Quando se pensa no que os fabricantes de automóveis podem fazer para ajudar o ambiente, o pensamento imediato pode ser “melhorar a eficiência do combustível” ou “desenvolver alternativas à gasolina”. Ambos são importantes para reduzir as emissões de CO2, que contribuem para as alterações climáticas. É por isso que a Honda se preocupa em desenvolver veículos com zero emissões e tecnologia híbrida melhorada, de modo a poder responder ao desafio de reduzir as emissões e a poluição dos carros.
Mas reduzir o impacto ambiental dos carros, incluindo o CO2, não se trata apenas de melhorar a eficiência do combustível. Faz parte também pensar e conceber automóveis que privilegiam a diminuição da poluição. Como? Através da proliferação dos veículos ecológicos. E nisso, a Honda é especialista. Descubra mais sobre alguns dos nossos carros ecológicos aqui.
Poluição dos Carros: quais as principais soluções da Honda?
Desde 2001 que a Honda estabeleceu metas que levaram a uma redução em cerca de 30% nas emissões de CO2 dos seus automóveis. No entanto, a principal meta prende-se com 2050: reduzir as emissões em 50% e ter toda a frota eletrificada.
Uma das decisões mais importantes da Honda, para diminuir a poluição dos carros, foi ter abandonado totalmente a produção de motores a dois tempos, conhecidos por terem emissões poluentes que excediam as dos motores a quatro tempos.
Na década de 1970, a Honda desenvolveu o conceituado motor CVCC (Compound Vortex Controlled Combustion), que reduzia a quantidade de monóxido de carbono, hidrocarboneto e de emissões de óxido de azoto (NOx) para a atmosfera, fazendo da Honda a primeira fabricante de automóveis a cumprir a “Lei do Ar Limpo”, nos EUA. Descubra mais sobre esta e outras inovações da Honda.
A marca continuava na demanda de não só aumentar cada vez mais a eficiência dos seus motores, mas também de ter um papel ativo enquanto solução para a redução da poluição dos carros. Uma tecnologia simbólica nesta área é a “Honda e:TECHNOLOGY”, um conjunto de tecnologias de eletrificação da Honda, que pretendem conduzir a uma sociedade neutra em carbono e diminuir assim a poluição dos veículos.
Alguns exemplos práticos desta tecnologia podem ser encontrados na nossa gama e:TECHNOLOGY, que integra modelos como o Honda e, o Jazz Hybrid e a versão especial Honda Jazz Crosstar. Leia mais aqui sobre esta gama e outras inovações que fazem parte desta tecnologia.
Carros ecológicos são uma alternativa?
Optar por motorizações ecológicas ajuda, definitivamente, a diminuir a poluição dos carros. Os transportes são responsáveis por 30% das emissões de CO2 na União Europeia, 72% dos quais são provenientes de transportes rodoviários.
Ao alterarmos pequenos passos da nossa rotina, já estamos a contribuir para um ambiente mais saudável. São eles:
- Utilizar transportes públicos em vez do carro a combustão;
- Partilhar boleias com colegas de trabalho, reduzindo assim o número de automóveis em circulação;
- Optar por transportes alternativos como a bicicleta ou a trotinete elétrica, para curtas distâncias.
No entanto, não sendo possível optar por nenhuma destas alternativas, avançar para a aquisição de um carro elétrico ou híbrido é, sem dúvida, uma alternativa para ajudar a reduzir a sua pegada ecológica e consequente a poluição automóvel.
No caso dos carros híbridos, como o nosso Honda HR-V Hybrid, as emissões são consideravelmente mais baixas, por estes veículos recorrerem a mais do que um motor para circularem: possuem uma bateria elétrica e um motor para gasolina ou diesel, permitindo uma gestão mais eficiente dos recursos e uma maior poupança em combustível.
Já no caso dos carros elétricos, como o Honda e, estes não possuem um motor a combustão, movendo-se integralmente graças à energia elétrica, ou seja: não existem emissões de CO2 na utilização deste tipo de automóveis. Através de eficientes tecnologias, como a travagem regenerativa, conseguem prolongar a duração da autonomia da bateria, já que usam a travagem para recarregar a mesma. Descubra aqui as principais diferenças entre os carros ecológicos.
Por isso, ao optar por um carro híbrido ou elétrico está a contribuir para a diminuição da poluição dos carros, mas ainda tem outras vantagens como:
- Poupança de combustível;
- Boa performance garantida, com entrega imediata de potência;
- Condução com menos ruído;
- Apoios do estado para a aquisição de um destes veículos.
Agora que já sabe como ajudar o ambiente, porque não configurar o seu Honda preferido à medida das suas necessidades?
Partilhar