Quando compramos um automóvel, são inúmeras as despesas que vêm associadas à sua manutenção. O combustível é uma das que maioríssima dor de cabeça dá aos consumidores, com os preços em constante alteração e cada vez mais elevados para os rendimentos das famílias portuguesas.
Desta forma, deixamos algumas dicas e conselhos sobre as melhores formas de poupar combustível, numa redução de custos que pode atingir até 35%.
1 – Compre carros mais económicos
Na hora de escolher um carro novo, opte por um que se apresente com o menor consumo possível. Isso exige alguma investigação primeiro! Carros com motor blue motion, que são mais eficientes, carros movidos a diesel, elétricos e híbridos são as melhores opções para começar a economizar, desde logo, no combustível.
2 – Utilize ar condicionado com menos frequência
Experimente estacionar o seu automóvel na sombra para não sentir tanto a necessidade de ligar o ar condicionado ao entrar na sua viatura. O ar condicionado é responsável por cerca de 20% do aumento no consumo do combustível, portanto, pequenos truques como desligar o ar condicionado alguns minutos antes de chegar ao destino da sua viagem, poderá ajuda-lo a reduzir as despesas com combustível.
3 – Reduza o consumo de combustível ao diminuir o peso do veículo
Quanto maior for o peso do seu automóvel, maior a força que este terá que fazer, portanto, maiores serão os gastos em combustível.
4 – Desligue o motor do carro sempre que possível
Só o simples ato de deixar o carro ligado quando parado, pode representar um gasto de um a dois litros de combustível por hora. Isto ficou cada vez mais fácil de evitar com a funcionalidade de “start and stop” existente nos automóveis mais recentes.
5 – Conduza mais devagar para reduzir consumo de combustível
Ao conduzir a 140 km/h consome-se mais 25% de combustível do que a 110 km/h, pois quanto maior a velocidade, maior a resistência que se tem ao ar, e quanto maior a resistência, mais difícil será reduzir as despesas com combustível.
6 – Calibre os pneus e mantenha o alinhamento da condução em ordem
Os pneus com uma calibragem incorreta aumentam o atrito do pneu no solo, o que leva a um aumento do consumo de combustível, acontecendo o mesmo com a questão do alinhamento da direção.
7 – Carros menores e com menos potência
Carros mais potentes têm um maior gasto com combustível, pois estão, na sua grande maioria, mais equipados que os pequenos. Isto faz com que pesem também mais e que, por isso, o esforço seja maior, convertendo-se num aumento do consumo.
8 – Manutenção do óleo e filtro de ar
Se o filtro do ar estiver sujo, levará a que o fluxo de ar que entra no motor diminua, prejudicando assim a mistura de ar e combustível que é a ideal para o seu automóvel.
9 – Desligue dispositivos elétricos sempre que possível
A utilização dos faróis auxiliares, dos limpa-para-brisas, do sistema de ventilação interna e outros, potenciam o aumento do consumo do combustível até 25%, logo só os deverá utilizar quando necessário para que consiga poupar em combustível.
10 – Evite trânsito e trajetos com muitos semáforos
É fundamental que o automóvel mantenha uma velocidade uniforme para se evitar custos extra associados ao esforço que um automóvel faz nos habituais pára-arranca que a vida citadina proporciona.
Partilhar