Resultados
Marca

A história e o significado do logótipo da Honda

Senhora com binóculos inclinada sobre o Honda N600

O logótipo é uma das peças mais importantes de qualquer marca, é a primeira imagem de ligação das empresas com o público e a sua representação e identificação no mundo empresarial. Embora a Honda possua diferentes ramificações, cada uma com o seu próprio símbolo, os dois mais conhecidos são o “H” do ramo automóvel e a “asa” das motos.

Neste artigo desvendamos a história e o significado do “H” mais conhecido do mundo das 4 rodas.

Logótipo Honda

A história e significado do logótipo da Honda

Na realidade, não existe nenhum mistério por detrás do “H” que, ao longo da sua história, se manteve praticamente inalterado. Uma imutabilidade conseguida graças à forte identidade e aos valores da empresa e do seu fundador Soichiro Honda. Com origem no nome do seu fundador, a palavra “Honda” significa em japonês “aquele que provém da base dos campos”, uma referência às humildes origens de Soichiro Honda.

No início, os produtos da Honda eram apenas publicitados com um logótipo em texto constituído pelo nome da empresa, as conhecidas letras maiúsculas de estilo “Roman” na cor vermelho que ainda hoje vemos.

Senhora com binóculos inclinada sobre um Honda N600

A introdução do “H” como logótipo da Honda

Quando a Honda começou a produzir automóveis, com a introdução da T360 (1963), um “H” de grandes dimensões começou a aparecer como o primeiro verdadeiro símbolo da marca, depois com o lançamento da linha S e do Civic, o “H” tomou outras dimensões surgindo dentro de um “quadrado”, mantendo-se praticamente inalterado durante 50 anos após ter aparecido no capô da T360.

As exatas razões e linhas de pensamento que levaram à conceção do desenho do “H” não são muito conhecidas, mas sabe-se que a simplicidade e a representação da filosofia e valores da marca foram fatores determinantes.

Honda S800

O símbolo foi desenhado para transmitir 3 valores fundamentais: confiança, qualidade e fiabilidade. O “H” é mais aberto na sua metade superior e mais estreito na inferior, representando dois braços abertos em direção ao céu como que a alcançar o “Poder dos Sonhos”, o lema da empresa.

As cores oficiais do logótipo corporativo são prata, vermelho e preto representando, respetivamente, elegância, paixão e sofisticação.

Honda News Spot O Honda News Spot nasce, em 2013, da paixão da sua fundadora pela marca de Soichiro Honda e admiração pela filosofia e valores desta. Com uma presença exclusivamente online, através do portal e de várias redes sociais, e com o intuito de agregar e disponibilizar informação em português relacionada com a marca japonesa, o HNS abrange atualmente vários temas, desde automóvel, motos, tecnologia, curiosidades, história, assim como ensaios às viaturas. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt