Resultados
Oficina

Como fazer a limpeza do A/C do seu carro

fazer a limpeza do a/c

Agora mais do que nunca, limpar e manter higienizados os diversos componentes do automóvel, é extremamente importante. O ar condicionado (A/C) é um dos sistemas do seu automóvel que é mais importante manter em excelentes condições. Saiba como fazer a limpeza do ar condicionado do seu carro.

Com a atual conjuntura de propagação da Covid-19, fazer a limpeza do ar condicionado de forma correta tem uma importância acrescida, sobretudo se partilha o espaço com membros da sua família, amigos ou colegas de trabalho.

Quando fazer a limpeza do A/C?

Apesar de o sistema de ar condicionado do seu veículo ser sobretudo utilizado durante os meses de verão, durante o inverno o A/C é um grande aliado para evitar o embaciamento dos vidros.

Seja qual for a altura do ano, manter o ar condicionado totalmente funcional é uma questão, não só de manutenção automóvel, mas também de saúde.

A limpeza do ar condicionado (em conjunto com a manutenção) deve ser feita pelo menos uma vez por ano. Contudo, se começar a sentir maus cheiros ou a notar problemas no funcionamento do sistema, é sinal que é preciso antecipar a limpeza.

Tente também fazer sempre a manutenção do ar condicionado antes de se darem as grandes mudanças de temperatura sazonais. Desta forma evita que, caso haja algum problema, e tiver de esperar pela reparação, as viagens não sejam desconfortáveis.

Periodicamente, verifique o radiador do motor e o condensador ar do condicionado quanto a folhas, insetos, e sujidade presos na superfície dianteira. Estes materiais bloqueiam o fluxo do ar e reduzem a eficiência de arrefecimento. Utilize uma mangueira com água a baixa pressão ou uma escova macia para os remover.

As palhetas do condensador e do radiador dobram-se muito facilmente. Utilize apenas água a baixa pressão ou uma escova de arame macia para as limpar.

limpeza a c

Porque é que é importante fazer a limpeza do ar condicionado?

O A/C deve estar sempre nas melhores condições, já que uma falha no sistema de climatização põe em causa o conforto na condução e até a visibilidade do condutor.

Uma das primeiras lições a reter sobre este sistema é que é fundamental para o nosso bem-estar e é essencial para o nosso carro, dado que permite regular as condições de temperatura e humidade dentro do habitáculo.

Como fazer uma limpeza do A/C

  1. Comece por verificar o estado do filtro. Pode consultar o último capítulo do Manual de Instruções do seu Honda para verificar a instruções detalhadas da localização e verificação do mesmo.
  2. Se verificar que o papel do filtro está escuro, aconselhamos que entre em contacto com o seu concessionário para proceder à sua substituição. Na eventualidade de apenas encontrar alguns detritos e se apresentar uma cor branca, proceda à limpeza do filtro com cuidado para não rasgar o papel do mesmo.
  3. Posteriormente, comece por remover a humidade das condutas do ar condicionado. Com o carro parado, estacionado ao ar livre e com o motor a funcionar, ligue o ar condicionado sem ligar o modo de recirculação de ar
  4. Defina o ar condicionado para uma velocidade média e na temperatura mais fria. Saia do carro, deixe as portas e vidros fechados e aguarde 5 minutos;
  5. Se nos próximos dias, os vidros do seu Honda embaciarem rapidamente, repita este procedimento durante 10 minutos.
  6. Não aconselhamos que utilize produtos de limpeza de condutas. Poderá danificar o motor de accionamento do A/C. Se sentir um cheiro fora do normal, entre em contacto com o seu concessionário para que seja efetuada uma limpeza de forma profissional, segura e eficaz.

limpeza do A/C

Dicas para manter o A/C em bom estado

Nos meses frios, ponha o ar condicionado a funcionar pelo menos uma vez por semana. Deixe-o funcionar durante, pelo menos, 10 minutos enquanto conduz a uma velocidade regular, com o motor à temperatura normal de funcionamento. Isto faz circular o óleo lubrificante contido no refrigerante.

Se deixar o carro exposto ao sol durante muito tempo, não ligue o ar condicionado virado para o para-brisas, já que a diferença brusca de temperatura diminui a resistência térmica do vidro.

Nos dias mais quentes de verão, deixe o ar condicionado circular durante alguns minutos com os vidros do carro abertos para estabilizar a temperatura no automóvel.

O filtro do pó e do pólen deve ser substituído a intervalos curtos se conduzir principalmente em áreas urbanas com elevadas concentrações de fuligem no ar, gerada pela indústria e pelos veículos com motores diesel. Substitua-o mais frequentemente se o fluxo do ar do sistema de controlo da climatização ficar inferior ao habitual.

Ao seguir estes conselhos para limpeza do A/C, e ao prestar atenção ao estado do ar condicionado do seu carro está a poupar nos custos de manutenção automóvel e a garantir que mantém o habitáculo o mais limpo possível.

Honda Portugal Automóveis
Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt