Resultados
Marca

Full-hybrid vs mild-hybrid: compare as duas tecnologias ecológicas

Honda HR-V

É de conhecimento geral que os carros híbridos recorrem a dois tipos de motores para obterem energia: um motor a combustão e um motor elétrico. No entanto, a forma como estes motores trabalham em conjunto pode variar, dependendo do tipo de carro híbrido a que nos referimos. Esta diferença tem impacto, posteriormente, no consumo desses mesmos veículos

Neste artigo, iremos explorar a comparação full-hybrid vs mild-hybrid, as características de cada uma destas tecnologias automóveis e como se comparam em termos de consumo de combustível.

Full-hybrid vs mild-hybrid: compare as tecnologias

Full-hybrid: funcionamento

Nos veículos full-hybrid, presentes na gama Honda, o motor a combustão e o motor elétrico trabalham em sintonia para fornecer energia ao veículo. No caso da revolucionária tecnologia e:HEV da Honda, o sistema full-hybrid conta com a presença de dois motores elétricos, diminuindo as emissões, sem comprometer o rendimento associado a uma bateria de 0,9kw, 1,1kw e 1,4 kw no Jazz, HR-V e CR-V, respetivamente. Assim, é possível circular, em diversas ocasiões, exclusivamente com o motor elétrico, tal como acontece com um veículo 100% elétrico.

A bateria de um veículo full-hybrid não necessita de carregamento externo, graças ao sistema de travagem regenerativa. Este aproveita a energia cinética da travagem para carregar a bateria.

Consumos

Os veículos full-hybrid apresentam uma redução até 30% no consumo, quando comparados com os veículos a combustão.

Para a análise dos consumos, podemos utilizar como referência os valores dos carros full-hybrid da Honda: Honda Jazz, Honda Crosstar e o novo SUV da Honda, HR-V.

jazz hybrid Small Car of the Year

Honda Jazz Hybrid

Consumo Urbano: 3,5

Consumo Extra Urbano: 3,8

Consumo Combinado: 4,5

Honda Jazz Crosstar

Honda Jazz Crosstar Hybrid

Consumo Urbano: 3,9

Consumo Extra Urbano: 4,1

Consumo Combinado: 4,8

SUV Honda HR-V 2022

Honda HR-V Hybrid

Consumo Urbano: 4,6

Consumo Extra Urbano: 4,1

Consumo Combinado: 5,4

Mild-hybrid: funcionamento

Nos veículos mild-hybrid, o motor de combustão é apenas apoiado por um sistema elétrico de 48 volts, que ajuda nas fases de arranque e aceleração. É por isso um sistema muito simples comparado com um full-hybrid. Permite apoiar o veículo essencialmente nos arranques, conseguindo assim diminuir as emissões poluentes.

Consumos

Os veículos mild-hybrid apresentam uma redução de 11% no consumo, quando comparados com os veículos a combustão. Sabendo que o consumo de um veículo a combustão se situa, em média, nos 6 a 7 litros por 100 quilómetros, uma redução de 11% equivale a valores médios de 5,34 e 6,23 litros por 100 quilómetros.

Full-hybrid vs mild-hybrid: conclusões finais

Apesar de ambas as tecnologias serem ecológicas, no sentido de produzirem um nível reduzido de emissões poluentes, os veículos full-hybrid primam por apresentarem níveis mais baixos de emissões. Isso deve-se ao facto do seu motor híbrido conseguir operar em modo 100% elétrico durante a condução, associado a uma bateria de grande capacidade de armazenamento, quando comparado com um mild-hybrid. Já os veículos mild-hybrid dependem sempre do motor a combustão, utilizando o motor elétrico apenas em alguns momentos.

melhor suv híbrido

Já no que toca aos consumos, os full-hybrid continuam a apresentar vantagens. Enquanto os consumos dos veículos mild-hybrid podem atingir valores na casa dos 6,23 litros por 100 quilómetros, os veículos full-hybrid, irão ficar sempre abaixo desse valor, com consumos situados entre os 3,5 e os 5,4 litros por 100 quilómetros.

Podemos concluir que os veículos full-hybrid apresentam mais vantagens quando comparados com os veículos mild-hybrid, tanto para o ambiente como para a sua carteira. Toda a gama de veículos híbridos da Honda conta com um sistema full-hybrid e:HEV que combina o máximo de eficiência no consumo do combustível com um rendimento surpreendente.

Conheça os veículos híbridos da Honda, todos eles full-hybrid, e dê o primeiro passo para uma condução mais sustentável!

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt