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O Primeiro Sistema de Navegação foi da Honda

Honda Electro Gyrocator

Desde a sua fundação que a Honda tem inovação no seu ADN. Por isso, não é de surpreender que o primeiro sistema de navegação tenha surgido na Honda: o Honda Electro Gyrocator.

Como surgiu o Honda Electro Gyrocator

Em visita a um dos campos de treino do exército japonês, Tadashi Kume, antigo presidente do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Honda (Honda R&D Company Ltd.), apercebeu-se que os canhões conseguiam manter o seu alvo na mira, mesmo que em movimento. Explicaram-lhe que isto era possível através do recurso a um giroscópio E, desta forma, estavam dados os primeiros passos em direção à criação daquele que seria o primeiro giroscópio baseado num fluxo de hélio, utilizado na indústria automóvel: o Honda Electro Gyrocator.

Honda Electro Gyrocator

Começou por ser comercializado em 1981, no ano em que os primeiros discos compactos chegavam ao mercado. O Honda Electro Gyrocator consistia num sistema de navegação apesar de ainda não conter um sistema de posicionamento global (GPS), que é o que permite indicar a localização de um automóvel em toda a superfície da Terra.

O Honda Electro Gyrocator utilizava um sistema de navegação inercial, que deduzia a possível localização do automóvel, após se indicar o ponto de partida, medindo a distância percorrida numa determinada direção. Isso exigia, ao Honda Electro Gyrocator, uma grande precisão por parte dos condutores, de modo a que estes não se perdessem.

Um Honda Electro Gyrocator visionário

Para que o Honda Electro Gyrocator fosse surpreendentemente eficaz, a equipa de engenheiros da Honda estabeleceu uma parceria com o fabricante de faróis Stanley Electric e com a Alpine, conectando o sistema de navegação à transmissão dos automóveis e, desta forma, indicando a distância percorrida.

Quanto às mudanças de trajetória dos automóveis, recorreram à utilização de um giroscópio, baseado num fluxo de hélio que corria entre dois pólos e que permitia, ao sistema de navegação, detetar quando o automóvel mudava de direção.
Feitos os cálculos, a rota era traçada em mapas plastificados, selecionados para a ocasião, que permitia não se recorrer aos tradicionais mapas, grandes demais. Para isto, selecionado o mapa que abrangia a localização pretendida, selecionava-se, com recurso a um marcador, o ponto de partida e colocava-se esse mapa na tela do Honda Electro Gyrocator, projetando, desta forma, a rota a seguir.

O Honda Electro Gyrocator viria a ser premiado, 36 anos depois da sua criação, pelo The Institute of Electrical and Electronics Engineers. O IEEE Milestone, reforçou o contributo dado pelo Honda Electro Gyrocator na criação dos atuais sistemas de navegação, reconhecendo-o, desta forma, como o primeiro sistema de navegação de mapas a ser comercializado.

A história da Honda tem sido marcada, ao longo dos anos, por uma trajetória de inovação e constante evolução tecnológica. Tanto na gama da marca como também em acessórios como o tradicional airbag, descobrir em primeira mão o que o futuro nos reserva é acompanhar o percurso da Honda.

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