Resultados
Oficina

Inspeção de carros novos: como realizar?

Mulher junto a um HOnda

Quer saber como funciona a inspeção para carros novos? Esta é fundamental para garantir o devido funcionamento dos automóveis e a segurança dos passageiros e dos restantes utentes da estrada. Apesar disso, são muitos os condutores que têm dificuldades em perceber quando devem fazer a primeira inspeção.

Descubra tudo sobre a duração, o custo, como fazer um check up prévio e toda documentação necessária para a inspeção de carros novos.

Inspeção de carros novos: tudo o que precisa de saber

A Inspeção Técnica de Veículos, vulgarmente conhecida pela sigla ITV ou IPO (Inspeção Periódica Obrigatória) deve ser realizada num centro de inspeções autorizado. Assim, garante que o seu carro cumpre com as condições necessárias para circular em segurança. Apesar de essencial, este procedimento é relativamente rápido. Tem a duração de cerca de 20 ou 30 minutos para carros ligeiros.

Honda estacionado

Inspeção de carros novos: documentação necessária e custos

Para começar, procure saber qual o Centro de Inspeção Técnica mais próximo de si. De seguida, para que não se esqueça de nenhum documento importante, organize-os. Vai precisar de:

  • Certificado de matrícula ou livrete;
  • Título do registo de propriedade;
  • Ficha da última inspeção realizada, exceto se for a primeira inspeção.

Afinal, qual é o custo da inspeção? A inspeção de um carro novo (ou não) ligeiro tem um custo associado de 31,43€, com IVA. Se o veículo reprovar na inspeção, cada reinspecção terá um custo de 7,89€.

Inspeção de carros novos: quando fazer?

A inspeção em carros novos ligeiros deve ser realizada 4 anos após a data marcada no registo da primeira matrícula. Posteriormente, deve levar o seu carro à inspeção a cada 2 anos. As inspeções passam a ser realizadas todos os anos, quando o automóvel passar a marca dos 8 anos.

Todos os carros devem fazer a sua primeira inspeção automóvel até ao dia e mês do registo da matrícula. A primeira inspeção automóvel, e as subsequentes, devem ser realizadas durante os 3 meses que antecedem essa data (Decreto-Lei n.º 144/2012).

mulher sentada junto a um Honda

Inspeção de carros novos: como fazer um check up prévio?

Não precisa de esperar pelo resultado da sua inspeção automóvel para saber se o seu carro tem a manutenção adequada. Muito pelo contrário, é importante ir verificando regularmente as principais componentes do seu carro de modo a garantir o seu correto funcionamento. Alguns exercícios importantes são:

  • Verificar as luzes de presença, os médios e os máximos;
  • Verificar se os espelhos retrovisores estão funcionais;
  • Confirmar o estado dos pneus;
  • Analisar se os cintos funcionam corretamente;
  • Verificar eventuais perdas de fluídos;
  • Verificar se possui todos os acessórios de segurança (como triângulo e colete refletor);

Um carro aprovado na inspeção automóvel é sinal de uma manutenção cuidada e da dedicação dispõe ao seu automóvel. Não se esqueça, saiba sempre quando é a próxima inspeção do seu veículo e saiba qual o centro de inspeções a que se pode dirigir.

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt