Resultados
Gama

SUV vs Crossover: qual a melhor escolha?

Honda HR-V estacionado à porta de casa

Se está à procura de um automóvel com uma condução mais elevada, não há dúvidas de que um SUV ou um Crossover são as opções mais indicadas. Mas qual dos dois se adapta melhor a si?  Descubra as diferenças entres estes tipos de modelo e saiba qual a melhor opção para o seu estilo de vida.

SUV vs Crossover: descubra as diferenças

Nos últimos anos, os SUV têm vindo a ganhar especial destaque na Europa, incluindo em Portugal. Denominados de Sport Utility Vehicles, são, muitas vezes, comparados a viaturas todo-o-terreno. A verdade é que uma das poucas características que têm em comum com um verdadeiro 4X4 é a posição de condução elevada e o espírito desportivo. Na verdade, à exceção de alguns modelos, os SUV atuais são automóveis focados no conforto para a família em viagens longas e não tanto na performance offroad.

Já os Crossovers, também conhecidos como CUV – Crossover Utility Vehicle – normalmente juntam caraterísticas de um automóvel citadino com algumas vantagens de um SUV, como a elevada altura ao solo, design mais desportivo e estilo dinâmico. Assim, ao contrário de um SUV, o foco de um crossover é a praticidade e a agilidade na cidade, sendo o veículo perfeito para quem faz muitos percursos urbanos.

Apesar de diferentes, tanto os SUV como os Crossover partilham algumas semelhanças o que pode, por vezes, levantar dúvidas nos condutores. Por isso, vamos analisar com mais detalhe estes dois tipos de modelos.

Conheça as características dos SUV

Nos SUV, destaca-se o espaço, interiores com muito equipamento, motorizações normalmente potentes e uma posição de condução verdadeiramente dominante. Assim, são veículos claramente mais robustos e confortáveis, mesmo não sendo tão ágeis quanto os Crossovers.

Além disso, por terem maiores dimensões, os SUV contam com uma capacidade de carga maior, o que pode ser uma vantagem para grandes viagens em família. E se a aventura o levar para fora de estrada, os SUV estão preparados para enfrentar terrenos mais sinuosos. Não sendo veículos puramente offroad, ainda assim as motorizações e a suspensão destes veículos são pensadas para um excelente desempenho em qualquer situação. Para isto, muito contribui a altura ao solo bastante elevada e o tipo de suspensão com que são equipados.

Conheça as características dos Crossovers

Se procura um carro que se adapte ao ambiente urbano, os Crossovers são perfeitos para si, até porque proporcionam uma visibilidade mais elevada, sem comprometer a agilidade. Isto pode ser muito útil face aos desafios na cidade. Para além disso, a altura ao solo proporciona uma maior sensação de segurança relativamente a um citadino convencional. Mas não só. Permite enfrentar estradas mais degradadas, lombas ou a típica calçada portuguesa com muito mais conforto do que um automóvel citadino.

Mais pequeno nas suas dimensões, um Crossover é mais fácil de estacionar em cidade do que um SUV. Além disso, com um peso inferior e motorizações mais focadas na eficiência, um Crossover é, tipicamente, mais económico.

Agora que conhece as características dos SUVs e dos Crossovers e já definiu qual o tipo de modelo mais adaptado ao seu estilo, resta escolher o Honda perfeito para si.

Honda CR-V: o SUV familiar

Sofisticado por dentro e por fora, o Honda CR-V vem equipado com a tecnologia híbrida Intelligent Multi Mode Drive (i-MMD), que permite altos níveis de eficiência e uma performance sem igual. Um carro espaçoso e com uma estrutura robusta que, combinando com as suas linhas modernas, mantém o seu carácter desportivo. A segurança vem sempre em primeiro lugar. E para manter a sua família segura, este SUV híbrido incorpora a estrutura exclusiva da Honda, denominada de tecnologia ACE™ (Advanced Compatibility Engineering – Engenharia de Compatibilidade Avançada).

Homem sentado ao volante.

Honda HR-V: um SUV com design premium

As linhas minimalistas e modernas refletem a personalidade deste que é um dos melhores SUVs do mercado. O Honda HR-V encontra o equilíbrio perfeito entre o desempenho de um elétrico e a versatilidade de um carro a combustão. Versatilidade essa que se estende ao seu interior, com o sistema de “bancos mágicos”, que permite o rebatimento da segunda fila. Por onde passa, não deixa ninguém indiferente. A arrojada grelha frontal integrada reflete o carácter moderno deste SUV único. O cruzamento harmonioso dos elementos de um SUV e de um coupé valeu-lhe o prémio Red Dot Design Award 2022.

Honda Jazz Crosstar: o Crossover compacto

Desenhado para um estilo de vida mais ativo, o Crossover Honda Jazz Crosstar foi pensado ao detalhe. Desde uma visão privilegiada sobre a estrada, devido ao para-brisas panorâmico, à capacidade da bagageira de até 1.205 litros, aqui nada é ao acaso. Todos os pormenores contam. Para um desempenho sem igual, o Honda Jazz Crosstar oferece uma maior eficiência e economia de bateria, com um consumo médio de 4,8l/100 km.

traseira do Honda Jazz Crosstar

Agora que já conhece todas as características que separam os dois tipos de modelos, já pode escolher o seu favorito. Independentemente do tipo modelo escolhido, sabemos que o carro ideal para si está na Honda.

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt