A massificação dos veículos elétricos é cada vez mais evidente, e são cada vez mais os condutores que se tornam adeptos desta motorização ecológica. No entanto, nem todos percebem como funciona o motor elétrico destes veículos e como são capazes de produzir energia sem necessitar de combustível.
Neste artigo, tiramos todas as dúvidas e explicamos-lhe como funciona o dos veículos 100% elétricos!
Como funciona um motor elétrico?
Um motor elétrico utiliza forças eletromagnéticas, geradas quando uma corrente elétrica atravessa um campo magnético, para fornecer energia ao carro. Esta conversão é feita através da interação mútua entre um estator e um rotor, que em conjunto impulsionam o veículo.
Um motor elétrico, para além de produzir energia elétrica impulsionadora para o carro, funciona como um gerador, utilizando as travagens para recarregar a bateria (aquilo que é chamado de travagem regenerativa).
Potência de um motor elétrico
Neste motor, o binário máximo está disponível logo no arranque do carro. Isto significa que a potência máxima é atingida muito mais rapidamente quando comparado com um motor a combustão.
Manutenção de um motor elétrico
A única peça móvel de um motor elétrico é o rotor. Assim, os requisitos de manutenção são mais baixos, pois não existe a necessidade de fazer trocas de óleo ou de substituir os filtros do ar e combustível.
Os motores elétricos são todos iguais?
Assim como os veículos a combustão têm um funcionamento diferente entre eles, também os motores elétricos apresentam variações. O Honda e, por exemplo, vem equipado com um motor síncrono de corrente alternada, que apresenta diversas vantagens:
- É preciso e rápido;
- Possui um binário de arranque elevado;
- O arranque, travagem, as acelerações e a marcha-atrás realizam-se rapidamente;
- Funciona como motor e como gerador de corrente elétrica.
Entre na (H)onda da ecomobilidade!
Conheça o Honda e, o carro 100% elétrico da Honda, e junte-se ao movimento por uma mobilidade mais verde. Marque já o seu test-drive e venha conhecer este motor mais de perto.
Partilhar