O logótipo é uma das peças mais importantes de qualquer marca, é a primeira imagem de ligação das empresas com o público e a sua representação e identificação no mundo empresarial. Embora a Honda possua diferentes ramificações, cada uma com o seu próprio símbolo, os dois mais conhecidos são o “H” do ramo automóvel e a “asa” das motos.
Neste artigo desvendamos a história e o significado do “H” mais conhecido do mundo das 4 rodas.
A história e significado do logótipo da Honda
Na realidade, não existe nenhum mistério por detrás do “H” que, ao longo da sua história, se manteve praticamente inalterado. Uma imutabilidade conseguida graças à forte identidade e aos valores da empresa e do seu fundador Soichiro Honda. Com origem no nome do seu fundador, a palavra “Honda” significa em japonês “aquele que provém da base dos campos”, uma referência às humildes origens de Soichiro Honda.
No início, os produtos da Honda eram apenas publicitados com um logótipo em texto constituído pelo nome da empresa, as conhecidas letras maiúsculas de estilo “Roman” na cor vermelho que ainda hoje vemos.
A introdução do “H” como logótipo da Honda
Quando a Honda começou a produzir automóveis, com a introdução da T360 (1963), um “H” de grandes dimensões começou a aparecer como o primeiro verdadeiro símbolo da marca, depois com o lançamento da linha S e do Civic, o “H” tomou outras dimensões surgindo dentro de um “quadrado”, mantendo-se praticamente inalterado durante 50 anos após ter aparecido no capô da T360.
As exatas razões e linhas de pensamento que levaram à conceção do desenho do “H” não são muito conhecidas, mas sabe-se que a simplicidade e a representação da filosofia e valores da marca foram fatores determinantes.
O símbolo foi desenhado para transmitir 3 valores fundamentais: confiança, qualidade e fiabilidade. O “H” é mais aberto na sua metade superior e mais estreito na inferior, representando dois braços abertos em direção ao céu como que a alcançar o “Poder dos Sonhos”, o lema da empresa.
As cores oficiais do logótipo corporativo são prata, vermelho e preto representando, respetivamente, elegância, paixão e sofisticação.
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