Gama 28 de Setembro 2018

Honda Urban EV Concept: o futuro chega às estradas

Quando, em setembro de 2017, a Honda apresentou, no Salão Automóvel de Frankfurt, o Honda Urban EV Concept, apresentava-se também ao mundo os próximos passos da marca, em relação a uma gama ecológica e cada vez mais surpreendente a nível de tecnologia.

A partir de janeiro de 2019 já será possível efetuar as primeiras encomendas deste novo carro elétrico. Representando o saudosismo em relação aos primeiros modelos da Honda, o Honda Urban EV Concept apresenta-se aos seguidores da marca com as melhores e mais recentes inovações tecnológicas, sempre associadas ao selo de qualidade a que a Honda já habituou os milhões de fãs em todo o mundo.

Um passo em direção ao futuro

Numa verdadeira visão para o futuro da Honda, em relação à extensão da sua frota de carros elétricos, o Honda Urban EV Concept dá-se a conhecer com dimensões inferiores, em apenas 100 milímetros, em relação ao atual Honda Jazz.

Mas é o seu estilo retro, que nos transporta para os anos 70, que conquista os fãs da marca. Com um design sofisticado e simples, a primeira sensação com que se fica é que o Honda Urban EV Concept tem um desempenho desportivo, a contrastar com a sua imagem. Começamos pelo emblema Honda, também ele numa versão mais retro, iluminado em azul, uma característica que será transversal aos futuros carros elétricos da marca. Já na parte da frente deste carro, um pormenor que vai surpreender todos os que por ele passarem nas estradas: entre os faróis será possível exibir mensagens interativas, em variadas línguas, que podem ir desde conselhos para os outros condutores até simples saudações, como um “olá”.

As portas serão de abertura invertida e este automóvel tem também a particularidade de permitir que o condutor tenha uma visibilidade maior para o exterior, graças aos seus pilares finos e a um para-brisas que dá a sensação de ocupar toda a parte frontal do Honda Urban EV Concept.



Este carro elétrico foi explorado ao pormenor. Com um design simples, mas pensado para ser funcional, podemos encontrar no seu interior um painel com acabamentos em madeira, onde se insere um ecrã panorâmico, a coluna da direção do volante e um conjunto de botões de controlo. Já os cintos de segurança, para o banco traseiro, foram colocados no centro do assento para permitir uma maior facilidade na hora de sair do carro.

Ao nível de tecnologia, podemos destacar a presença do sistema Automated Network Assist, uma espécie de ‘concierge’ pessoal, preparado para o auxiliar nas horas mais difíceis, já que o sistema aprende as preferências de quem está a conduzir o carro, interpretando as emoções com base nas opções efetuadas por quem vai ao volante, começando a dar sugestões a partir desse momento, ou tomando decisões sozinho.

Uma Honda de mãos dadas com o Futuro

A tecnologia elétrica apresenta-se como sendo um compromisso da Honda para com a preservação do nosso planeta.  Por isso, esta tecnologia passará a estar presente em todos os novos modelos lançados na Europa, já que a pretendemos ter em pelo menos dois terços das novas vendas de automóveis até 2025​.

Falta tão pouco para conhecer o verdadeiro futuro dos carros elétricos da Honda.