Resultados
Marca

Teste-se: 8 questões sobre a história da indústria automóvel

Honda Civic

A história da humanidade está repleta de grandes marcos protagonizados pelos meios de transporte. Apesar de os utilizarmos todos os dias, será que sabe tudo sobre a história da indústria automóvel? Faça o teste.

A História do Setor Automóvel em 8 questões

Todas as invenções da indústria automóvel contribuíram para chegarmos aos carros que hoje percorrem as nossas estradas. As várias inovações que surgiram ao longo de todo o século permitiram criar soluções de mobilidade mais eficientes e ecológicas. Deveu-se tudo ao poder dos sonhos de centenas de engenheiros e sonhadores como Soichiro Honda.

Soichiro Honda e RA270

Deixamos-lhe 8 questões sobre a história da indústria automóvel, que marcaram este setor. Será que sabe a resposta a todas?

1. Em que ano foi inventado o primeiro carro?

Hoje em dia, os automóveis são mais confortáveis, ecológicos, rápidos e seguros. Mas sabe em que ano foi inventado o primeiro carro?

A. 1802
B. 1851
C. 1769

2. Quando surgiu o primeiro elétrico moderno?

A crise climatérica que vivemos está a impulsionar a eletrificação acelerada da indústria automóvel. Automóveis híbridos, elétricos ou plug-in já são uma realidade. Quando surgiu o primeiro carro elétrico moderno?

A. Uma carruagem tradicional movida a células elétricas em vez de cavalos, criado pelo empresário e químico escocês Robert Anderson, em 1930.
B. Um veículo elétrico de três rodas, que o engenheiro francês Gustave Trouvé apresentou na exposição internacional de Paris, de 1881.
C. Um veículo elétrico de três rodas inventado pelos engenheiros britânicos William Ayrton e John Perry, em 1881.

3. Quando foi usado pela primeira vez o hidrogénio num veículo?

Outra tecnologia da qual se fala muito hoje em dia é o hidrogénio. Estes automóveis movem-se graças a uma célula de combustível. Sabe quando se utilizou, pela primeira vez, o hidrogénio para alimentar um veículo?

A. 1807
B. 1959
C. 2006

4. Quais as duas invenções que surgiram do sexo feminino?

Todos os automóveis oferecem tecnologias sem as quais não nos imaginamos a conduzir. Sabe as duas soluções que surgiram de invenções do sexo feminino?

A. Cinto de segurança e airbag.
B. O espelho retrovisor e o limpa para-brisas.
C. As montanhas-russas e o aquecimento dos assentos.

5. Qual o país em que foi proibido fabricar carros vermelhos e brancos durante o século XX?

A pintura acompanhou o desenvolvimento dos automóveis, mas não existia uma ampla gama de cores como hoje temos. Em que país foi proibido fabricar carros vermelhos e brancos durante grande parte do século XX?

A. Espanha. A utilização de cores vivas nos veículos era considerada indecente, principalmente o vermelho, símbolo de instintos básicos e desejo sexual. O branco estava associado a Deus e o seu frívolo era inadequado.
B. Japão. A cor vermelha era reservada exclusivamente para veículos de bombeiros e a branca para as ambulâncias.
C. Em nenhum país. Simplesmente não havia procura no mercado por cores mais vivas.

6. A quem vendeu Soichiro Honda a fábrica que administrava em 1945?

Soichiro Honda vendeu a fábrica que administrava no final da Segunda guerra Mundial, em 1945, antes de criar a Honda. A que empresa a vendeu?

A. Toyota
B. Mitsubishi
C. Sony

7. Em que ano passou a ser obrigatório o uso de cinto de segurança em portugal?

Sistemas de travagem automáticos, avisos de saída involuntária da faixa de rodagem… A tecnologia invadiu os sistemas de segurança da indústria automóvel moderna! Mas por mais invenções que existam, há uma essencial: o cinto de segurança. A partir de que ano foi obrigatória a utilização do cinto de segurança, para veículos de passageiros em Portugal?

A. 1980
B. 1990
C. 1993

8. Em que ano competiu, pela primeira vez, uma mulher no Grande prémio da Fórmula 1?

O automobilismo é um dos poucos desportos em que as mulheres e homens competem no mesmo nível. Em que ano competiu, pela última vez, uma mulher no Grande Prémio da Fórmula 1?

A. 2019. Embora ainda seja em minoria, já existem mulheres a competir em todas as categorias, incluindo na fórmula 1.
B. 1976. Desde que a italiana Lella Lombardi se aposentou, nenhuma outra mulher voltou a competir.
C. 1958. A piloto italiana Maria Teresa de Filippis, foi a primeira e última mulher a realizar o sonho que tinha de competir na Fórmula 1.

Soluções: 1.A, 2.A, 3.A, 4.B, 5.B, 6.A, 7.C, 8.A

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt