Nascido em S. Paulo, no Brasil, a 21 de março de 1960, Ayrton Senna é ainda hoje recordado como o melhor piloto de todos os tempos. Falar deste mito, que continua vivo na memória dos que vibram com Fórmula 1, é também falar da Honda.
Senna teve um papel curto, mas crucial no desenvolvimento daquele que foi um dos carros mais conhecidos da Honda: o Honda NSX. O carro que marcou o início da era moderna para os desportivos, foi conduzido pela primeira vez por Senna na pista Suzuka, no Japão.
Quase 35 anos depois de ter sido mostrado ao mundo, continuamos a afirmar que o estatuto de referência que o Honda NSX acabou por ter, em muito se deve a Ayrton Senna.
Uma vida de conquistas
Incentivado pelo pai, aos sete anos, Senna conduziu um kart, pela primeira vez. Foi neste kart, feito pelo pai, que a futura lenda se estreou e deixou surpreendidos os que testemunharam aquele momento histórico, onde atingiu os 60km/h. Foi mais tarde, aos treze anos, que começou a competir oficialmente.
Desde o Campeonato Mundial de Kart na Europa, em 1978, Ayrton Senna teve como tradição competir com o verde, o amarelo e o azul do Brasil no capacete. As regras da competição exigiam que os capacetes dos pilotos tivessem as cores do país de origem do participante, e Ayrton Senna decidiu manter a tradição na Fórmula 1.
Depois de entrar nas competições, foi rapidamente reconhecido. Viu o seu nome, tal como viria a adotar – Ayrton Senna – apelido de solteira da mãe, espalhado por toda a parte.
E foi em 1988 que, depois de passar por várias equipas, integrou na equipa McLaren-Honda, e pela Honda correu até 1993. No mesmo ano da entrada de Senna para a equipa, a Honda conquistou a famosa “dobradinha” no GP de San Marino, com as vitórias de Alain Prost e Ayrton Senna, que se estrearam no campeonato mundial a bordo do MP4-4.
Vista como uma das maiores parcerias da história da Fórmula 1, terminou em grande com a vitória do brasileiro no GP da Itália, em 1992.
Recordar a vitória de 1988 não é tão feliz quanto se esperava. Exatamente 6 anos após esta vitória, a 1 de maio de 1994, Senna entrou naquela que foi a sua última corrida.
Apesar das suas vitórias terem sido interrompidas pelo trágico acidente, os seus números continuam a surpreender e Senna mantém-se no pódio.O seu recorde de piloto com mais vitórias, um total de 41, mantém-se por superar. Continua igualmente a ter o maior número de pole-positions pela McLaren (46).
A lenda permanece viva
Senna permanece vivo na memória de todos os profissionais e fãs da Fórmula 1. Sempre atentos ao seu implacável e rápido crescimento, até hoje, Senna continua a ser um exemplo de disciplina e coragem. A sua determinação fez com que fosse para sempre recordado como o melhor piloto em corridas em pista molhada. E o que poucos sabem é que este talento é, na verdade, resultante de uma derrota. Após a sua primeira prova, e insatisfeito com a sua prestação, Senna focou-se em ficar realmente bom a correr na chuva.
A sua trágica morte levou a que a Fórmula 1 revisse as suas medidas de segurança. Esta missão foi dirigida pelo médico de pista que socorreu Senna no dia do acidente, Sid Watkins.
Não foi muito tempo depois da sua morte que Viviane Senna, irmã de Senna, decidiu prestar a mais bonita das homenagens ao homem que dedicou a vida à sua paixão: o Instituto Ayrton Senna.
Uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens através da educação. E tudo surgiu do desejo do piloto para fazer algo pelo seu país e diminuir desigualdades sociais. Assim, o sonho é concretizado, com as crianças brasileiras a terem a possibilidade de seguir a sua vocação, tal como Senna fez.
O piloto não será esquecido. Como prova de que o mito permanece vivo, no mês do seu 63º aniversário, foi inaugurado o Circuito Nosso Senna no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Entre as experiências interativas e gratuitas, há uma escultura produzida pela sobrinha de Senna, Lalalli Senna. Uma das maiores atrações deste circuito que celebra a vida do tricampeão mundial de Fórmula 1.
Ayrton Senna continua a ser uma verdadeira inspiração, o seu espírito determinado e vencedor é o mesmo que rege a Honda.
Partilhar