Resultados
Marca

Honda revela novos sistemas de mobilidade inteligente

Honda Civic

A criação de sistemas de mobilidade inteligente tem implicação direta nas infraestruturas de trânsito, antevendo o futuro da mobilidade com maior qualidade de vida e segurança de condutores, passageiros e pedestres, nas cidades.

Maior segurança para carros e pedestres

Priorizar a segurança: este é o elemento primordial no desenvolvimento de automóveis. Para a Honda, a segurança é considerada o pilar principal das suas criações, aplicando a filosofia de “Segurança para Todos” ao design dos seus automóveis.
Através de inúmeras inovações, a Honda é hoje reconhecida como uma das marcas mais seguras e fiáveis de sempre. Em 1998, por exemplo, a Honda foi o primeiro fabricante de automóveis a desenvolver um boneco, simulando um ser humano, para integrar os testes de colisão.
Desde 2000, a Honda concentra-se em sistemas de intercomunicação, destinados a abranger momentos de falta de visibilidade ou atenção por parte do condutor. Através de tecnologias de condução autónoma, criam-se sistemas de segurança que coordenam os automóveis sem afetar a parte ativa da condução, assegurando a diversão e prazer na mesma.

Estradas cada vez mais inteligentes

A Honda tem vindo a pesquisar e a desenvolver tecnologias para tornar, cada vez mais, as estradas inteligentes. A intenção passa pela integração de tecnologias de trânsito V2X (“Vehicle to Everything” ou “Veículo para Tudo”), que têm por base a conectividade de todos os automóveis e outros agentes, como, por exemplo, os pedestres.
A inspiração para esta tecnologia vem do “Safe Swarm”, enxames seguros, que, por sua vez, seguiu o exemplo das comunidades de abelhas, que se movem em perfeita sincronização. O resultado já se antevê com tecnologias como a “Smart Intersection Technology (SIT) – sistema de interseção inteligente da Honda. Neste sistema, a Honda oferece uma visão 360º aos condutores que se aproximam de um cruzamento, devido às câmaras instaladas nos semáforos.
Os automóveis, mais do que um apoio para o dia a dia das pessoas, transformaram-se em elementos verdadeiramente essenciais para a vida de todos.

sistema de mobilidade inteligente
O sistema deteta visualmente os peões que atravessam numa passadeira. Um veículo conectado pode avisar o condutor da sua proximidade, mesmo quando os peões não estão diretamente na linha de visão.

 

Segurança Rodoviária nas Cidades: o caso de Espanha

Através de um conjunto de sistemas de mobilidade inteligente, que tornam os carros mais seguros, é possível antecipar eventuais situações de perigo e prevenir acidentes. Apesar de todas as inovações associadas às tecnologias de segurança ativa e passiva dos automóveis, continuam os estudos para atingir um futuro da mobilidade sem acidentes.
Um dos exemplo desta vontade de criar carros mais seguros chega de Espanha. O projeto “Autonomus Ready Spain” visa reduzir acidentes urbanos, através do recurso a tecnologias de assistência à condução (ADAS):

  • Câmaras inteligentes instaladas em mais de 300 automóveis.
  • Interligar a ferramenta de reconhecimento e processamento de dados permite a interpretação do ambiente à sua volta, em tempo real.
  • Envio de alertas aos condutores quando estão perante uma situação de perigo iminente.

Através de dados captados pelos sensores das câmaras, este projeto cria um mapa detalhado das possíveis áreas mais sensíveis da cidade, onde se concentram mais pedestres, ciclistas e condutores. Esta informação, combinada com históricos de acidentes e meteorologia, alerta o serviço de Mobilidade da Câmara Municipal de Espanha e permite melhorar a segurança rodoviária e o fluxo do trânsito.

O poder dos sonhos continua a mover-nos em direção a um futuro cada vez mais seguro. Com a criação de sistemas de mobilidade inteligente é possível atingi-lo de forma mais confortável e tranquila. Cidades inteligentes transformarão a forma como nos movemos, o desenvolvimento de novos automóveis e, acima de tudo, permitirão um nível de segurança nunca antes imaginado.

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt