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Honda FCX: 20 anos do primeiro Honda movido a hidrogénio

Honda FCX

O Honda FCX (Fuel Cell eXperimental), o primeiro veículo com célula de combustível a hidrogénio da Honda, foi lançado em 2002. Praticamente duas décadas depois, e já na sua terceira geração de veículos fuel cell (Clarity Fuel Cell), a Honda permanece comprometida com o desenvolvimento da tecnologia — faz parte da sua visão para uma sociedade sustentável a hidrogénio.

Honda FCX

A razão por detrás desta decisão

Não é difícil perceber as razões desta opção. Basta observar os números, são simplesmente esmagadores. A Honda vende aproximadamente 30 milhões de motores todos os anos — para automóveis, motas e outros produtos —, o que a torna na maior fornecedora de motores do planeta. Como deve imaginar, não interessa o quão eficientes os motores de combustão interna são ou possam vir a ser, pois o ato de queimar combustível gerará sempre CO2.

Honda FCX

Não é de admirar que a marca japonesa tenha imposto a si própria a ambição de atingir uma sociedade livre de carbono e para isso, a solução não pode passar pelos combustíveis fósseis. Para esse fim, a Honda acredita que o caminho passa pelo desenvolvimento de veículos elétricos (baterias), veículos híbridos plug-in e, claro, veículos com célula de combustível a hidrogénio.

Diferença entre carros elétricos e a hidrogénio

Os automóveis com célula de combustível a hidrogénio são também automóveis elétricos. A grande diferença para os elétricos a baterias que conhecemos é que os veículos fuel cell produzem a sua própria eletricidade em vez de a armazenarem numa bateria.

Para tal recorrem ao hidrogénio, o elemento mais abundante do Universo, e combinam-no com oxigénio, gerando energia elétrica num processo onde o único “desperdício” é água (H2O). Outra grande vantagem deste elétrico perante outro a baterias? O carregamento, ou melhor, o abastecimento.

Honda FCX Clarity

Não são precisas horas para esperar que a bateria carregue; os veículos com célula de combustível, como o Honda FCX, possuem um depósito onde o hidrogénio é armazenado — a operação é idêntica à de colocar gasolina ou gasóleo num automóvel convencional. E tal como estes, a operação leva poucos minutos e não horas.

Há que admitir, no entanto, que os automóveis com célula de combustível são uma solução com várias questões por resolver, sobretudo as referentes à produção de hidrogénio e infraestrutura de abastecimento, o que ajuda a compreender o porquê de ao fim de várias décadas de desenvolvimento, ser ainda uma solução com aplicação bastante limitada. Questões essas que a Honda também procura responder para de ir ao encontro à sua visão de uma sociedade sustentável a hidrogénio.

Honda Clarity Fuel Cell

 

Gerar, Usar, Ligar

Para os automóveis fuel cell funcionarem precisam de hidrogénio. Para tal são precisas estações de abastecimento de hidrogénio. Sem estações de abastecimento não se vendem automóveis a hidrogénio, e sem automóveis a hidrogénio não é comercialmente viável haver estações de abastecimento.

Honda energia circular sustentável

A solução da Honda para este busílis passou por criar as suas próprias estações de abastecimento, as Smart Hydrogen Station (SHS), que são prontas a instalar, garantindo geração local e aprovisionamento.

Os esforços da Honda não se ficaram por aqui. Também criaram unidades geradoras e carregadoras portáteis (Power Exporter 9000), que se podem ligar ao veículo fuel cell, permitindo usar a eletricidade gerada para outro fim, como fornecer energia a uma habitação — um tanque cheio de hidrogénio do Honda Clarity Fuel Cell é capaz de fornecer eletricidade por uma semana — ou até servir áreas afetadas por um desastre natural.

Estes três aspetos: gerar hidrogénio (SHS), usar hidrogénio (veículos fuel cell) e ligar ao hidrogénio (Power Exporter 9000) demonstram o potencial do hidrogénio para uma sociedade sustentável, assente num ciclo energético circular de hidrogénio, livre dos combustíveis fósseis.

Tecnologia Hidrogénio sustentável Honda

 

O futuro desta tecnologia

Sim, há obstáculos a ultrapassar, como os associados aos custos. A solução passa por tornar os veículos a célula de combustível a hidrogénio mais acessíveis e a única forma de isso acontecer é tornarem-se mais comuns. Nesse sentido, a Honda também formou uma parceria com a GM (General Motors), garantindo maiores economias de escala para a próxima geração de veículos fuel cell.

No entanto, a aposta no hidrogénio é apenas uma entre várias das que a Honda está a efetuar para uma sociedade livre de carbono. O caminho a percorrer é longo — é definitivamente uma maratona e não um sprint.

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