A segurança continua a ser uma prioridade não só para quem procura um automóvel, mas também por parte das próprias marcas. Anualmente, surgem diversas inovações tecnológicas que tornam os carros mais seguros para condutores e passageiros.
O que torna os carros mais seguros?
Para que a segurança nunca seja esquecida foi criado o European New Car Assessment Programme, mais conhecido por Euro NCAP. Desde 1997, este programa independente é a fonte mais fiável no que toca à segurança dos automóveis existentes no mercado europeu.
Num total de 7 testes, alguns dos elementos estudados são:
- o impacto, em caso de acidente, de vários ângulos e contra diferentes objetos;
- o chicote cervical (o impacto que o acidente pode vir a ter na coluna de um passageiro);
- como funciona a travagem autónoma de emergência;
- a segurança das crianças a bordo;
- a proteção dos peões envolvidos.
No entanto, nem todos os automóveis são selecionados pelo Euro NCAP para realizarem este teste, pelo que, na hora de escolher a sua próxima viatura, tenha este fator em consideração. A Honda tem dos carros mais seguros do mercado, o Honda CR-V Hybrid, que recebeu 5 estrelas nos testes do Euro NCAP.
Principais características de um carro mais seguro
Na procura por um carro novo, a segurança vem, habitualmente, em primeiro lugar. São diversos os elementos que influenciam na segurança, pelo que é fundamental garantir uma boa manutenção e qualidade de:
- Cintos de Segurança
- Barra de proteção laterais
- Airbags
- Sistema de Travões
- Amortecedores
- Suspensão
Com o intuito de promover os níveis de segurança nos carros em circulação, a União Europeia definiu algumas tecnologias de segurança ativa que devem ser incorporadas, com o objetivo de contrapor o erro humano em situações como acidentes rodoviários.
Até 2022, todos os fabricantes de automóveis terão que as integrar nos seus novos automóveis onze sistemas de assistência à condução, dos quais destacamos:
- Assistentes de velocidade inteligente: têm a função de limitar a velocidade dos automóveis de acordo com os limites de cada via.
- Sistemas de travagem de emergência autónoma: caso seja detetado um obstáculo, o carro imobiliza-se.
- Sistemas de deteção de fadiga do condutor: sensores que emitem alertas quando o condutor deve efetuar uma pausa na condução.
- Registo de informação de acidentes: uma espécie de caixa negra do automóvel, que registará a possível causa de um acidente.
Na hora de comprar um carro novo, deve ter em consideração se o mesmo responde positivamente a, pelo menos, três critérios fundamentais: quantidade de airbags, sistemas de assistência à condução e classificação nos testes Euro NCAP.
Tecnologia fundamental para carros mais seguros
Todos os anos, as várias marcas que integram a indústria automóvel investem milhões para inovar em tecnologias que permitam destacar os seus carros como os mais seguros.
Na Honda distinguimo-nos pela integração de 3 tecnologias que tornam os nossos carros mais seguros e que garantem a sua total fiabilidade.
Novo sistema de airbag dianteiro central
O novo Honda Jazz Hybrid é o primeiro modelo da Honda a integrar a nova tecnologia de airbag dianteiro central como standard. Através deste novo airbag, um dos dez presentes no novo Honda Jazz, é possível evitar o contacto direto entre passageiros e reduzir o impacto numa possível colisão lateral.
De forma geral, o impacto desta nova abordagem torna os carros mais seguros, podendo reduzir possíveis lesões na cabeça em 85%, para o passageiro mais próximo, e 98% para o passageiro mais distante.
Também a zona traseira do novo Honda Jazz inclui sistema de airbag lateral, para maximizar a segurança dos seus ocupantes. Com o objetivo de proteger os passageiros traseiros de impactos contra a porta e outras zonas da traseira do carro, em caso de colisão lateral esta tecnologia será ativada.
O airbag foi desenvolvido de forma compacta, com o intuito de não prejudicar a tecnologia exclusiva dos bancos do Honda Jazz.
Segurança integrada na estrutura do automóvel
O novo Honda Jazz incorpora a tecnologia estrutural da Honda Advanced Compatibility Engineering™ (ACE™). Uma rede de elementos estruturais interligados distribui a energia do impacto, de forma igual, pela parte dianteira, reduzindo a força transferida para o compartimento dos passageiros.
O ACE™ não protege apenas o veículo e os seus passageiros ao dispersar a energia proveniente da colisão por toda a estrutura, mas também reduz a energia da colisão contra outro veículo.
A funcionalidade Honda SENSING
As funcionalidades de segurança passiva do novo Honda Jazz são complementadas pelo conjunto de tecnologias de segurança ativa e assistência ao condutor, o Honda SENSING.
Um ângulo mais amplo e uma câmara com uma maior definição são algumas das melhorias que o novo Honda Jazz integra. A câmara consegue identificar uma quantidade mais alargada de caraterísticas da superfície da estrada ou situações no trânsito, tais como:
- deteção caso o veículo se aproxime da borda do pavimento;
- deteção da aproximação de outro veículo;
- deteção da passagem para outra faixa de rodagem sem indicação;
- sinais de trânsito.
A câmara do novo Honda Jazz é também capaz de eliminar o embaciamento, de forma a permitir total nitidez do campo de visão.
Por sua vez, o conjunto de tecnologias de segurança que integram o Honda SENSING sofreram otimizações. É o caso do sistema de travagem atenuante de colisões com uma operação noturna melhorada, para detetar peões quando não existe iluminação pública nas ruas.
Este sistema alerta, ainda, o condutor quando deteta um ciclista a atravessar a estrada. Desta forma, aciona os travões quando o Honda Jazz atravessa ou dirige-se no caminho de outro automóvel.
Através destes e tantos outros sistemas de segurança ativa e passiva que existem nos automóveis, nas cidades e nas estradas, o nosso futuro revela-se cada vez mais seguro. Cidades inteligentes e integração de tecnologias de condução autónoma, fazem parte de como a Honda imagina a mobilidade do futuro, tornando os seus carros cada vez mais seguros.
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