Notice: Undefined variable: advert_link in /home/honda/public_html/www/blog/wp-content/themes/honda/includes/shortcodes.php on line 721
Notice: Undefined variable: advert_image in /home/honda/public_html/www/blog/wp-content/themes/honda/includes/shortcodes.php on line 721
Já ouviu falar no eCall? Em caso de acidente, saiba como acionar este sistema de chamadas de emergência no seu Honda.
Obrigatório em todos os novos modelos em circulação desde março de 2018, o eCall é um sistema de segurança que permite efetuar chamadas de emergência e auxiliar os ocupantes do veículo em caso de acidente grave, que resulte no acionamento dos airbags.
Como funciona?
De forma automática, o sistema despoleta uma chamada para um dos centros nacionais de emergência (112), transmitindo indicação de acidente, mas também dados essenciais para uma rápida assistência, como é o caso da localização da viatura, matricula, hora, número de ocupantes e até mesmo o sentido em que o veículo segue.
Com instalação obrigatória em todos os modelos homologados na União Europeia depois de 31 de março de 2018, o eCall permite uma assistência mais rápida em caso de emergência, diminuindo os minutos que podem ocorrer desde o momento do sinistro até ao acionamento dos meios de socorro.
Em que países está disponível?
O eCall funciona em todos os países da União Europeia, independentemente de se encontrar numa localização geográfica diferente de onde comprou e registou o seu automóvel Honda, uma vez que conecta com a rede de emergência mais próxima. Esta diretriz da União Europeia aplica-se aos veículos com um máximo de oito lugares e aos veículos comerciais ligeiros.
Em alternativa ao acionamento automático de uma chamada de emergência, o eCall também pode ser acionado manualmente, caso o condutor ou algum dos ocupantes esteja consciente. Para isso, basta pressionar o botão específico para o efeito, existente no seu painel de comandos. Quer seja manual ou automaticamente acionada, a ligação online é proporcionada por um smartphone que esteja associado à viatura, ou então através de um cartão SIM instalado no próprio sistema.
Quais os modelos da gama Honda que já possuem eCall?
Em Portugal, o sistema eCall já se encontra presente no Novo CR-V Hybrid, o primeiro SUV Honda Híbrido da Europa, e integra também o sistema de segurança presente no Honda e e no Novo Jazz Hybrid, que chegará ao mercado no próximo verão.
Partilhar