Institucional 07 de Agosto 2018

Missão cumprida! Jenson Button assegura quinto e ultimo recorde de volta do Civic Type R Challenge 2018


  • Jenson Button completa o Honda Type R Challenge 2018 com o quinto recorde, na pista de corrida Hungaroring
  • Novo recorde de volta em viatura de produção de tração dianteira de 2 minutos e 10.19 segundos no circuito GP Hungaroring
  • Novo recorde de volta cimenta a posição do Civic Type R como viatura mais rápida da classe
  • Quinto recorde deste ano alcançado em viatura de produção standard com pneus de estrada
  • Type R Challenge alcançou o objetivo e bateu cinco recordes em cinco icónicos circuitos de corrida europeus


Na quinta e última série de tentativas de recorde de volta planeadas na Europa em 2018, a Honda estabeleceu um novo recorde de volta em viatura de produção de tração dianteira de 2 minutos e 10.19 segundos no circuito GP Hungaroring na Hungria. O Civic Type R foi pilotado pelo Campeão do Mundo de Formula 1 e atual piloto da NSX Super GT, Jenson Button. A pista tem um significado especial para o piloto, visto que foi neste circuito que ele ganhou o primeiro Grand Prix da sua carreira com a Honda em 2006.


O circuito Hungaroring é uma pista de 4.38Km sinuosa e estreita, com curvas de 180 graus e uma chicane complexa, fazendo com que seja uma das pistas mais técnicas da Europa. No entanto, esta provou ser a demonstração perfeita do Sistema Damper Adaptativo do Civic Type R, trazendo uma condução firme, plana e maior agilidade para o manuseamento de alta performance à volta do circuito estrito. A par do sistema de suspensão, a configuração de direção única e aerodinâmica melhorada, permitiram que Button assegurasse o recorde de volta para a Honda no circuito Grand Prix.


Sobre o recorde de volta, Jenson Button disse: “Viemos ao Hungaroring, onde ganhei a minha primeira corrida na F1 com a Honda em 2006, para estabelecer um novo recorde de volta em viatura de produção de tração dianteira com o novo Type R, e estou muito feliz por termos conseguido!”


Comentando o próprio Type R, acrescentou: “A primeira coisa que reparei quando deixei a pit lane foi como o carro era neutro. Vim de um background que não é focado em tração dianteira, por isso foi bastante diferente para mim, mas como o Type R é tão bem equilibrado, foi instantaneamente muito agradável e natural.


O que mais me surpreendeu foi o quão tarde podes travar neste carro. A caixa manual funciona muitíssimo bem. Hoje em dia a maioria dos carros não vem com caixas manuais, por isso é bom ter aquela sensação manual. Sentes-te sempre muito mais ligado ao carro.”



A Honda estabeleceu um recorde semelhante em Hungaroring durante um desafio semelhante em 2016, utilizando a geração anterior do Civic Type R. Este novo recorde de tempo, é o quinto recorde de volta a recorde de volta de tração dianteira estabelecido pela Honda no Type R Challenge 2018, alcançando assim o objetivo definido pelo desafio, pensado depois do Type R se tornar o veiculo de produção de tração dianteira mais rápido de sempre em volta do Nürburgring Nordschleife, em abril de 2017, com um tempo de volta de 7 minutos e 43.8 segundos. Estes cinco recordes cimentam a posição do Type R como veículo mais rápido da sua classe.


O desafio viu cinco dos campeões Honda racing colocar o veiculo a seu ritmo em torno de cinco pistas da Europa, estabelecendo novos recordes de volta para um veículo de produção de tração dianteira.

  • O piloto WTCR Tiago Monteiro estabeleceu um recorde de 2 minutos e 01.84 segundos no circuito de Estoril em Portugal
  • O legendário BTCC Matt Neal estabeleceu um recorde de 2 minutos 31.32 segundos no circuito Silverstone no Reino Unido
  • Estrela Japonesa Super GT, Bertrand Baguette, estabeleceu um recorde de 2 minutos 53.72 segundos no Spa-Francorchamps na Bélgica
  • O Piloto WTCR, Esteban Guerrieri estabeleceu um recorde de 2 minutos 1.51 segundos no circuito GP Magny-Cours em França.

Recém projetado desde o inicio para entregar a experiência de condução mais enriquecedora de todos os Civic Type R, este novo programa de desenvolvimento do Civic foi o maior da história da Honda. O hatchback de alta performance permanece o mais rápido na sua classe incorpora um chassis leve, altamente rígido, baixo centro de gravidade e um sofisticado sistema de suspensão dianteira de eixo duplo, que reduz a direção de viragem e aperfeiçoa as curvas no limite. O novo Honda Civic Type R mantem a herança da geração hatchback de alta performance da Honda e é o automóvel mais rápido e veloz da categoria.


Button finalizou dizendo: “Este novo Type R é um mega kit, como sempre foi, e definitivamente não perdeu o seu charme”.