Gama 26 de Fevereiro 2015

NOVO HONDA JAZZ REDEFINE O SEGMENTO B

MAIS ESPAÇO, MAIOR VERSATILIDADE, MAIS REQUINTE E MAIS TECNOLOGIA
  • Terceira geração do Jazz com base na plataforma global da Honda para o segmento B;
  • Novo motor i-VTEC 1.3 litros a gasolina da série Tecnologia Earth Dreams;
  • Mais espaço interior, com a versatilidade do sistema de Bancos Mágicos® da Honda;
  • Exterior renovado e arrojado, habitáculo revisto;
  • Novo sistema de infotainment Honda Connect;
  • Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor garantem maior segurança; 


Com chegada à Europa no Verão de 2015, a terceira geração do Jazz apresenta um design interior e exterior ainda mais sofisticado, com um habitáculo espaçoso e versátil, sem rivais. Os ocupantes poderão usufruir de um habitáculo de maior requinte, com maior número de tecnologias avançadas de segurança e de entretenimento/informação, bem como de uma experiência de condução altamente eficiente e dinâmica.

Apesar de esta nova versão continuar a apresentar o perfil clássico e reconhecido do Jazz, agora é visível um estilo mais contemporâneo e actualizado, com a nova frente a transmitir uma sensação de potência e linhas fortes. A utilização do novo chassis global para o segmento B, com a sua disposição inteligente dos componentes, resulta num Jazz ainda maior por dentro. O sistema de Bancos Mágicos ® oferece uma versatilidade sem precedentes, juntamente com espaço líder-da-classe e grande diversidade de configurações para o transporte de carga e passageiros.

Os materiais de elevada qualidade e de toque agradável, e o interior bem pensado, oferecem um ambiente sofisticado. O ecrã por toque de sete polegadas no centro do tablier serve como ponto de interface para o novo sistema de informação e entretenimento (em forma abreviada, sistema infotainment) Honda Connect, que oferece acesso à Internet e actualizações, em tempo real, tão diversas como noticiários, boletins meteorológicos e informações de trânsito, para além de numerosas estações de rádio via internet.

O Jazz de 2015 estará equipado com o novo, potente e eficiente motor 1.3 litros, a gasolina, da série de tecnologias Earth Dreams da Honda. A qualidade de condução deste novo modelo está aliada a um comportamento mais envolvente e de melhores respostas, graças à utilização de um chassis mais rígido, mas mais leve, e com suspensões revistas. O conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), que recorre a uma câmara e a um radar de médio alcance, engloba uma série abrangente de tecnologias evoluídas de segurança que foram introduzidas em toda a gama de novos produtos da Honda durante 2015.

Fenomenal espaço interior e versatilidade

A nova plataforma Honda para o segmento B – partilhada com o HR-V – emprega soluções de elevada eficiência. O depósito de combustível, de perfil mais baixo e montado por baixo dos assentos frontais, liberta o espaço necessário, entre os assentos traseiros, permitindo que a plataforma acomode o sistema de bancos mágicos.

Mais longo por fora, 95 mm , e com uma distância entre eixos aumentada em 30 mm; isto dota o novo Jazz de um fantástico espaço no interior, especialmente na zona das pernas, dos ombros e da cabeça, tanto à frente, como atrás, numa disposição sem rivais nesta classe.

Em termos de capacidade de carga, o novo Jazz, mais uma vez, triunfa sobre a concorrência, com uma bagageira de espaço líder-de-classe. O espaço na bagageira aumentou para 354 litros (VDA) com os bancos traseiros em posição normal e para 884 litros (VDA) com os bancos traseiros rebatidos. Cada um dos Bancos Mágicos® na traseira pode ser dividido a 60:40 e pode adoptar diversas configurações, permitindo maximizar a versatilidade do habitáculo.

Com a abertura ampla e a reduzida altura de carga, o acesso à bagageira é fácil e os 4 ganchos de amarração permitem transportar os objectos com segurança.

Novo chassis e nova configuração dinâmica, complementados por um motor potente e eficiente, com excelentes características de condução

Graças à sua nova plataforma global para o segmento B, o novo Jazz é mais leve do que o seu antecessor e possui maior rigidez.

A suspensão de componentes melhorados – conjuntos MacPherson à frente e barra de torção em formato H atrás – juntam-se à maior distância entre eixos e oferecem uma condução naturalmente estável, com menor oscilação e afundamento longitudinal. Os novos sistemas de amortecimento também melhoram o conforto dos ocupantes, reduzindo as vibrações da estrada no habitáculo e a nova direcção assistida eléctrica oferece mais feedback ao condutor.

A nova geometria da suspensão resulta numa condução mais estável e composta, ajudando a obter respostas de maior precisão, num novo Jazz que se sente mais natural e ágil a curvar.

A nova suspensão também ajuda a amortecer o ruído e a vibração do pavimento, cortando os efeitos nocivos sobre a carroçaria e melhorando a sensibilidade da condução. As medidas abrangentes de insonorização acrescentam melhorias à qualidade de condução, nomeadamente reduzindo o ruído do motor, da estrada e do vento de forma notável. Foi dada uma atenção especial às zonas da carroçaria à volta do tablier, de forma a reduzir os trajectos do ruído, enquanto as coberturas aerodinâmicas na parte inferior da carroçaria ajudam a reduzir o ruído e o arrastamento aerodinâmico.

Tudo isto resulta num novo Jazz sofisticado e sem paralelo, com uma dinâmica reconfortante composta e requintada.

Na altura do lançamento, o Jazz vai estar disponível com uma motorização de elevada eficiência e excelentes respostas, sob a forma de uma unidade i-VTEC de 1.3 litros, a gasolina, da série de tecnologias Earth Dreams da Honda. Este motor debita 102 CV de potência às 6.000 rpm. O novo motor i-VTEC 1.3 a gasolina vai estar equipado com uma caixa manual de seis velocidades (em substituição da anterior unidade de apenas cinco) ou com uma transmissão CVT.

Design exterior arrojado e renovado; habitáculo requintado e sofisticado, com sistema infotainment avançado.

O design exterior totalmente novo coloca o Jazz em linha com o resto da gama de modelos novos e actualizações da Honda para 2015.

A frente, nova e distinta, reflecte o tema "guarda-lamas flutuantes" ao longo da grelha e dos faróis que partilha com o resto da família Honda para 2015. O formato arrojado em X, da frente, sobe à volta da parte inferior dos faróis, sobre o capot e ao longo da linha do tejadilho, mergulhando depois no pára-choques traseiro, reforçando um aspecto seguro e com presença.

As linhas duplas que moldam as laterais sobem desde as cavas das rodas dianteiras e oferecem ao Jazz um "look" avançado e objectivo. Atrás, o spoiler da porta da bagageira e o vidro traseiro praticamente na vertical conferem ao modelo uma forte posição estética, enquanto os farolins angulares acentuam o design arrojado.

No interior, o habitáculo oferece aos ocupantes uma sensação arejada e espaçosa, graças ao grande pára-brisas que encontra o painel do tejadilho bastante mais para trás. Isto, juntamente com os grandes vidros, de quarto, à frente dos vidros das portas, oferece excelente visibilidade para a frente e deixa entrar bastante luz no habitáculo.

Os materiais de qualidade no interior incluem tablier e frisos de alta qualidade e toque suave a preto, com pormenores premium que contrastam com os estofos e com os demais frisos cromados.

Os comandos, montados no volante, oferecem acesso fácil às funções mais usadas e permitem ao condutor mudar entre os diversos tipos de informação no ecrã da consola central – uma unidade multi-informações LCD, de cinco polegadas, ou o ecrã por toque, de sete polegadas, do sistema de infotainment Honda Connect, consoante a versão.


Este último é uma unidade de utilização intuitiva, que oferece um interface prático e cómodo para interagir com o sistema Honda Connect, onde o utilizador pode usar a mesmas funções por "aperto, varrimento e toque" com os dedos, tal como no ecrã "touch" de um smartphone normal. Com base no sistema operativo Android, este sistema dá acesso rápido e fácil a todas as funções, incluindo navegação na Internet, informações em tempo real sobre trânsito, noticiários e estado do tempo, para além das plataformas sociais e estações de música na internet. Podem instalar-se outras aplicações descarregadas do Honda App Centre, para que o utilizador possa aumentar a sua experiência online com o sistema de "infotainment", para além de estar disponível também o acesso ao sistema de navegação integrado da Garmin.

O ecrã por toque do sistema Honda Connect também apresenta as diversas informações do veículo – como, por exemplo, conta-quilómetros parciais, indicadores de consumo e tempos de viagem.

Adicionalmente, o sistema Honda Connect permite a ligação e sincronização de smartphones e outros dispositivos multimédia através de ligação MirrorLink, WiFi, Bluetooth, HDMI e USB.

Conjunto de dispositivos avançados de segurança

Tal como todos os veículos Honda da nova geração, vendidos na Europa, o Jazz está equipado com uma série de tecnologias avançadas, activas e passivas.

Disponível como opção na versão de entrada e de série nas outras versões, o conjunto de tecnologias de segurança activa da Honda, denominado sistema ADAS (Advanced Driver Assist System - Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) inclui Assistente Inteligente à Velocidade, Avisador de Colisão à Frente, Avisador de Saída de Faixa, Sistema de Reconhecimento de Sinalização de Trânsito e Sistema de Suporte dos Máximos.

O sistema de travagem activa em cidade é equipamento de série no Jazz.

A segurança passiva no Jazz de 2015 começa com a carroçaria de estrutura ACE™ (Advanced Compatibility Engineering™ – Engenharia de Compatibilidade Avançada), uma tecnologia que melhora a protecção dos ocupantes em caso de colisão frontal. Uma série de elementos estruturais ligados em rede distribui a energia da colisão por toda a frente do veículo, reduzindo as forças transferidas para dentro do habitáculo. A carroçaria ACE™ também ajuda a minimizar o potencial para situações em que outros veículos fiquem por baixo ou por cima do Jazz em caso de acidente, como é o caso de colisões frontais ou impactos descentrados com veículos de menores dimensões.