrada e exibindo valores de potência, binário e performances sem rival no segmento de veículos hatchback de altas performances e tracção dianteira. O pico de potência é de 310 CV às 6.500 rpm e o binário máximo situa-se nos 400 N·m, entre as 2.500 e as 4.500 rpm – valores que são ambos superiores aos de qualquer modelo da linha Type R da Honda.

  • HONDA NSX: O RENASCIMENTO DE UM SÍMBOLO

    Completando a gama Type R em exibição no stand da Honda, temos o super-carro híbrido desportivo, o muito aguardado NSX. Desenvolvido segundo o conceito de "super-carro centrado no homem", todos os aspectos do design deste veículo colocam o utilizador em primeiro-plano.


    Após um intenso programa de desenvolvimento e engenharia que durou três anos, liderado pela equipa global de design e engenharia do centro de R&D da Honda em Raymond, Ohio, o NSX apresenta as clássicas proporções de baixa altura e grande largura, em conjunto com acabamentos de qualidade, frente agressiva e farolins traseiros que são um tributo ao design do NSX original.


    Todos os elementos do design exterior da carroçaria foram cuidadosamente estudados tendo em consideração a gestão integral dos fluxos aerodinâmicos, de forma garantir a necessária força descendente sobre a carroçaria e assegurar as necessidades em termos de estabilidade e arrefecimento dos sistemas do veículo. O NSX foi sujeito a testes exaustivos no avançado túnel de vento da empresa, localizado em Raymond, Ohio e que originaram um número significativo de alterações e melhorias entre o protótipo e o design final da carroçaria, incluindo modificações ao nível das grelhas de ventilação no capot, novas entradas de ar nas cavas das rodas e nas embaladeiras, bem como ao nível do spoiler traseiro.


    No coração das performances do NSX está o novo motor V6 a 75 graus, de montagem em posição central no chassis, com cabeça DOHC e duplo turbocompressor, acoplado a uma transmissão DCT de 9 velocidades de desenvolvimento especial. O motor V6 emprega um conjunto de válvulas compacto, inspirado na competição e sistema de lubrificação por cárter seco para ajudar a baixar o centro de gravidade. A novíssima transmissão DCT de nove velocidades oferece mudanças super-rápidas e reduções em consonância com a rotação do motor. O motor eléctrico traseiro de acção directa, alojado entre o motor e a transmissão, auxilia as acelerações, a travagem e a transmissão na realização das mudanças.

  • HONDA CR-V: O SUV MAIS VENDIDO NA EUROPA

    Um dos SUVs mais populares do mundo, o Honda CR-V surge renovado para 2015, ao nível do estilo, do conforto e das capacidades de ligação, bem como às tecnologias de ponta para a melhoria da segurança dos ocupantes.


    Os destaques do CR-V de especificação europeia para 2015 incluem um novo motor diesel, uma nova transmissão automática de nove velocidades e a estreia mundial da tecnologia de segurança denominada "Sistema Inteligente de Controlo Adaptável da Velocidade de Cruzeiro (i-ACC)", introduzida como parte do sistema Honda SENSING.


    Recorrendo a tecnologias de base de radar e de câmara, o novo sistema i-ACC da Honda consegue prever e reagir de forma automática a outros veículos que se atravessem à frente na sua faixa de rodagem. Com base em pesquisas exaustivas realizadas relativamente aos hábitos de condução típicos na Europa, o sistema i-ACC da Honda usa uma câmara e um radar para detectar a posição dos outros veículos na estrada. A seguir, o sistema aplica um algoritmo para prever a probabilidade dos veículos nas faixas adjacentes entrarem na faixa de rodagem do CR-V, permitindo-lhe reagir rapidamente, com segurança e conforto.


    O avançado sistema de infotainment da Honda, o sistema Honda Connect, foi introduzido com o CR-V e oferece maiores funcionalidades e possibilidades de ligação na estrada. As principais funcionalidades incluem rádio via Internet, navegação na Internet, sistema de navegação por satélite e câmara de visualização traseira.

  • HONDA CIVIC: NOVO DESIGN, NOVAS TECNOLOGIAS E NOVO DERIVADO DESPORTIVO, NA VERSÃO SPORT

    Para 2015, o Civic e o Civic Tourer beneficiam de uma frente com novo design e um aspecto mais desportivo, com novos faróis de luzes diurnas de presença integradas e um novo pára-choques dianteiro mais elegante. O Civic 5P também apresenta um novo pára-choques traseiro, spoilers laterais e spoiler traseiro em preto, para além de farolins traseiros de LEDs.


    Os 477 litros de capacidade da bagageira do Civic e os 624 litros da bagageira do Civic Tourer permanecem os melhores nos respectivos segmentos. A gama Civic para 2015 também beneficia do novíssimo sistema de bordo Honda Connect de informação e áudio.


    Todos os modelos da gama Civic de 2015 vão estar equipados de origem com o sistema CTBA (City-Brake Active System - Sistema de Travagem Activa em Cidade) da Honda. Concebido especificamente para ajudar a evitar ou amenizar as consequências dos acidentes a baixa velocidade, este sistema usa a tecnologia de radar para "ler" a estrada à frente e aplica automaticamente os travões caso detecte o risco iminente de colisão. Este sistema foi concebido para funcionar a velocidades inferiores a 30 km/h.


    A gama europeia do Civic foi alargada com a introdução de uma nova versão, o novo Civic Sport. Com base no Civic hatchback e equipado com o motor 1,6 litros i-DTEC diesel de 120 CV ou com o motor 1.8 litros i-VTEC de 142 CV a gasolina, esta versão apresenta um spoiler traseiro à cor da carroçaria e jantes exclusivas de 17 polegadas em liga leve.

4. Protótipo Civic Tourer Active Life e o Civic Tourer detentor de recorde do GUINNESS WORLD RECORDS™

O novo protótipo destaca o espaço e a versatilidade topo-de-gama da bagageira do Civic Tourer


A Honda vai apresentar o seu protótipo Civic Tourer Active Life no Salão Automóvel de Frankfurt deste ano. Este protótipo ajuda a sublinhar e a destacar o fantástico espaço de carga e a versatilidade deste modelo no segmento C. Este estudo demonstra que o estilo e o espaço podem trabalhar e funcionar em conjunto: a pintura personalizada destaca de forma ainda mais evidente o exterior esguio e desportivo e o habitáculo, equipado com diversos tipos de acessórios, comprova a capacidade deste protótipo em oferecer uma vida activa e em conformidade com as necessidades dos seus utilizadores.


Graças ao depósito de combustível colocado em posição central, o Protótipo Civic Tourer Active Life oferece uma excelente utilização dos 1.668 litros* de espaço na bagageira, coadjuvados pela reduzida altura de carga. Outras funcionalidades incluem um porta-bicicletas de utilização fácil e com capacidade para duas bicicletas, juntamente com um braço que pode ser recolhido e estendido a partir do porta-bicicletas de forma a facilitar as operações de manutenção e reparação. Outros acessórios de manutenção incluem uma bomba de ar integrada, uma luz grande na porta da bagageira, uma área sombreada alargada e uma bancada retráctil.


Os outros acessórios de manutenção incluem uma caixa de ferramentas, um porta-garrafas, um depósito de água e um suporte para a roda dianteira, integrados no forro lateral da bagageira. Outras soluções inteligentes de transporte e armazenamento incluem uma caixa de tejadilho de design aerodinâmico especial, concebida para o transporte de objectos essenciais à prática do ciclismo, como o calçado e os capacetes.


O estilo dinâmico do exterior do Protótipo do Civic Tourer Active Life reflecte o estilo de vida desportivo e activo dos clientes: o acabamento personalizado em azul metalizado de baixa tonalidade e a linha de tejadilho a cinzento ajudam a acentuar o estilo esguio e aerodinâmico do design do Civic Tourer. As novas jantes de liga leve de 18 polegadas e o pára-choques traseiro de design personalizado ajudam a destacar ainda mais o carácter desportivo do Civic Tourer


O interior também apresenta um tema personalizado: costuras azuis no volante e no punho da alavanca das mudanças, juntamente com forro do tejadilho a preto, tal como no Civic Sport e no Civic Type R.


Os bancos dianteiros combinam camurça com pele e fitas em carbono com debruado a azul, percorrendo as partes central e superior exterior do banco, continuando depois para os forros das portas também em camurça. 


Evidentemente, o espaço não teve de ser sacrificado para aumentar a eficiência e, para o comprovar e demonstrar a eficácia dos novos motores i-DTEC da série de tecnologia Earth Dreams da Honda, o Honda Civic Tourer 1.6 i-DTEC acabou de estabelecer um novo recorde em termos de eficiência de combustível, confirmado e certificado pelo GUINNESS WORLD RECORDS. Num desafio do "mundo real" que teve a duração de 25 dias e foi realizado em Junho último, este modelo registou um consumo médio de apenas 2,82 litros por cada 100 km/h (100,31 mpg), numa jornada de 13.498 km (8.387 milhas) que percorreu 24 países contíguos da UE.


* Bancos rebatidos, carga até ao tejadilho

5. Estreia do UNI-CUB β na Alemanha

Dispositivo de mobilidade pessoal disponível pela primeira vez para testes na Alemanha


Durante o Salão Automóvel de Frankfurt de 2015, a Honda vai demonstrar o seu dispositivo de mobilidade pessoal, o UNI-CUB β. Este dispositivo está equipado com a tecnologia de controlo do equilíbrio e um sistema de rodas motrizes omnidireccionais (Honda Omni Traction Drive System – Sistema Motriz de Tracção Omnidireccional da Honda). Este inovador sistema, originário da pesquisa e investigação realizadas pela empresa no domínio dos robots humanóides, que culminou no desenvolvimento e investigação continuados do robot humanóide mais evoluído o mundo, o Honda ASIMO. Estas tecnologias permitem ao utilizador do UNI-CUB β mover-se em todas as direcções, para frente, para trás, para os lados e na diagonal, simplesmente pela mudança do peso corporal em relação ao dispositivo e da inclinação do corpo na direcção de deslocamento pretendida.


Desde a sua introdução como protótipo em 2012, a Honda tem vindo a testar e a verificar o potencial de utilização do UNI-CUB através de acções de demonstração e programas de teste no Japão, conduzidos em conjunto com o National Museum of Emerging Science and Innovation (Miraikan) (Museu Nacional de Ciências e Inovações Emergentes). O novo UNI-CUB β ι uma evolução do UNI-CUB, desenvolvido após analisar os dados e o feedback dos utilizadores do programa de desenvolvimento.


Mais pequeno e mais leve, o UNI-CUB β pesa 25 kg e apresenta melhorias ao nível do design e dos materiais, com melhores capacidades de utilização e uma posição sentada de menor altura. No total, o UNI-CUB β tem 620 mm de altura, 510 mm de comprimento e 315 mm de largura. O dispositivo é alimentado por uma bateria de iões de lítio que oferece uma autonomia de 6 km ou 1,5 horas a uma velocidade de 4 km/h. A velocidade máxima é de 6 km/h.


Com este modelo, a Honda dá mais um passo em frente na comprovação das capacidades de comercialização do UNI-CUB β, disponibilizando este dispositivo a outras entidades e organizações no Japão através de um programa de leasing pago.


Durante o Salão Automóvel de Frankfurt, haverá demonstrações, de hora a hora, com a duração de cinco minutos, após a qual poderão ser efectuados testes ao aparelho, com marcações exclusivamente por ordem de chegada.

6. Versão para a estrada da moto vencedora do campeonato de Moto GP

A RC213V-S, a versão para a estrada da Honda RC213V, várias vezes vencedora do campeonato de MotoGP, vai estar em exposição ao lado da CBR1000RR Fireblade e da VFR800X Crossrunner

  • HONDA RC213V-S:

    A RC213V é uma moto criada pela Honda para utilização exclusiva na competição e já venceu os campeonatos mundiais consecutivos de MotoGP da FIM de 2013 e 2014. Para criar a RC213V-S, a Honda apenas introduziu as alterações necessárias para tornar na RC213V legal para utilização na via pública.


    Naturalmente, a RC213V-S herdou muitas das características que tornaram a RC213V um enorme sucesso nas pistas. Isto inclui componentes de peso reduzido e maquinagem especial, bem como os conhecimentos específicos as técnicas necessárias para esta maquinagem de precisão. Adicionalmente, a RC213V-S está equipada com as mesmas tecnologias de controlo com regulação integral, desenvolvidas para adaptarem a RC213V individualmente a cada piloto e circuito.


    Durante o desenvolvimento do conjunto motor/transmissão da RC213V, o objectivo da Honda foi criar um motor de moto com potencial para vencer no MotoGP. Para isso, o motor teria de debitar alta potência para atingir as velocidades elevadas que se verificam no MotoGP, mas sendo o mais compacto possível. Para cumprir estes objectivos, sempre em conformidade com as normas do MotoGP, a Honda optou por um bloco V4 a 90 graus com 999 cm³ de cilindrada e modificações detalhadas para que o motor pudesse caber no espaço determinado.


    O motor da RC213V-S retém todas as características indicadas acima, mas com modificações ao nível do perfil de rotação para obtenção de características de potência mais adaptadas à utilização em estradas públicas. O motor partilha a distribuição por carretos, oferecendo uma accionamento superior do conjunto de válvulas a alta rotação – tal com na RC213V. No entanto, o mecanismo pneumático de accionamento das válvulas foi alterado para um sistema de molas, devido à sua maior durabilidade e maior facilidade de manutenção numa utilização do dia-a-dia. Pelas mesmas razões, a transmissão ininterrupta da RC213V foi substituída por uma caixa de velocidades convencional.


    A RC213V-S está disponível com duas afinações, a standard com 159 CV (117 kW) às 11.000 rpm ou com 215 CV (158 kW) às 13.000 rpm quando equipada com o kit Sports opcional. A RC213V-S foi concebida, primeiramente, para a utilização em estradas públicas, mas há um kit desportivo disponível como opção, concebido exclusivamente para uma utilização em competição ou em pilotagem em circuito fechado.

  • HONDA CBR1000RR FIREBLADE

    De 1992 até ao presente, a história da CBR1000RR Fireblade tem sido de evolução e desenvolvimento constantes. O conceito de "Controlo Total" da Honda – uma filosofia de design que abrange todas as gerações – resultou numa moto com total equilíbrio e que combina performances excepcionais e uma condução satisfatória, que extrai o melhor de todos os condutores.


    Para a época de 2014, a CBR1000RR Fireblade foi actualizada com mais potência de pico e mais binário a média rotação Agora, o motor debita 181 CV (133 kW) com pico de potência às 12.250 rpm e 114 N·m de binário às 10.500 rpm. A posição de condução também foi melhorada e, pela primeira vez, foi criada uma derivada para as pistas de competição, a CBR1000RR Fireblade SP.


    Desde o primeiro modelo, o principal factor de consideração para os engenheiros da Honda foi sempre a performance de potência do motor, mas com alta facilidade de utilização – especialmente com o acelerador parcialmente aberto – e isso foi conseguido graças ao Duplo Sistema de Injecção Programada e Sequência de Combustível (PGM-DSFI). A embraiagem deslizante originária do MotoGP assegura a transmissão de toda a potência do motor, através da caixa de velocidades, com mudanças suaves, e manete de acção ligeira. Nas travagens fortes, ainda mais fundamentais para este tipo de moto e na altura das reduções à entrada das curvas, o sistema reduz a transmissão do binário do motor à roda traseira para diminuir a possibilidade de bloqueio da roda, o que provocaria perda de tracção e consequente aumento da instabilidade.

  • HONDA VFR800X CROSSRUNNER

    Construída para lidar com as situações do dia-a-dia, a VFR800X Crossrunner apresenta um estilo característico, musculado e minimalista de desportiva de aventura, com o seu motor V4-VTEC e quadro dupla trave em alumínio. As suspensões de longo curso suavizam a condução em pavimento irregular e a posição de condução a direito e o guiador largo oferecem uma direcção de respostas de precisão e uma condução ágil, tanto na cidade como na estrada. A Honda preparou a Crossrunner para lidar com as jornadas de longa distância, com um banco que permite regular a altura para 815 ou 835 mm, oferecendo o melhor conforto.


    O motor V4 a 90°, DOHC VTEC de 782 cm³, 16 válvulas e refrigeração por líquido foi concebido para produzir mais binário na gama de baixa a média rotação e maior pico de potência. A baixa rotação, o sistema de Comando Electrónico e Abertura Variável das Válvulas (VTEC) acciona um par de válvulas de admissão/escape por cada cilindro, mudando para accionamento às quatro válvulas quando a rotação do motor aumenta. Este motor tem uma sensação característica e produz uma sonorizada única e entusiasmante, através do sistema de escape 4-2-1-1; a potência máxima é de 106 CV (78 kW) às 10.250 rpm, enquanto o binário de pico é de 75 N·m às 8.500 rpm.


    O motor está montado num quadro especificamente adaptado e aperfeiçoado; a forquilha dianteira é uma unidade telescópica de 43 mm de diâmetro e está equipada com o sistema HMAS (Honda Multi-Action System) da Honda, oferecendo 131 mm de curso medidos no eixo e afinação sem ressaltos da pré-carga da mola. Este sistema, em combinação com o amortecedor traseiro de reservatório de gás, criam um conjunto extremamente versátil, numa moto desportiva de aventura que tem capacidade para viajar e enfrentar todas as situações de condução, misturando funcionalidade abrangente com performances focadas.