Resultados
Comunidade

O que torna os carros mais seguros? 

Na procura de um carro novo, há certas características que não podemos deixar de ter em atenção. A que ocupa o primeiro lugar é a segurança. E este fator, não é apenas a prioridade dos compradores, como também das próprias marcas. Afinal, um carro novo significa também um carro mais seguro.   

Para que a segurança esteja sempre em primeiro foi criado o European New Car Assessment Programme, mais conhecido por  Euro NCAP. Desde 1997, que, no que diz respeito à segurança dos automóveis presentes no mercado europeu, este é o programa mais viável.  Abrange um total de 7 testes, onde são estudados os seguintes elementos:  

  • o impacto, em caso de acidente, de vários ângulos e contra diferentes objetos; 
  • o chicote cervical (o impacto que o acidente pode vir a ter na coluna de um passageiro);
  • como funciona a travagem autónoma de emergência;
  • a segurança das crianças a bordo;
  • a proteção dos peões envolvidos;

Características de um carro mais seguro 

Os sistemas de assistência à condução têm, cada vez mais, um papel crucial na segurança rodoviária. No entanto, a boa manutenção e qualidade dos seguintes elementos é também extremamente importante:  

  • Cintos de segurança; 
  • Barra de proteção lateral;
  • Airbags;
  • Sistemas de travões;
  • Amortecedores;
  • Suspensão;

mulher a sair de carro Honda

Com vista a contrapor o erro humano e a tornar os carros mais seguros, a União Europeia definiu que até ao corrente ano, alguns sistemas de assistência à condução que os fabricantes devem incorporar nos seus novos automóveis: 

  1. Assistentes de velocidade inteligente: limitam a velocidade dos automóveis de acordo com os limites de cada via. 
  1. Sistemas de travagem de emergência autónoma: quando um obstáculo é detetado, o carro imobiliza-se. 
  1. Sistemas de deteção de fadiga do condutor: sensores que emitem alertas quando o condutor deve efetuar uma pausa na condução. 
  1. Registo de informação de acidentes: assemelha-se a uma caixa negra, que registará a possível causa de um acidente. 

Não se esqueça, se comprar um carro novo tenha em consideração pelo menos três critérios essenciais: a quantidade de airbags, sistemas de assistência à condução e classificação nos testes Euro NCAP. O novo Honda Civic e:HEV recebeu a classificação máxima de cinco estrelas nos últimos testes de segurança Euro NCAP. A 11ª geração Civic apresenta um conjunto de tecnologias melhoradas e atualizadas em linha com o compromisso de zero acidentes rodoviários com carros Honda até 2050.  

3 tecnologias que tornam os carros mais seguros 

Sistema de airbag dianteiro central  

A Honda integrou o sistema de airbag dianteiro central pela primeira vez no Honda Jazz Hybrid. Com este airbag, um dos dez presentes no Jazz, o carro torna-se mais seguro, pois existe uma redução do impacto numa possível colisão e é evitado o contacto direto entre passageiros.  

Na zona traseira está também incluído um sistema de airbag lateral, para garantir a máxima proteção dos passageiros traseiros em caso de impacto contra as portas.  

vista interior carro Honda

Segurança integrada na estrutura do automóvel  

A tecnologia estrutural da Honda Advanced Compatibility Engineering (ACE™) está também incorporada no Honda Jazz. Este sistema traduz-se num carro mais seguro através rede elementos estruturais interligados que distribuem, de forma igual, a energia do impacto pela dianteira do carro. O ACE™ protege não só os passageiros ao dispersar a energia como também reduz a energia de colisão contra outro veículo.  

Funcionalidade Honda SENSING  

Um conjunto de tecnologias de segurança inteligentes e de assistência à condução compõem o Honda SENSING. Concebido para alertar o condutor em diversas situações que podem ocorrer durante a condução, esta tecnologia auxilia na prevenção de acidentes tornando o carro mais seguro 

A câmara com maior definição e um ângulo mais amplo permite que quem vá no volante do Honda Jazz identifique uma quantidade mais alargada de características da superfície da estrada e situações no trânsito, como: 

  •  deteção caso o veículo se aproxime da borda do pavimento; 
  • deteção da aproximação de outro veículo; 
  • deteção da passagem para outra faixa de rodagem sem indicação; 
  • sinais de trânsito;

As tecnologias de segurança do Honda SENSING sofreram também melhorias. Agora, a operação noturna do sistema de travagem atenuante de colisões deteta mais facilmente os peões quando não existe iluminação pública nas ruas. Além disto, alerta também o condutor quando deteta um ciclista na estrada. 

Dashboard Honda

Um futuro cada vez mais seguro está à nossa espera. Cidades inteligentes e integração de tecnologias de condução autónoma, fazem parte de como a Honda imagina a mobilidade do futuro, tornando os seus carros cada vez mais seguros. 

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt