Gama 18 de Fevereiro 2015

NOVO HONDA HR-V

COMBINA ESTILO DINÂMICO COM ESPAÇO LÍDER-DA-CLASSE
  • Design e versatilidade de coupé com postura robusta de um SUV
  • Espaço interior versátil e líder-da-classe com elegância sofisticada
  • Sistema de informação e entretenimento Honda Connect disponível de série nas versões Sport e Executive
  • Sistemas Avançados de Assistência à Condução disponíveis de série nas versões Sport e Executive


A Europa vai receber o novo Honda HR-V no Verão de 2015, um modelo que representa uma proposta única no segmento Crossover: estilo dinâmico, versatilidade de um monovolume, dinâmica de condução sofisticada e divertida e ainda performances potentes e eficazes. Este novo modelo fará parte da gama de veículos Honda que demonstram a abordagem pioneira da marca às inovações tecnológicas.

O HR-V apresenta uma postura cheia de carácter, com as linhas esculpidas, distintas e arrojadas de um coupé, fundidas com a presença forte e sólida de um SUV.

No interior, o HR-V oferece um espaço líder-da-classe – graças a inovador sistema de Bancos Mágicos ® da Honda – também possui uma elevada versatilidade. Os materiais são de toque macio e de elevada qualidade, uma característica que define o habitáculo do HR-V, onde os engenheiros da Honda combinaram o espaço e a sensação desportiva num cockpit envolvente.

O novo sistema de informação e entretenimento Honda Connect, que funciona à base de aplicações (Apps) como num smartphone, é controlado por um ecrã de sete polegadas colocado no centro do tablier e permite aceder à Internet, receber notícias, informações de trânsito e actualizações do estado do tempo em tempo real, bem como utilizar serviços de música por streaming.

O novo HR-V estará disponível com um motor 1.6 litros i-DTEC diesel de 120 CV e elevadas respostas ou uma unidade de 1.5 litros i-VTEC a gasolina e 130 CV, ambos da série Earth Dreams Technologies da Honda.


O pack de Sistemas Avançados de Assistência à Condução, que recorre a uma câmara e a um radar de médio alcance, incorpora uma série de tecnologias avançadas de segurança, algumas das quais são novidade no segmento crossover.

O novíssimo Honda HR-V vai estar à venda em toda a Europa no Verão de 2015.

Linhas arrojadas e cheias de carácter de um coupé, com a postura sólida de um SUV

O novo HR-V mistura a personalidade dinâmica de um coupé com a postura robusta e sólida de um SUV, criando um veículo cheio de carácter e com uma atracção emocionante.


O formato da carroçaria e a linha do vidro traseiro que afunila na parte traseira resultam num perfil lateral dinâmico e desportivo, complementado pelos puxadores "ocultos" das portas traseiras. A linha distinta de corte abrupto que corre ao longo e que dá forma às partes laterais da carroçaria ajuda a dar ao HR-V uma presença objectiva e avançada, com uma sensação de movimento e agilidade, mesmo quando parado.

O HR-V também evoca uma presença reconfortante e robusta. Os contornos profundos dos painéis inferiores da carroçaria transmitem aquela sensação de robustez, solidez e segurança característica dos SUVs de grande porte, um aspecto reforçado pela forte orientação horizontal dos pára-choques dianteiros e traseiros.

Para além de darem ao HR-V uma identidade distinta e assumida na estrada, os designers não deixaram para trás a sua linha de identidade familiar. Por exemplo, este modelo partilha o design arrojado de "guarda-lamas fluidos" com o CR-V de 2015, em termos de grelha frontal, faróis unificados e a linha pontiaguda dos vidros traseiros.

Atrás, o HR-V dá continuidade ao estilo vivo. Os farolins traseiros afilados alargam-se para dentro da ampla porta da bagageira, na linha arrojada e esculpida dos "guarda-lamas fluidos".

Espaço interior líder-da-classe, com a versatilidade de um MPV


O novo HR-V apresenta um espaço interior líder-da-classe, com amplo volume e incrível versatilidade, colocando em evidência e trazendo, pela primeira vez, as virtudes de um MPV ao segmento Crossover.

A base do interior versátil e espaçoso do HR-V é a plataforma global da Honda para o segmento B, que incorpora soluções inovadoras em termos da disposição dos componentes. Por exemplo, o depósito de combustível de baixo perfil, montado por baixo dos bancos dianteiros, liberta o espaço por baixo dos bancos traseiros, permitindo montar o reconhecido e inovador sistema de Bancos Mágicos ® da Honda.

Cada Banco Mágico ® traseiro, com divisão 60:40 pode adoptar diversas configurações de forma a maximizar a versatilidade do habitáculo espaçoso. Em modo "Utilitário", o banco traseiro pode ser deitado para a frente e os encostos rebaixados, criando um piso longo e plano na bagageira. Em modo "Alto", os assentos dos bancos traseiros são colocados na vertical, libertando espaço do piso até ao tecto. O modo "Longo" permite rebater para a frente os encostos do banco traseiro e do passageiro dianteiro, numa posição horizontal.

Depois de sentados, todos os ocupantes beneficiam de espaços líder-de-classe para as pernas, ombros e cabeça, tanto à frente como atrás, mais comuns de encontrar nos segmentos dos veículos maiores.

Também a bagageira oferece um volume impressionante, com 453 litros de capacidade, disponíveis com os bancos em posição normal; com os bancos rebatidos, a capacidade aumenta para 1.026 litros. A ampla abertura da bagageira e a baixa altura de carga oferecem excelente acesso.


Design interior refinado e sofisticado, com materiais de qualidade, tecto de abrir panorâmico e sistema avançado de informação e entretenimento


Para os ocupantes, os designers da Honda procuraram conciliar o espaço, a solidez reconfortante com o cockpit apertado e desportivo de um coupé.

A utilização de materiais suaves ao toque, subtilmente acentuados por apontamentos cromados, oferecem um ambiente premium, com o design do tablier a combinar uma sensação de solidez com detalhes de alta qualidade, incluindo um painel em preto que destaca a sensação de interior sofisticado.

Em frente ao condutor, o painel de instrumentos tridimensional com três indicadores e respectivas molduras "flutuantes" iluminadas aumenta a sensação de qualidade. A função ECO Assist da Honda muda a cor de fundo do velocímetro de branco para verde durante uma condução mais eficiente.

A versão Executive também oferece um tecto de abrir panorâmico com abertura e inclinação de um toque. O quebra-luz deslizante, de abertura automática em conjunto com o tecto de abrir, pode ser fechado à mão para bloquear a luz do sol.

No centro do tablier, o ecrã por toque de sete polegadas do sistema Honda Connect, instalado de origem nas versões mais elevadas (Sport e Executive), permite tirar todo o partido das excelentes capacidades de ligação do avançado sistema de informação e entretenimento. A versão Comfort está equipada com um ecrã de cinco polegadas.

O sistema funciona em plataforma Android 4.0.4 e as funcionalidades de utilização são as mesmas de um smartphone desta plataforma, com acesso intuitivo e semelhante por "aperto, varrimento e toque" com os dedos sobre o ecrã. O sistema Honda Connect permite acesso rápido e fácil a todas as funções, incluindo a navegação na Internet, informações em tempo real sobre trânsito, noticiários e estado do tempo, para além das plataformas sociais e estações de música por internet. Podem instalar-se outras aplicações descarregadas do Honda App Centre, para que o utilizador possa aumentar a sua experiência online com o sistema de "infotainment", para além de estar disponível também o acesso ao sistema de navegação integrado da Garmin.

O ecrã por toque do sistema Honda Connect também apresenta as diversas informações do veículo – como, por exemplo, conta-quilómetros parciais, indicadores de consumo e tempos de viagem.

Adicionalmente, o sistema Honda Connect permite a ligação e sincronização de smartphones e outros dispositivos multimédia através de ligação MirrorLink, WiFi, Bluetooth, HDMI e USB.

Em resumo, um conjunto de funcionalidades avançadas


Tal como com todos os veículos Honda vendidos na Europa, o HR-V está equipado com uma série de tecnologias avançadas de segurança, tanto activas, como passivas.

Os sistemas compreensivos de segurança activa combinam os dados recolhidos dos sensores de radar e das câmaras de visualização dianteira e traseira. Com a excepção da versão-base, todas as outras versões estão equipadas de série com o Sistema Avançado de Assistência à Condução da Honda. Este conjunto de tecnologias inclui Assistente Inteligente à Velocidade, Sistema de Travagem Activa em Cidade, Avisador de Colisão à Frente, Avisador de Saída de Faixa, Sistema de Reconhecimento de Sinalização de Trânsito e Sistema de Suporte dos Máximos.

O sistema de travagem activa em cidade é equipamento de série no HR-V.

Adicionalmente ao equipamento completo de airbags frontais e de cortina, a carroçaria de estrutura ACE™ (Advanced Compatibility Engineering™ – Engenharia de Compatibilidade Avançada) oferece as fundações para uma excelente performance em termos de segurança passiva. Uma série de elementos estruturais ligados em rede distribui a energia da colisão por toda a frente do veículo, reduzindo as forças transferidas para dentro do habitáculo e melhorando a protecção dos ocupantes em caso de colisão frontal. A carroçaria ACE também ajuda a minimizar o potencial para situações em que outros veículos fiquem por baixo ou por cima do HR-V em caso de acidente, como é o caso de colisões frontais ou impactos descentrados com veículos de menores dimensões.

Condução envolvente com performances eficientes

Disponível na Europa apenas com tracção dianteira, o HR-V vai ser oferecido com opção por um motor i-VTEC 1.5 litros a gasolina e 130 CV, de elevadas respostas e eficácia ou uma unidade 1.6 i-DTEC diesel de 120 CV. Ambas as motorizações estão disponíveis com uma transmissão manual de seis velocidades refinada e suave; a versão 1.5 litros i-VTEC a gasolina também pode ser equipada com uma caixa automática CVT.

Estes dois motores fazem parte da série de tecnologia Earth Dreams da Honda e foram concebidos para oferecerem elevadas capacidades de resposta e eficácia, cumprindo as normas de emissões Euro 6.

As novas unidades 1.5 i-VTEC a gasolina, com 130 CV, e 1.6 i-DTEC diesel, com 120 CV,vão estar ambas disponíveis no HR-V. Ambas as motorizações estão equipadas com uma transmissão manual, e a nova unidade 1.5 a gasolina também poderá ser equipada com transmissão semi-automática CVT.

O HR-V foi concebido propositadamente para oferecer uma condução semelhante à de um veículo de 4 portas; este objectivo foi plenamente alcançado graças ao seu baixo centro de gravidade e à carroçaria de elevada rigidez e de baixo peso. Esta rigidez –resultado de cerca de 27% da estrutura da carroçaria ser em aço de elevada tenacidade – ajuda a obter uma sensação reconfortante de solidez o que, por sua vez, oferece um elevado sentimento de segurança durante a condução, com reduzido efeito de rolamento. Isto permite obter também um comportamento excepcionalmente linear, o que torna o HR-V num dos automóveis que mais confiança inspira no segmento Crossover em condução mais entusiasmada.

O HR-V vem trazer ao segmento Crossover as performances aerodinâmicas e líderes-de-classe que faltavam, tirando partido, não só da eficiência das suas motorizações, mas também do requinte do interior, graças ao baixo ruído do vento que se sente. Para minimizar esta intrusão de ruídos da estrada, o HR-V emprega um conjunto muito eficaz de isolamento acústico. Os materiais insonorizantes no interior das cavas das rodas à frente e atrás, a alcatifa do piso e a cobertura inferior do chassis contribuem para a sensação de atmosfera descontraída que se vive no habitáculo.