03 de Março 2015
NOVO CIVIC TYPE R
O RENASCIMENTO DE UM SÍMBOLO CONCEBIDO PARA SER UM "CARRO DE CORRIDA PARA A ESTRADA"
- Versão de produção do Civic Type R apresentada no Salão Automóvel de Genebra de 2015
- Pleno de carácter e de elevada rotação, o novo motor VTEC TURBO de 2.0 litros oferece mais potência, binário e respostas do que qualquer motor anterior de um veículo de produção Honda
- A função dita a forma – estilo atraente e melhorado para optimização dos fluxos aerodinâmicos, com mais performances e estabilidade
- Novos e avançados sistemas de suspensão exclusivos do Type R asseguram uma condução recompensadora e maximizam a transferência da potência
- Novo modo de condução +R aumenta a resposta do chassis e do motor, oferecendo uma condução mais emocionante
- Durante a fase de desenvolvimento, o Type R obteve uma velocidade máxima de 270 km/h*
Após uma espera de cinco anos, 2015 será o ano de chegada do modelo de elevadas performances mais aguardado dos últimos tempos, o Honda Civic Type R. Baptizado de "carro de corrida para a estrada", o novíssimo Civic Type R vai definir novos padrões no segmento de hatchbacks de tracção dianteira e elevadas performances.
A apresentação da versão de produção deste veículo, simbólico dentro da gama Honda, vai ter lugar no 85º Salão Automóvel de Genebra, a decorrer entre 5 e 15 de Março, no Stand 4250, Pavilhão 4. Para mais imagens e especificações completas, visite o website: www.honda-news.eu.
Os modelos Type R são detentores de uma reputação de culto em todo o mundo e este novo modelo não deita por terra as elevadas expectativas. Sendo a primeira aplicação mundial do novo motor 2.0 VTEC TURBO da Honda, o estilo agressivo e funcional do veículo e as tecnologias inovadoras que equipam o seu chassis combinam-se para oferecer um veículo capaz de proporcionar uma das experiências de condução mais recompensadoras e envolventes de todos os sectores da indústria automóvel.
O novo Civic Type R de 2015 terá a motorização mais radical e de mais elevadas performances da história de 22 anos desta linha de modelos que ostentam o símbolo H, a vermelho, assinalando o início de uma nova era de altas performances para a marca Honda.
Novo motor de 2.0 litros VTEC TURBO
No coração do Civic Type R estará uma nova unidade VTEC TURBO a gasolina, com injecção directa, turbocompressor e 2.0 litros de cilindrada, exibindo valores de potência, binário e performances sem rival no segmento de veículos hatchback de altas performances e tracção dianteira. O pico de potência é de 310 CV às 6.500 rpm e o binário máximo situa-se nos 400 N·m, logo às 2.500 rpm – valores que são ambos superiores aos de qualquer modelo da linha Type R da Honda
Com redline às 7.000 rpm, o motor – que faz parte da série de tecnologias de próxima geração intitulada Earth Dreams – possui um novo e avançado turbocompressor com tecnologia VTEC que aumenta o binário a baixa rotação e oferece acelerações sustentadas.
As fantásticas performances do Civic Type R não têm rival no segmento de hatchbacks de tracção dianteira e elevadas prestações: de 0 a 100 km/h o Civic faz apenas 5,7 segundos – valor que o torna no hatchback mais rápido a acelerar – e, em termos de velocidade máxima, onde permitido, atinge um valor líder-da-classe de 270 km/h *.
O novo motor está acoplado a uma fantástica caixa manual de 6 relações muito rápidas, assegurando uma ligação íntima e recompensadora entre o motor e a transmissão da potência às rodas dianteiras.
A função dita a forma
As alterações de estilo, exclusivas do Civic Type R, conferem-lhe uma postura agressiva e cheia de intenção, mas todas têm uma razão de ser funcional. O design esguio, eficiente e aerodinâmico reflecte um veículo que foi desenvolvido para elevadas prestações e alta velocidade. O foco no aspecto aerodinâmico garante estabilidade a alta velocidade e elevados níveis de sustentação.
Para o conseguir, o Civic Type R foi sujeito a exaustivos testes, análises e desenvolvimento em termos de aerodinâmica e testes em túnel de vento nas instalações da Honda dedicadas ao desenvolvimento de modelos desportivos e de competição, localizadas em Sakura, Japão, onde está também sedeado o programa de desenvolvimento dos motores de Fórmula Um da Honda.
Este trabalho de desenvolvimento foi validado por testes exaustivos aos protótipos, tanto em estrada, como nas pistas, incluindo no circuito de Fórmula Um de Suzuka, em Nürburgring Nordschleife e nas instalações de teste da empresa em Takasu.
A nova parte inferior, praticamente plana, permite a passagem do ar por baixo do veículo, cujo efeito se combina com o difusor traseiro para optimizar a sustentação aerodinâmica sobre o automóvel – efectivamente, fazendo o carro "agarrar-se á estrada".
Os guarda-lamas traseiros foram actualizados a partir do Protótipo Type R. A estrutura do spoiler traseiro – o seu ângulo, altura e formato, bem como as partes verticais nas extremidades – foram cuidadosamente estudadas para optimizar as forças de sustentação aerodinâmicas, mas sem causar impacto significativo no coeficiente de arrastamento a alta velocidade. Isto ajuda a melhorar a aderência à estrada, especialmente nas curvas a alta velocidade.
O largo divisor dianteiro e os spoilers laterais profundos também contribuem para a melhor gestão dos fluxos de ar e para reduzir o efeito de levantamento; o pára-choques dianteiro tem formato especialmente concebido para reduzir a turbulência à volta das rodas dianteiras, cortando o arrastamento e reduzindo as forças de elevação.
A gestão do aquecimento foi outro dos principais pontos de atenção da equipa de design e que teve influência directa em diversos aspectos do design exterior. As grelhas superiores e inferiores de maiores dimensões no pára-choques dianteiro permitem a entrada de maior volume de ar para arrefecimento do compartimento do motor. O fluxo de ar é canalizado para as saídas por cima das rodas nas partes traseiras dos guarda-lamas e atrás das grandes cavas das rodas dianteiras, oferecendo maior capacidade de arrefecimento e ventilação ao motor de elevada potência.
As novas jantes de liga leve de 19 polegadas e elevada rigidez, exclusivas do Type R, complementam as alterações visuais. As jantes, com pneus 235/35R19 desenvolvidos especificamente para o Type R, preenchem as cavas das rodas de maiores dimensões.
Para ajudar o condutor a controlar a fantástica potência do Type R, o veículo está equipado com travões Brembo de elevada performance, num conjunto especialmente concebido para este modelo. Na frente, as pinças de quatro êmbolos trabalham em discos perfurados de 350 mm de diâmetro.
O Type R está disponível em cinco cores distintas que conferem ao Type R um novo e elegante impacto visual. Para além do Branco Championship – que este novo modelo partilha com as sucessivas gerações de veículos simbólicos Type R – é possível optar por Preto Crystal (pérola), Metal Polido (metalizado), Azul Brilhante Sporty (metalizado) e Vermelho Milano.
Habitáculo com ambiente desportivo
O habitáculo do Type R foi actualizado com alterações estéticas e funcionais que reforçam o carácter desportivo do modelo. Tal como nos anteriores modelos Type R, o punho da alavanca das mudanças é de liga de alumínio. Os bancos desportivos oferecem excelente apoio lateral ao condutor e ao passageiro dianteiro durante as curvas a alta velocidade e são estofados em tecido preto, tipo camurça, e possuem costuras duplas a vermelho.
Estas costuras duplas vermelhas também estão presentes no volante forrado a pele preta e no fole da alavanca das mudanças, também em pele preta. O forro do tejadilho é em tecido preto, aumentando a sensação desportiva do interior.
Novas tecnologias de suspensão para uma condução mais ágil e recompensadora
Foram introduzidos sistemas inovadores de suspensão, exclusivos do Type R, assegurando uma condução recompensadora e maximizando a transferência da potência para a estrada.
O novo Sistema de Amortecimento Activo de 4 pontos, criado especificamente para o Type R, permite controlar cada roda de forma independente, oferecendo uma condução excepcional com transferência limitada da carga às rodas durante as acelerações e desacelerações fortes, mantendo uma condução linear e estável. Isto também oferece uma condução mais confortável e subtil nas situações do dia-a-dia e em velocidade de cruzeiro.
A avançada Suspensão Dianteira MacPherson de Duplo Eixo ajuda a reduzir o efeito do binário da direcção em cerca de 50%, em comparação com a configuração base do Civic, melhorando a estabilidade a alta velocidade e nas curvas "no limite", bem como a sensibilidade da direcção. Atrás, a suspensão do Type R, em formato H com barra de torção, é fabricada em "tubos esmagados" especificamente desenvolvidos para este modelo e que melhoram a rigidez de rolamento em 180%, o que permite melhorar a estabilidade nas curvas a alta velocidade.
Estes sistemas são complementados pela direcção Eléctrica de Duplo Pinhão, que ajuda a obter respostas directas e lineares, com bastante sensibilidade.
Novo modo "+R" para melhores respostas e maior emoção
O novo Civic Type R marca a estreia do botão que activa o novo modo de condução" +R", um modo que aumenta as respostas de diversos sistemas do chassis e da motorização. Isso resulta numa experiência de condução ainda mais arrebatadora e intensa, ideal para as pistas e que, decerto, vai agradar aos entusiastas genuínos da verdadeira condução desportiva.
Quando o modo +R está activado, as respostas do motor são melhoradas, com alterações nos mapas de binário para definições mais agressivas e centradas nas performances. A assistência da direcção diminui, portanto, as respostas às acções do condutor sobre o volante são melhoradas e a força básica de amortecimento do novo Sistema de Amortecimento Activo de 4 pontos é aumentada em 30%. Isso permite obter um comportamento mais firme e mais ágil, para uma condução mais empenhada e de alta performance.
Novo Pack GT oferece mais melhorias
Os clientes poderão adquirir o novo Civic Type R já equipado com o novíssimo Pack GT.
Por fora, este conjunto de equipamentos acrescenta componentes exclusivos a vermelho aos divisores dianteiro e traseiro, conferindo uma aparência visual ainda mais forte ao veículo, mas é por dentro que o Pack GT faz sentir todo o seu valor.
O condutor poderá usufruir de funcionalidades extra tais como sensores dianteiros e traseiros de ajuda ao estacionamento, faróis com comando automático em função da luminosidade, limpa-vidros com função de detecção de chuva e espelhos retrovisores exteriores com rebatimento eléctrico. Com este pack, o sistema infotainment Honda Connect, é actualizado com a integração do sistema de navegação por satélite da Garmin (incluindo cinco anos de actualizações gratuitas dos mapas). Os amantes da música e os audiófilos poderão apreciar a inclusão de um leitor de CDs num sistema estereofónico premium actualizado com oito altifalantes e 320 watts de potência.
Todos os ocupantes poderão usufruir do sistema de climatização e controlo do ar condicionado de dupla zona, num habitáculo de muita sofisticação graças à iluminação ambiente vermelha.
O Pack GT também inclui os Sistemas Honda de Assistência ao Condutor. Este conjunto abrangente de tecnologias de funcionamento com base de radar inclui Avisador de Colisão à Frente, Avisador de Saída de Faixa, sistema de reconhecimento de sinalização de trânsito, sistema de Suporte dos Máximos, Informação de Ângulo Morto e Monitor de Trânsito Lateral. O sistema de travagem activa em cidade é equipamento de série no Civic Type-R.
O novíssimo Honda Civic Type R vai estar à venda em toda a Europa no próximo Verão. Atempadamente, serão reveladas todas as especificações técnicas deste modelo.