Surgiu pela primeira vez em 1989, no Salão Automóvel de Chicago, aquele que até hoje é uma referência nos automóveis desportivos: o Honda NSX, acrónimo de New Sportscar eXperimental. Em 2019, celebrou os seus 30 anos.
Ayrton Senna e o Honda NSX
Soichiro Honda era um génio da criação, que procurava em todos os seus produtos o fator inovação. Quando o Honda NSX começou a ser pensado, a questão que as marcas procuravam ver respondida era como poderiam baixar o peso dos seus veículos. Assim, Soichiro Honda e o seu leque de engenheiros pensaram em algo que nunca antes tinha sido conseguido: e se criassem um automóvel com a carroçaria toda em alumínio? Mais: e se o próprio motor fosse em alumínio?
O Honda NSX veio incorporar todas essas inovações, tornando-se no primeiro automóvel com a carroçaria totalmente em alumínio e a receber um motor V6 3.0, em alumínio, inserindo ainda o conhecido sistema VTEC, com variação de abertura das válvulas, permitindo uns impressionantes 270 cv!
Aproveitando a presença no Japão do seu mais conceituado piloto de corridas, Ayrton Senna, fã confesso da Honda, convidaram-no para ser o primeiro a experimentar o Honda NSX na pista de Suzuka. No entanto, não esperavam que a opinião fosse tão negativa. Senna apontou a fragilidade do carro e a sua instabilidade.
Levando em consideração a experiência do piloto, em poucos meses a Honda aumentou em 50% a rigidez do Honda NSX, permitindo ainda uma afinação das suspensões, de acordo com a opinião dada por Senna.
A criação de uma lenda
A Honda pretendia criar um superdesportivo, que também permitisse uma utilização quotidiana deste veículo. Aproveitando o seu regresso, um ano antes, às competições de Fórmula 1, a equipa de Pesquisa & Desenvolvimento da Honda começou as pesquisas para a construção de um carro com o motor em posição central e de tração traseira. Assim, em 1984 surgia o Honda City, começando a ser desenvolvido, em 1985, o Honda NSX.
Este modelo surgiu como concorrente direto à Porsche ou Ferrari, que pautava por uma condução que rapidamente passava de desportiva a velocidade de cruzeiro.
25 anos depois, tendo-se tornado um automóvel icónico para todos os fãs da Honda, chega o modelo de última geração do NSX, numa versão híbrida que combina o conhecido motor V6 de 3.5 litros, bi-turbo, com 507 cv e três motores elétricos, conhecido por Sport Hybrid Super Handling All-Wheel Drive.
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