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Uma viagem pela história da segurança automóvel

HR-V na estrada

Embarque com a Honda numa viagem pela história da segurança automóvel e descubra os principais sistemas de segurança que foram criados ao longo dos anos para este propósito.

Imagine por um momento uma sociedade em que não existem acidentes de trânsito. Uma sociedade em que nem os peões, nem os condutores, nem os passageiros perdem a vida na estrada. Utopia? Já não.

Sob o lema “Segurança para todos”, a Honda estabeleceu o objetivo de reduzir para zero o número de mortes em acidentes rodoviários até 2050. Um objetivo que esperamos alcançar através das tecnologias de ponta que temos vindo a desenvolver de forma constante. Mas o que impulsionou este objetivo? A fiabilidade dos nossos automóveis também se encontra associada a várias tecnologias de segurança, criadas para proteger todos os ocupantes das viaturas Honda, mas também com quem circula na estrada connosco.

Com o aumento do parque automóvel e a sinistralidade rodoviária, novas mudanças foram introduzidas para permitir uma maior segurança automóvel. Sabe quando é que estas se tornaram uma prioridade para os fabricantes de automóveis? Entre nesta viagem pela história e descubra os principais momentos e dispositivos criados para aumentar a segurança automóvel.

Segurança automóvel: as principais invenções

Um dos desenvolvimentos mais importantes na segurança automóvel foi o cinto de segurança, mas a sua utilização foi surpreendentemente lenta. Os fabricantes de veículos começaram a oferecê-los como extras opcionais na década de 1950, mas a aceitação foi extremamente baixa.

A primeira lei a tornar o cinto de segurança obrigatório foi introduzida só depois de 1970, na Austrália. Em muitos países, no entanto, o cinto de segurança só se tornaria obrigatório para todos os passageiros a partir da década de 1980. Mas são muitas as invenções que hoje em dia continuam a existir para uma maior segurança automóvel.

Os primeiros limpa para-brisas

O limpa para brisas acompanha a história do próprio automóvel. A patente foi registada no ano de 1903, altura em que a norte-americana Mary Anderson criou um equipamento mecânico que podia ser integrado nos automóveis. Anos mais tarde, em 1908, o irmão de Guilherme II, imperador da Prússia, e amante de carros, fez um pedido para uma segunda patente, desta vez do limpa para brisas elétrico.

Segurança automóvel e as mudanças na Carroçaria

No decorrer dos anos 20, aconteceram importantes mudanças na estrutura da carroçaria dos automóveis. Nesta década, os engenheiros decidiram transformar a carroçaria criada a partir de várias peças integradas, passando a ser pensada como uma só.  Graças a esta mudança, foram garantidas melhores condições de estabilidade e uma maior segurança automóvel na proteção dos seus ocupantes.

A invenção do airbag

O airbag apenas começou a ser usado nos automóveis depois de ter dados provas de sucesso em outros meios de transporte. O primeiro registo desta invenção remonta à década de 1920, enquanto “saco de ar” que era uma espécie de almofada usada nos aviões. A adaptação para o universo automóvel foi feita em 1951, pelo alemão Walter Linderer, numa altura em que a sinistralidade aumentou significativamente.

Os sensores de estacionamento

Os sensores de estacionamento foram inventados em 1970, mas só recentemente é que começaram a ser integrados nos automóveis. Estes servem para verificar se há obstáculos próximos do seu carro, utilizando uma tecnologia de ultrassom, que faz uma leitura do local e evita que haja uma colisão entre o veículo e determinado obstáculo.

ecrã tátil

O papel da Honda na Segurança Automóvel

A Honda fez das suas principais missões a criação de uma sociedade livre de acidentes rodoviários, estando sempre a a inovar e a equipar os seus veículos com sistemas de segurança automóvel avançados o que garante uma segurança cada vez maior na estrada.

Há já algum tempo que a Honda tem vindo a dedicar um grande esforço à investigação e desenvolvimento de tecnologias destinadas a atingir o objetivo de zero mortes em acidentes de viação. Por exemplo, com o novo sistema Honda SENSING 360, a Honda foi capaz de reduzir significativamente o risco de acidentes.

Este sistema é capaz de detetar veículos ou peões que se aproximem de praticamente qualquer lado do veículo, eliminando os temidos ângulos mortos. Alertas sonoros e visuais avisam o condutor em tempo útil, para evitar um potencial impacto. Adicionalmente, a Honda continuará a investir na investigação para desenvolver tecnologias que garantam segurança para todos no mais curto espaço de tempo possível. O passo seguinte será a Inteligência Artificial (IA).

Num futuro não muito distante, o seu carro poderá ajustar a sua condução às emoções do momento, de modo a mantê-lo cada vez mais seguro. O sucesso dos sistemas de inteligência artificial reside em saber como responder às necessidades humanas. E as necessidades humanas, em muitos casos, são emocionais.

A Honda tem ainda outra tecnologia pioneira: o Sistema de Assistência ao Condutor Inteligente (ADAS). Utilizando sensores e câmaras, o ADAS deteta os potenciais riscos em torno do veículo, o que por sua vez permite à IA identificar os perigos de condução e determinar as melhores manobras em tempo real.

A tecnologia é nossa aliada, hoje mais do que nunca. porque nunca foi tão humanizada.

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

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