Existem condutores que optam por trocar de carro com bastante frequência, e outros que têm um automóvel, quase literalmente, para a vida. Qual será a melhor opção?
Há uma enorme certeza no mundo automóvel: por maior que seja a nossa estima pelo nosso companheiro de quatro rodas, chegará o momento em que trocar de carro se tornará inevitável. Por mais que se adie essa decisão, existem alguns sinais de alerta que nos levam a compreender que está na hora de mudar de carro.
Como saber que está na hora de trocar de carro
Quando apostamos em determinado automóvel, no momento da sua aquisição este era o que fazia mais sentido para as nossas necessidades. No entanto, com o decorrer dos anos, existem mudanças profissionais e familiares que nos levam a começar a considerar outras opções automobilísticas.
Para além destas mudanças, surgem ainda outras questões que acabam por ser mais incontornáveis: as mecânicas e a evolução da segurança passiva e ativa. Saiba quais são as mais importantes a considerar na hora de decidir se vai ou não trocar de carro.
1. Quilometragem alta
Um dos aspetos que mais nos leva a pensar em trocar de carro é o momento em que nos apercebemos que o nosso automóvel já ultrapassou a quilometragem recomendada. A partir dos 90 mil quilómetros, existe já um desgaste natural nos componentes do veículo, como a suspensão ou a embraiagem, que se vai intensificando.
Por este motivo, acabamos por optar por trocar de carro, já que o nosso automóvel passa a exigir uma maior e mais frequente manutenção, aumentando as nossas despesas.
2. Custo de manutenção e consumo de combustível
Com a utilização prolongada de um veículo é natural que surjam problemas mecânicos, que provocam alguns constrangimentos financeiros. No momento em que se aperceber que estas despesas começam a ser recorrentes, está na hora de pensar em trocar de carro.
Recorra à opinião de um mecânico de confiança para confirmar as suas suspeitas. Caso estas sejam confirmadas e indicarem que as falhas mecânicas se devem ao desgaste do seu automóvel. está na hora de trocar de carro. Para prevenir a questão do combustível, opte por escolher um veículo com baixo consumo.
Há ainda um problema que afeta mais o nosso dia a dia como automobilista: o consumo elevado de combustível. A acrescentar a isto, as marcas continuam a lançar novos modelos mais eficientes, ou até eletrificados, cujos consumos não são comparáveis a modelos mais antigos
3. Fim da garantia
Um dos motivos que mais leva os consumidores a trocar de carro é o fim da garantia automóvel. A maior parte dos veículos possui uma garantia de 3 anos e apesar de muitos ainda registarem uma quilometragem baixa nessa altura, os condutores acabam por preferir trocar de automóvel e obter uma nova garantia. Saiba o que esta por norma abrange.
No caso da Honda, oferecemos 5 anos de garantia sem limite de quilómetros e 5 anos de assistência em viagem. Descubra tudo sobre a garantia de carros novos aqui.
4. Maior segurança
Os novos automóveis oferecem já a melhor tecnologia de segurança, permitindo adicionar uma dose extra de tranquilidade às viagens dos condutores. Quando possuímos um carro antigo, muitos desses exemplares ainda não integravam alguns acessórios que hoje em dia consideramos básicos, como é o caso do sistema de travagem autónoma . Em outros casos, a estabilidade do nosso automóvel começa a afetar a nossa condução e torna-se num motivo fulcral para trocar de carro. Aproveite para descobrir algumas das melhores tecnologias de segurança que atualmente integram os automóveis.
5. Aumento do seguro de carro
Sabia que quanto mais antigo é o carro segurado, maiores são os valores que devem ser pagos ao contratar e renovar o seguro automóvel? Isto deve-se à dificuldade em encontrar as peças de reposição do veículo. Ao trocar de carro, garante um seguro também mais baixo. Saiba qual os seguros automóveis existentes.
Antes de decidir trocar de carro, faça uma pesquisa alargada a todas as opções existentes no mercado e tente decifrar qual será o melhor carro para o seu dia a dia. Em caso de dúvidas, pode sempre recorrer ao configurador de automóveis Honda, que lhe permite personalizar o seu carro e perceber qual o automóvel perfeito para si.
Partilhar