Resultados
Marca

Condução defensiva eficaz: 5 dicas imprescindíveis

Honda HR-V num trilho

Uma condução defensiva depende de várias variáveis que devem ser colocadas em prática. Não se trata apenas de controlar a velocidade ou manter a distância de segurança. Descubra o que é a condução defensiva e 5 dicas para a sua prática.  

O que é a condução defensiva?

A condução defensiva é a capacidade que um condutor tem de reagir à condução de outros automobilistas, de maneira a reduzir os riscos de acidente de trânsito. Esta forma de conduzir consiste em adotar um conjunto de medidas preventivas para evitar acidentes e antecipar possíveis situações de perigo na estrada. Conheça algumas dessas medidas. 

Honda HR-V interior

Dicas para praticar uma condução defensiva

1. Respeitar a distância de segurança 

Um dos comportamentos mais importantes a ter na estrada é, possivelmente, salvaguardar a distância de segurança entre o seu veículo e o da frente. Esta medida serve para que, em caso de acidente ou perigo iminente, tenha tempo para imobilizar o veículo em segurança.  

Além disso, permite que os condutores consigam ter mais espaço não só de visibilidade como de ação e reação. Assim, respeite sempre a distância de segurança.  

2. Não utilizar o telemóvel em andamento 

A utilização do telemóvel durante a condução coloca todos os utentes da via pública em perigo. Conduzir é uma ação que exige a máxima atenção.  

Se estiver ao telemóvel, não vai conseguir garanti-la. Além de existir a possibilidade de ser multado, e com razão, demonstra também falta de respeito para com os outros condutores.  

3. Sinalizar devidamente todas as intenções  

Mesmo que esteja sozinho na faixa de rodagem, é importante que sinalize as suas intenções para que se habitue e se torne algo natural. Assim, sempre que pretende mudar de direção, de faixa, parar, ultrapassar ou estacionar não se esqueça de o anunciar.  

Para os outros condutores, não sinalizar, significa que não se importa com eles. Coloca também a sua segurança e a dos outros em causa.  

Honda HR-V estacionado no exterior

4. Adaptar-se às condições meteorológicas

Caso conduza com condições meteorológicas adversas, reduza a velocidade e aumente a distância de segurança em relação aos outros carros.  

Tudo para que, o piso que pode dificultar a condução e a visibilidade reduzida não se tornem um perigo, para si e para os restantes utentes da via pública.  

5. Reconhecer se não estiver em condições para conduzir

Conduzir num estado de stress, ansiedade ou cansaço elevados vai afetar a sua condução. E é por isso que a Honda tem vindo a desenvolver tecnologias baseadas nas emoções dos condutores.  

Caso verifique que o seu estado emocional ou psicológico está alterado, opte por pedir boleia ou vá de transportes públicos. Todos agradecem que tome essa decisão.   

Agora, já sabe que praticar uma condução defensiva não é apenas benéfico para condutores, mas sim para todos os que circulam diariamente nas ruas. Assim, deve ser uma prioridade. Conduza com segurança. Por si e pelos outros. Visite o nosso site Honda. 

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt