Resultados
Oficina

Limpeza de carros: as melhores dicas para manter o seu carro como novo

limpeza de carros

A correta limpeza de carros ajuda a manter a pintura e a prevenir o surgimento de manchas e arranhões. No que diz respeito à limpeza de carros no interior, a mesma é fundamental pois evita que os resíduos se acumulem no interior, o que, a longo prazo, pode conduzir a que estes penetrem nos materiais, provocando desde mau cheiro a manchas.

A frequência ideal para lavar e limpar o carro deve ser semanal ou, no máximo, de 15 em 15 dias e deve passar por diversos cuidados, desde o lugar onde estaciona o automóvel até aos materiais utilizados.

Limpeza de carros: o que fazer antes de lavar o carro?

Antes de iniciar a lavagem do automóvel, comece por selecionar o local onde irá fazê-la. Aconselhamos que o carro seja estacionado à sombra, já que, desta forma, evitará que a espuma ou a água sequem antes do tempo, manchando a pintura.

Lembre-se de fechar todas as janelas e de puxar os limpa para-brisas para a frente. Retire todos os tapetes do interior do automóvel, iniciando a limpeza do carro por estes: lave os tapetes com recurso a uma escova, água e sabão. Assim, quando terminar de lavar o carro, estes já estarão secos.

Separe previamente todos os materiais que irá utilizar na lavagem do seu carro:

  • 2 baldes;
  • 1 detergente específico para a limpeza do carro;
  • Escovas para as rodas e para os pneus;
  • Esponjas e panos para secar, de preferência de microfibra ou algodão, já que os sintéticos podem danificar a pintura.

Limpeza de carros: como lavar o carro por fora

Depois de selecionar o local onde irá lavar o carro e separar todos os materiais para a limpeza do seu automóvel, está no momento de iniciar a tarefa. Comece pela lavagem exterior do carro, seguindo estes passos:

  1. Molhe o carro com água, com recurso a uma mangueira sem pressão, para não danificar a pintura. Depois, passe a esponja com a mistura de água e detergente. Lave o carro por partes, começando de cima para baixo. Sempre que terminar uma parte, enxague a espuma.
  2. A maior parte da sujidade encontra-se na parte de baixo do carro e nas rodas. Por isso, utilize a escova para limpar as rodas e os pneus. Vá utilizando a mangueira para limpar a roda de vários ângulos.
  3. Seque o exterior do automóvel com toalhas limpas (de algodão ou microfibra).

Lavar o interior do carro: 6 dicas úteis de limpeza de carros

Na hora de lavar o carro, o interior também precisa de alguns cuidados específicos. A limpeza evita a acumulação de pó e outros resíduos nos cantos do habitáculo e nas entradas do ar condicionado.

Comece por limpar, tal como no exterior, por partes. Siga estes passos.

1. Limpar o teto

Inicie a limpeza do teto do automóvel com a remoção da poeira, recorrendo à utilização de uma escova macia e um pano seco. Posteriormente, faça uma mistura de água com um detergente neutro e desinfetante, podendo utilizar um borrifador para espalhar bem a mistura. Depois, passe o pano seco, à medida que borrifa o teto.

2. Limpar os bancos de tecido

Bancos e outros revestimentos de tecido no interior do carro, como nas portas, devem ser limpos com um detergente de carpetes de uso geral. Aplique o mesmo no tecido utilizando um pano, sem forçar muito a limpeza. Caso existam manchas no tecido, pode optar por um detergente próprio, seguindo as instruções da embalagem.

3. Limpar os bancos de pele

Os estofos de pele são mais fáceis de limpar do que os bancos de tecido, uma vez que o material não acumula tanta sujidade, poeira ou ácaros. Para limpar este tipo de material, utilize um pano húmido com um pouco de sabão natural, e depois remova o excesso com um pano seco.

4. Painéis e superfícies de plástico

Para limpar os plásticos no interior do automóvel, utilize produtos próprios para o efeito, que não ressequem o material. Deve evitar a aplicação de substâncias que contenham óleo, como o silicone, pois danificam o plástico.

5. Limpar os vidros

Utilize produtos de limpeza específicos para o material, como os usados nas janelas de casa. É importante limpar bem o vidro frontal e as escovas do para-brisas, já que as mesmas servem para preservar a visibilidade do condutor.

Para limpar pormenores como cromados, o ideal é utilizar um polidor de metais, deixando-o descansar por alguns minutos, e polir a superfície com um pano de microfibra. Já os acabamentos em madeira são, por norma, envernizados e necessitam apenas de uma camada de cera após uma limpeza superficial com um pano.

6. Limpeza do ar-condicionado

Por fim, não deve esquecer-se do ar condicionado. Este acumula muito pó e pode prejudicar a sua saúde, principalmente se sofrer de alergias. Tente substituir o filtro do ar condicionado com frequência, podendo recorrer a um reparador oficial da marca.

Limpar o carro de forma correta é uma das melhores maneiras de garantir segurança na condução. Ainda assim, tenha em mente a data para a próxima inspeção automóvel, para uma limpeza profissional e ainda mais minuciosa.

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt