Resultados
Oficina

Limpeza de estofos: como e quando fazer

limpeza de estofos honda e

Para manter os bancos e estofos do seu carro livres de manchas e sujidade, não precisa de recorrer sempre a uma limpeza profissional. Com as dicas que lhe apresentamos, garante uma limpeza de estofos rápida e simples, mas eficaz.

A sujidade dos nossos carros reflete muitas viagens de férias, momentos do dia-a-dia, passeios com amigos de quatro patas e refeições que tiveram de ser feitas no automóvel. Todas estas ocasiões contribuem para que os estofos fiquem repletos de manchas e sujidade.

Se souber como limpar os estofos do carro, pode remover toda a sujidade. Saiba que produtos e ferramentas são necessários para fazer a limpeza de estofos, sejam eles em pele ou em tecido.

Limpeza de estofos: o que vai precisar

Para fazer a limpeza de estofos do seu automóvel como um verdadeiro profissional, vai precisar das seguintes “ferramentas” e materiais. Tome nota:

  • Aspirador (de preferência com mangueira de extensão e acessórios portáteis);
  • Produtos de limpeza indicados para estofos (cada tipo de estofo tem características específicas, sejam de pele, tecido ou sintéticos);
  • Pincéis ou escova dos dentes (para chegar a zonas mais difíceis);
  • Panos e esponjas.

limpezas de estofos Honda Crosstar

Regras e etapas de limpeza para diferentes tecidos

Se tem estofos em tecido, comece por aspirar com o tubo do aspirador “colado” ao tecido. Se tem animais de estimação que deixam muito pelo, o melhor é comprar fita adesiva, ou um rolo de papel adesivo, para apanhar o pelo, porque passar apenas o aspirador não será suficiente.

Para manchas de gordura e nódoas de bebidas como leite ou café, use um detergente lava-tudo, limpa-vidros e limpe com toalhitas de bebé. Para nódoas de comida incrustada, use um pano ou toalha e tenha à sua disposição dois baldes: um de água fria e outro de água quente.

Junte detergente da roupa na água quente e use essa solução com um pano ou toalha na nódoa, evitando molhar o tecido em demasia. Passe depois outro pano com a água fria.

Para estofos em pele, prefira sabão neutro, algo que provavelmente já terá por casa. Comece sempre por aspirar os estofos, com cuidado.

Quando iniciar a limpeza, deve sempre fazer um movimento suave e giratório. Esfregar com muita força pode danificar a cor natural dos estofos. Com uma esponja macia ou pano de microfibras, ligeiramente húmido e com sabão neutro, tente retirar o máximo de sujidade possível.

De seguida, aguarde até secar e aplique um condicionador de couro para manter o material flexível.
Estofos sintéticos são mais fáceis de limpar. Para uma limpeza mais a fundo, comece mais uma vez por aspirar os estofos. Para retirar nódoas dos estofos, pode recorrer ao limpa-vidros. Mas antes disso, leia os rótulos dos produtos para verificar se são compatíveis.

Nestes casos, o processo é bastante simples: borrifar os estofos e passar um pano. Certifique-se que não coloca líquido em excesso. Depois de limpar completamente os assentos, use um outro pano, desta vez para secar.

Dicas úteis para a limpeza de estofos

Para que a sua limpeza de estofos seja mais eficaz, comece por consultar o manual do seu carro, onde podem existir instruções específicas para os diferentes componentes do automóvel.

Ao aspirar, dê especial atenção às zonas com manchas, porque retirar o pó na superfície vai ajudar os líquidos de limpeza a penetrar mais facilmente no tecido.

Além dos produtos que lhe aconselhamos em cima, ou de produtos específicos para estofos de carro, pode também usar outros que estejam destinados a retirar sujidade de tecidos como tapetes e cortinados.

Evite usar uma quantidade excessiva de produto: opte por camadas finas antes do processo de escovar e massajar. Usar muito líquido pode humedecer o estofo e levar à proliferação de mofo e mau cheiro.

Todos gostamos de manter os nossos automóveis a brilhar, por dentro e por fora. Lembre-se que os assentos do seu carro, sendo usados todos os dias, devem ser limpos com alguma frequência.

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt