Resultados
Oficina

Consumo de combustível: 10 dicas para o ajudar a poupar

Jazz crosstar

Quando compramos um carro, são inúmeras as despesas que vêm associadas à manutenção automóvel. O combustível é uma das que maioríssima dor de cabeça dá aos consumidores, com os preços em constante alteração e cada vez mais elevados para os rendimentos das famílias portuguesas. Desta forma, deixamos algumas dicas sobre as melhores formas de poupar no consumo de combustível, numa redução de custos que pode atingir até 35%.

Como pode poupar no consumo de combustível?

1 – Compre carros mais económicos

Na hora de escolher um carro novo, opte por um que se apresente com o menor consumo possível. Isso exige alguma investigação primeiro! Carros com motor blue motion, que são mais eficientes, carros movidos a diesel, elétricos e híbridos são as melhores opções para começar a economizar, desde logo, no combustível.

2 – Utilize ar condicionado com menos frequência

Experimente estacionar o seu automóvel na sombra para não sentir tanto a necessidade de ligar o ar condicionado ao entrar na sua viatura. O ar condicionado é responsável por cerca de 20% do aumento no consumo do combustível, portanto, pequenos truques como desligar o ar condicionado alguns minutos antes de chegar ao destino da sua viagem, poderá ajuda-lo a reduzir as despesas com combustível.

3 – Reduza o consumo de combustível ao diminuir o peso do veículo

Quanto maior for o peso do seu automóvel, maior a força que este terá que fazer, portanto, maiores serão os gastos em combustível.

4 – Desligue o motor do carro sempre que possível

Só o simples ato de deixar o carro ligado quando parado, pode representar um gasto de um a dois litros de combustível por hora. Isto ficou cada vez mais fácil de evitar com a funcionalidade de “start and stop” existente nos automóveis mais recentes.

5 – Conduza mais devagar para reduzir consumo de combustível

Ao conduzir a 140 km/h consome-se mais 25% de combustível do que a 110 km/h, pois quanto maior a velocidade, maior a resistência que se tem ao ar, e quanto maior a resistência, mais difícil será reduzir as despesas com combustível.

Honda Jazz Crosstar

6 – Calibre os pneus e mantenha o alinhamento da condução em ordem

Os pneus com uma calibragem incorreta aumentam o atrito do pneu no solo, o que leva a um aumento do consumo de combustível, acontecendo o mesmo com a questão do alinhamento da direção.

7 – Carros menores e com menos potência

Carros mais potentes têm um maior consumo de combustível, pois estão, na sua grande maioria, mais equipados que os carros pequenos. Isto faz com que pesem também mais e que, por isso, o esforço seja maior, convertendo-se num aumento do consumo de combustível.

8 – Manutenção do óleo e filtro de ar

Se o filtro do ar estiver sujo, levará a que o fluxo de ar que entra no motor a combustão diminua, prejudicando assim a mistura de ar e combustível que é a ideal para o seu automóvel.

9 – Desligue dispositivos elétricos sempre que possível

A utilização dos faróis auxiliares, dos limpa-para-brisas, do sistema de ventilação interna e outros, potenciam o aumento do consumo do combustível até 25%, logo só os deverá utilizar quando necessário para que consiga poupar em combustível.

10 – Evite trânsito e trajetos com muitos semáforos

É fundamental que o automóvel mantenha uma velocidade uniforme para se evitar custos extra associados ao esforço que um automóvel faz nos habituais pára-arranca que a vida citadina proporciona.

Artigo originalmente publicado em 7 de outubro de 2019

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt