Sabe em que consiste a inspeção periódica de veículos? Este serviço é fundamental e obrigatório, tanto para o bom funcionamento do seu carro, como para a segurança rodoviária. Saiba o que implica a inspeção periódica de veículos e quando fazer.
Perceba o que pode fazer para preparar o seu veículo, que documentos tem de apresentar no momento da inspeção e quais são os custos associados.
Inspeção Periódica de Veículos: quando fazer e o que levar
A inspeção periódica obrigatória (IPO) tem como objetivo confirmar que um determinado veículo mantém a manutenção adequada para um bom funcionamento, em segurança. É realizada por um inspetor licenciado, num centro de inspeção autorizado.
A periodicidade da inspeção periódica de veículos depende das categorias e tipos de veículos, sendo que está legislada no Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de julho.
Que documentos são necessários levar para a inspeção?
Para levar o carro à inspeção deve apresentar-se num Centro de Inspeção Técnica da categoria A ou B. De modo a ser admitido na inspeção automóvel, deverá ter consigo a seguinte documentação:
- Certificado de matrícula ou livrete;
• Título do registo de propriedade;
• Ficha da última inspeção realizada, exceto se for a primeira inspeção.
A inspeção periódica de veículos tem custos?
A realização de uma inspeção automóvel a um carro ligeiro tem um custo de 31,43€, com IVA. As reinspecções, necessárias quando um veículo não passa na primeira inspeção automóvel, têm um custo de 7,89.
Para carros ligeiros de passageiros, a primeira inspeção periódica deverá ser realizada até quatro anos após a data da primeira matrícula. Depois, deve ser realizada de dois em dois anos. Depois deste marco, é obrigatório levar o carro à inspeção todos os anos.
Todos os carros devem fazer a sua primeira inspeção automóvel até ao dia e mês do registo da matrícula. A primeira inspeção automóvel, e as subsequentes, são realizadas durante os 3 meses que antecedem essa data.
O que acontece se o carro não passar na inspeção?
Um carro pode chumbar na inspeção periódica caso se verifique uma anomalia que o impeça de circular com total segurança.
Podem-se verificar três cenários:
- Se registadas até cinco anomalias de grau 1: estas devem estar corrigidas até à próxima inspeção, mas não impedem o veículo de circular;
- Caso sejam registadas 6 ou mais anomalias de grau 1 ou de grau 2: obrigam a uma reinspeção do automóvel, não permitindo que sejam transportados passageiros ou carga;
- Se se verificarem anomalias de grau 3, o automóvel fica proibido de circular.
A inspeção automóvel é obrigatória de modo a garantir a segurança de todos. Por isso, não adie a verificação do seu automóvel, não só para cumprimento da lei, mas também para aumentar a segurança rodoviária de condutores, passageiros e peões.
Conte com a ajuda da Honda
Para que possa ficar descansado, a Rede de Concessionários e Reparadores Autorizados pode efetuar o serviço de pré-inspeção do seu Honda e levá-lo ao Centro de Inspeções.
Não espere pela sua inspeção automóvel para saber se o seu carro tem a manutenção adequada. Existem alguns exercícios que pode realizar a partir do conforto da sua casa, garantido, desta forma, que as principais funcionalidades não apresentam problemas.
- Verifique as luzes de presença, os médios e os máximos;
- Tenha em atenção se os espelhos retrovisores estão funcionais;
- Confirme o estado dos pneus;
- Analise se os cintos de segurança funcionam sem problemas.
Aproveite a campanha de primavera Honda e marque já o check-up gratuito, para garantir que o seu Honda está no ponto!
Partilhar