Resultados
Marca

Teste-se: 8 questões sobre a história da indústria automóvel

Honda Civic

A história da humanidade está repleta de grandes marcos protagonizados pelos meios de transporte. Apesar de os utilizarmos todos os dias, será que sabe tudo sobre a história da indústria automóvel? Faça o teste.

A História do Setor Automóvel em 8 questões

Todas as invenções da indústria automóvel contribuíram para chegarmos aos carros que hoje percorrem as nossas estradas. As várias inovações que surgiram ao longo de todo o século permitiram criar soluções de mobilidade mais eficientes e ecológicas. Deveu-se tudo ao poder dos sonhos de centenas de engenheiros e sonhadores como Soichiro Honda.

Deixamos-lhe 8 questões sobre a história da indústria automóvel, que marcaram este setor. Será que sabe a resposta a todas?

1. Hoje em dia, os automóveis são mais confortáveis, ecológicos, rápidos e seguros. Mas sabe em que ano foi inventado o primeiro carro?

A. 1802
B. 1851
C. 1769

2. A crise climatérica que vivemos está a impulsionar a eletrificação acelerada da indústria automóvel. Automóveis híbridos, elétricos ou plug-in já são uma realidade. Quando surgiu o primeiro carro elétrico moderno?

A. Uma carruagem tradicional movida a células elétricas em vez de cavalos, criado pelo empresário e químico escocês Robert Anderson, em 1930.
B. Um veículo elétrico de três rodas, que o engenheiro francês Gustave Trouvé apresentou na exposição internacional de Paris, de 1881.
C. Um veículo elétrico de três rodas inventado pelos engenheiros britânicos William Ayrton e John Perry, em 1881.

3. Outra tecnologia da qual se fala muito hoje em dia é o hidrogénio. Estes automóveis movem-se graças a uma célula de combustível. Quando foi usado, pela primeira vez, o hidrogénio para alimentar um veículo?

A. 1807
B. 1959
C. 2006

4. Todos os automóveis oferecem tecnologias sem as quais não nos imaginamos a conduzir. Sabe as duas soluções que surgiram de invenções do sexo feminino?

A. Cinto de segurança e airbag.
B. O espelho retrovisor e o limpa para-brisas.
C. As montanhas-russas e o aquecimento dos assentos.

5. A pintura acompanhou o desenvolvimento dos automóveis, mas não existia uma ampla gama de cores como hoje temos. Em que país foi proibido fabricar carros vermelhos e brancos durante grande parte do século XX?

A. Espanha. A utilização de cores vivas nos veículos era considerada indecente, principalmente o vermelho, símbolo de instintos básicos e desejo sexual. O branco estava associado a Deus e o seu frívolo era inadequado.
B. Japão. A cor vermelha era reservada exclusivamente para veículos de bombeiros e a branca para as ambulâncias.
C. Em nenhum país. Simplesmente não havia procura no mercado por cores mais vivas.

6. Soichiro Honda vendeu a fábrica que administrava no final da Segunda guerra Mundial, em 1945, antes de criar a Honda. A que empresa a vendeu?

A. Toyota
B. Mitsubishi
C. Sony

7. Sistemas de travagem automáticos, avisos de saída involuntária da faixa de rodagem… A tecnologia invadiu os sistemas de segurança da indústria automóvel moderna! Mas por mais invenções que existam, há uma essencial: o cinto de segurança. A partir de que ano foi obrigatória a utilização do cinto de segurança, para veículos de passageiros em Portugal?

A. 1980
B. 1990
C. 1993

8. O automobilismo é um dos poucos desportos em que as mulheres e homens competem no mesmo nível. Em que ano competiu, pela última vez, uma mulher no Grande Prémio da Fórmula 1?

A. 2019. Embora ainda seja em minoria, já existem mulheres a competir em todas as categorias, incluindo na fórmula 1.
B. 1976. Desde que a italiana Lella Lombardi se aposentou, nenhuma outra mulher voltou a competir.
C. 1958. A piloto italiana Maria Teresa de Filippis, foi a primeira e última mulher a realizar o sonho que tinha de competir na Fórmula 1.

Soluções: 1.A, 2.A, 3.A, 4.B, 5.B, 6.A, 7.C, 8.A

Honda Portugal Automóveis
Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt