Resultados
Oficina

10 dicas para diminuir o consumo de combustível

Quando compramos um automóvel, são inúmeras as despesas que vêm associadas à sua manutenção. O combustível é uma das que maioríssima dor de cabeça dá aos consumidores, com os preços em constante alteração e cada vez mais elevados para os rendimentos das famílias portuguesas.

Desta forma, deixamos algumas dicas e conselhos sobre as melhores formas de poupar nos gastos com o combustível, numa redução que pode atingir até 35%.

1) Compre carros mais económicos: na hora de escolher um carro novo, opte por um que se apresente com o menor consumo possível. Isso exige alguma investigação primeiro! Carros com motor blue motion, que são mais eficientes, carros movidos a diesel, elétricos e híbridos são as melhores opções para começar a economizar, desde logo, no combustível.

2) Não utilize o ar condicionado com tanta frequência: experimente estacionar o seu automóvel na sombra para não sentir tanto a necessidade de ligar o ar condicionado ao entrar na sua viatura. O ar condicionado é responsável por cerca de 20% do aumento no consumo do combustível, portanto, pequenos truques como desligar o ar condicionado alguns minutos antes de chegar ao destino da sua viagem, poderá ajuda-lo a poupar alguns euros no final do mês.

3) Tente reduzir o peso do veículo: quanto maior for o peso do seu automóvel, maior a força que este terá que fazer, portanto, maiores serão os gastos em combustível.

4) Desligue o motor do carro sempre que possível: só o simples ato de deixar o carro ligado quando parado, pode representar um gasto de um a dois litros de combustível por hora. Isto ficou cada vez mais fácil de evitar com a funcionalidade de “start and stop” existente nos automóveis mais recentes.

5) Conduza mais devagar: ao conduzir a 140 km/h, por exemplo, consome-se mais 25% de combustível do que a 110 km/h, pois quanto maior a velocidade, maior a resistência que se tem ao ar, e quanto maior a resistência, maior o consumo.

10 dicas para diminuir o consumo de combustível

6) Calibre os seus pneus e mantenha o alinhamento da direção em ordem: os pneus com uma calibragem incorreta aumentam o atrito do pneu no solo, o que leva a um aumento do consumo de combustível, acontecendo o mesmo com a questão do alinhamento da direção.

7) Dê preferência a carros menores e com menos potência: carros mais potentes têm um maior gasto com combustível, pois estão, na sua grande maioria, mais equipados que os pequenos. Isto faz com que pesem também mais e que, por isso, o esforço seja maior, convertendo-se num aumento do consumo.

8) Faça a manutenção do óleo e filtro de ar: se o filtro do ar estiver sujo, levará a que o fluxo de ar que entra no motor diminua, prejudicando assim a mistura de ar e combustível que é a ideal para o seu automóvel.

9) Desligue os dispositivos elétricos sempre que possível: a utilização dos faróis auxiliares, dos limpa-para-brisas, do sistema de ventilação interna e outros, potenciam o aumento do consumo do combustível até 25%, logo só os deverão utilizar quando necessário.

10) Evite o trânsito e trajetos com muitos semáforos: é fundamental que o automóvel mantenha uma velocidade uniforme para se evitar custos extra associados ao esforço que um automóvel faz nos habituais pára-arranca que a vida citadina proporciona. Assim, evite esses percursos.

Honda Portugal Automóveis
Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt