Gama 12 de Novembro 2020

Novos Honda Jazz e Honda Crosstar e:HEV obtêm pontuação máxima nos novos e rigorosos standards Euro NCAP

O Novo Honda Jazz e o Novo Honda Crosstar e:HEV receberam a classificação máxima de cinco estrelas na última ronda de testes de segurança Euro NCAP, que incluem uma série de novas e rigorosas avaliações. O Honda Jazz e o Honda Crosstar apresentam uma estrutura de carroçaria avançada totalmente nova e inclui de série um conjunto abrangente de tecnologias ativas de segurança e de auxílio ao condutor. Esta combinação de funcionalidades de segurança ativa e passiva, cuidadosamente integradas, reforça a reputação do modelo como um dos veículos de passageiros mais seguros da Europa.
  • O Novo Honda Jazz e o Honda Crosstar e:HEV obtiveram a classificação de cinco estrelas Euro NCAP;
  • O novo airbag dianteiro central e a tecnologia de segurança ativa, Honda SENSING, fornecem ao Novo Honda Jazz e Honda Crosstar e:HEV o pacote de segurança mais abrangente de sempre;
  • O Novo Honda Jazz e o Honda Crosstar e:HEV encontram-se entre os primeiros automóveis de marcas generalistas a serem submetidos a um novo regime de testes, que incluem uma avaliação de impacto nos passageiros e nos outros veículos envolvidos numa colisão;
  • O compromisso da Honda para com uma segurança excecional dos passageiros garante que o Honda Jazz e o Honda Crosstar continuam a ser dos automóveis mais seguros dos seus segmentos.

O Novo Honda Jazz e o Novo Honda Crosstar e:HEV receberam a classificação máxima de cinco estrelas na última ronda de testes de segurança Euro NCAP, que incluem uma série de novas e rigorosas avaliações. O Honda Jazz e o Honda Crosstar apresentam uma estrutura de carroçaria avançada totalmente nova e inclui de série um conjunto abrangente de tecnologias ativas de segurança e de auxílio ao condutor. Esta combinação de funcionalidades de segurança ativa e passiva, cuidadosamente integradas, reforça a reputação do modelo como um dos veículos de passageiros mais seguros da Europa.
 
Disponível exclusivamente com motorização híbrida, o Honda Jazz e o Novo Honda Crosstar são os primeiros modelos Honda na Europa a apresentar um airbag dianteiro central. O airbag é instalado na parte de trás do banco do condutor e expande-se até ao espaço entre o condutor e o passageiro, atenuando a possibilidade de colisão direta das cabeças do condutor e passageiro, na ocorrência de uma possível colisão lateral.
 
Para garantir que o airbag está corretamente colocado com precisão, de forma a oferecer a máxima proteção durante o acionamento, o airbag utiliza três amarras que guiam o airbag em redor do condutor de forma a protegê-lo durante uma curva.
 
O novo airbag dianteiro central funciona em conjunto com outras duas funcionalidades em caso de colisão lateral. Os pré-tensores do cinto de segurança presentes, tanto para o condutor como para o passageiro, trabalham para reduzir o movimento lateral do ocupante e são apoiados pelo apoio de braço central, que aumentou em altura. O impacto desta nova abordagem pode reduzir significativamente as lesões na cabeça tanto do passageiro mais próximo como do mais distante.
 
Este novo airbag é um dos 10 do Novo Honda Jazz e do Novo Honda Crosstar e:HEV, que também dispõem do Sistema de Airbag Lateral Traseiro. Esta estrutura dupla única de airbag, instalada no assento traseiro, é ativada com o objetivo de proteger os passageiros traseiros de impactos contra a porta e o pilar C em caso de colisão lateral. O airbag foi desenvolvido de forma compacta, com o intuito de não prejudicar a função exclusiva dos bancos mágicos.
 
As funcionalidades de segurança passiva são complementadas pelas tecnologias de segurança ativa e assistência ao condutor, Honda SENSING, que inclui uma câmara com maior definição e um ângulo mais amplo. Substituindo, desta forma, a câmara multifuncional e os sensores da geração anterior do Honda Jazz, reconhecendo uma maior variedade de caraterísticas na estrada e de trânsito. O pacote de segurança Honda SENSING, que vem de série em todos os modelos Honda, inclui também o Controlo inteligente da velocidade de cruzeiro adaptável, o Sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem e o Sistema atenuante de saída de estrada, entre outras funcionalidades.
 
Ao projetar e desenvolver o mais recente Honda Jazz e o Honda Crosstar, os engenheiros Honda também implementaram a estrutura tecnológica da marca, Advanced Compatibility Engineering (ACE), que constitui a base para um excelente desempenho de segurança passiva. A tecnologia ACE não protege somente o veículo e os seus passageiros ao dispersar a energia proveniente da colisão por toda a estrutura, mas também reduz a energia da colisão contra o outro veículo.
 
“A segurança detém uma extrema importância para nós e estamos entusiasmados que o Novo Honda Jazz e o Novo Honda Crosstar e:HEV tenham obtido a pontuação máxima de cinco estrelas nos procedimentos de teste Euro NCAP,” comentou Takeki Tanaka, Large Project Leader da Honda. “Ao redesenhar por completo estes modelos, conseguimos incorporar novas tecnologias estruturais avançadas e as funcionalidades de segurança passiva mais recentes para fornecer uma proteção excecional contra todo o tipo de acidentes. Com a adição de um conjunto atualizado de funcionalidades de segurança avançadas e assistência ao condutor já de série, estamos confiantes

que o Novo Honda Jazz e o Honda Crosstar continuam a ser um dos automóveis mais seguros dos seus segmentos. Uma nova funcionalidade importante neste modelos é a visibilidade panorâmica melhorada do vidro dianteiro e estamos orgulhosos de o termos conseguido sem comprometer o desempenho geral da segurança em caso de colisão – isto é algo que não se verá em nenhum outro veículo.”.
 
Os protocolos de testes mais rigorosos do Euro NCAP avaliam o impacto das forças de choque em caso de colisão. Um elemento significativo da avaliação NCAP considerou que o Novo Honda Jazz e o Novo Honda Crosstar possuem a capacidade de proteger os seus passageiros e reduzir o impacto no outro veículo envolvido, em caso de colisão. A avaliação requer que as forças de choque sejam direcionadas para as partes da estrutura do automóvel onde a energia possa ser absorvida de forma eficiente e segura, deixando o compartimento do passageiro o mais intacto possível, sem expor os passageiros a elevados e perigosos níveis de desaceleração. Ambas estas funções devem atuar simultaneamente quando ocorre uma colisão.
 
Os testes estendem-se, também, no âmbito da avaliação de colisões laterais e exploram a segurança pós-acidente. As normas aplicadas aos sistemas de travagem de emergência foram também revistas e são agora realizados testes aos sistemas de alerta do condutor.
 
A geração mais recente do Honda Jazz e o Honda Crosstar foram lançados em toda a Europa nos últimos meses, com uma motorização híbrida sofisticada e responsiva, para reforçar o compromisso da marca em eletrificar 100% da sua gama europeia até 2022.