Resultados
Oficina

Caixa de velocidades automática ou manual? Descubra a melhor para si.

Caixa CVT ou Caixa Manual?

Escolher uma caixa de velocidades automática ou manual vai muito ao encontro do gosto pessoal de cada condutor e é fácil de perceber porquê: uma é sinónimo de tranquilidade, já que funciona de forma automática. A outra é ideal para quem gosta de sentir o carro nas suas mãos, já que exige uma maior envolvência na condução.

Escolher entre uma caixa de velocidades automática ou manual pode resumir-se a dois pontos:

  1. A caixa de velocidade automática permite uma condução que prima pela tranquilidade e retira a necessidade de ter o pedal de embraiagem.
  2. As caixas de velocidades manuais permitem ao condutor comandar o seu carro e fazê-lo reagir, manualmente, às suas necessidades.

Caixa de Velocidades Manual Honda HR-V

Caixa de velocidades automática ou manual: conheça as diferenças

Para os amantes da condução, uma caixa de velocidades automática pode não lhes transmitir as mesmas sensações que uma manual. Porquê?

Porque parte do prazer de conduzir um automóvel passa pelo poder que lhe é dado de comandar o mesmo, através de uma interação única entre condutor e viatura, que lhe permite explorar em pleno tanto a potência como o binário do motor.

Por isso é que não é de estranhar que os condutores que apreciam uma condução mais desportiva optem por uma caixa de velocidades manual, com três pedais e uma alavanca de velocidades.

Uma das principais diferenças entre as duas caixas passa, essencialmente, pela interação do condutor com a mesma. Se, por um lado, as caixas de velocidades manuais exigem uma utilização constante, as caixas de velocidades automáticas são apenas utilizadas para acelerar ou travar.

As caixas de velocidades manuais são as de uso mais generalizado em Portugal e recorrem a um pedal de embraiagem que tem de ser pressionado para engrenar cada velocidade. Isto é feito com recurso a uma alavanca de velocidades, identificada com o esquema de engrenamento de todas as velocidades existentes no nosso automóvel.

As caixas CVT (Continuously Variable Transmission) proporcionam mudanças suaves e sem passar por “patamares de velocidades”. Além disso, este sistema permite, ainda, obter melhores consumos e uma resposta na aceleração mais linear e equilibrada.

Caixa de Velocidades Automática CVT Honda

Vantagens da caixa automática e da manual

Aos poucos, tem crescido a preferência pela caixa automática, para circuitos citadinos ou viagens mais longas.

Vantagens da Caixa de Velocidades Automática

  • Condução mais simples: quase não existe necessidade de utilização das mudanças;
  • Ideal para Condutores mais inexperientes: permite uma condução mais simples, por ser mais intuitiva de utilizar. Mesmo em situações mais complicadas, a caixa de velocidades automática procede a todos os trabalhos que envolvam a embraiagem e as mudanças. Isto permite, também, evitar que o carro vá abaixo tantas vezes;
  • Transição suave das mudanças;
  • Velocidades apropriadas: como as velocidades são engrenadas de forma automática, são as mais apropriadas.
  • Proporciona uma aceleração excecional e economia de combustível.

Vantagens da Caixa de Velocidades Manual

  • Ideal para quem gosta de conduzir: se gosta de sentir toda a parte mecânica de um automóvel, esta poderá ser a melhor opção;
  • Maior oferta de peças de reposição: como os automóveis com esta opção são mais comuns, torna-se mais fácil encontrar peças de substituição;
  • Manutenção mais baixa;
  • Melhor poder de controlo sobre o carro: quem gere a potência do motor é o condutor;
  • Consumos mais controlados: como quem gere a performance é o condutor, consegue controlar melhor os consumos do motor.

Para saber qual a melhor opção para si, verifique a disponibilidade dos nossos concessionários para marcar um test-drive. Manual ou automática, o poder de escolha é sempre seu.

Honda Portugal Automóveis
Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt