Resultados
Oficina

Melhor seguro automóvel: saiba como escolher

homem e mulher encostados a uma Honda

Quando compra um automóvel, um dos requisitos passa também pela aquisição de um seguro automóvel. Não só pela sua obrigatoriedade por lei, mas também porque é indispensável para o proteger de eventuais acidentes ou danos. Mas como poderá escolher o melhor seguro automóvel para si? Vamos descobrir!

Escolha o melhor seguro automóvel para o seu veículo!

Tal como foi referido, o seguro automóvel é algo indispensável, para que se proteja, a si e à sua viatura, em caso de potenciais danos resultantes de acidentes de viação. Com um seguro automóvel, caso esteja envolvido num acidente de viação, a responsabilidade é transferida para a seguradora, que assume os gastos decorrentes do acidente ocorrido, mediante aquilo que está definido no contrato celebrado.

Honda CR-V na estrada

Também, e como foi referido anteriormente, um seguro automóvel é obrigatório por lei para todos os veículos terrestres com motor, para os quais seja necessário obter um título de condução.

Os veículos a motor e seus reboques só podem transitar na via pública desde que seja efetuado, nos termos de legislação especial, seguro da responsabilidade civil que possa resultar da sua utilização.

Artigo 150º do Código da Estrada

Quais os tipos de seguro que existem?

Para escolher o melhor seguro automóvel para si, deverá ter conhecimento dos seguros existentes. São eles o seguro de responsabilidade civil e o seguro contra todos os riscos.

Seguro de Responsabilidade Civil

Este seguro é obrigatório por lei em todos os veículos e serve para proteger pessoas transportadas e terceiros contra lesões corporais provocadas pelo veículo em caso de acidente.

Este seguro não cobre lesões no condutor responsável pelo acidente, compensação por danos no veículo que provocou o acidente e indeminização por todos os danos derivados de acidentes deliberadamente provocados.

Seguro Contra Todos os Riscos

Num seguro contra todos os riscos, para além de incluir todas as proteções do seguro de responsabilidade civil, engloba ainda algumas coberturas opcionais. Estas coberturas variam de seguradora para seguradora e o valor a pagar por este seguro irá variar, dependendo das coberturas que decidir acionar.

Poderão ser elas, entre outras:

– Veículos de substituição em caso de avaria ou acidente;

– Assistência em viagem;

– Atos de vandalismo, furto ou roubo;

– Quebra de vidros;

– Proteção contra desastres naturais;

– Proteção jurídica;

– Proteção dos ocupantes da viatura, incluindo, em certos casos, o próprio condutor.

Homem a conduzir Honda CR-V

4 dicas para escolher o melhor seguro automóvel

Avalie as suas necessidades

Para escolher o melhor seguro automóvel para si, deverá definir primeiro quais são as suas necessidades. As coberturas indicadas para si poderão variar de acordo com o seu automóvel, estilo de vida e até local de residência.

Se, por exemplo, faz um percurso para o trabalho que não poderá ser feito com transportes públicos, poderá ser benéfico adicionar a cobertura de viatura de substituição, caso ocorra algum acidente com o seu veículo e necessite de continuar a deslocar-se. Ou, por exemplo, se vive num local com condições atmosféricas extremas, poderá precisar de acionar a cobertura para desastres naturais, em caso de queda de árvores, cheias e outras ocorrências.

Tudo isto são fatores que deverá ter em consideração ao escolher o seu seguro, de forma a garantir que tem todas as coberturas que necessita, ou que não está a pagar a mais por coberturas que não serão tão relevantes para a sua situação.

Faça várias simulações

Quando já tiver avaliado as suas necessidades, está na altura de começar a simular e a comparar os melhores seguros existentes no mercado.

Tenha em consideração que cada seguradora tem liberdade para fixar os seus próprios prémios dos seguros, mesmo do seguro obrigatório, e que o preço final poderá ser influenciado pela idade do condutor, data da carta de condução e o próprio ano do veículo.

Honda CR-V

Faça perguntas

Quando escolher o melhor seguro automóvel para si deve estar na posse do máximo de informação possível, para garantir que está a fazer a melhor escolha. Segundo a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), são estas as 6 perguntas que deverá ver respondidas na hora de comprar um seguro:

  1. Qual o preço da cobertura obrigatória e das coberturas opcionais?
  2. Quais os riscos cobertos e excluídos?
  3. Quais são as opções quanto à franquia e qual o seu impacto no preço do seguro?
  4. De que forma funciona a tabela de penalização e de bonificação do prémio?
  5. Em que países são válidas as coberturas?
  6. Que critérios são utilizados pelo segurador para determinar e atualizar o valor do veículo e da respetiva tabela de desvalorização?

Negoceie

Por fim, mas não menos importante, negoceie. Quando já tiver todos os valores e informações do seu lado, pode tentar negociar as condições do seu seguro, se ainda achar que não vão ao encontro das suas necessidades ou expectativas.

Acompanhe o melhor seguro com os melhores serviços após-venda!

Quando compra um veículo Honda, a sua relação com a marca está apenas a começar! Mesmo após a sua compra, continuamos a acompanhá-lo em tudo o que necessitar, quer seja em serviços de manutenção e inspeção, compra de acessórios, entre muitos outros serviços.

Conheça os serviços após-venda da Honda e mantenha o seu veículo sempre pronto para a emoção da estrada.

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt